| E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
| Assunto: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 20th 2016, 20:41 | |
| Boas !! Pois é... Desta vez fui eu. Estava na rotunda que vêm na imagem (para quem está familiarizado com a área, é a rotunda que passa por baixo da A1 e eu saí na subida em direcção ao Parque Urbano de Santa Iria da Azóia). Na tal saída, fiz muito mal a curva, alarguei-a mais do que devia (falta de experiência em curvas) e acabei por passar por cima do montinho de areia que divide as vias (contrárias) de quem sai e entra na tal rotunda e...lá fui eu de raspão, e a mota de raspão (para o lado direito)... Podia ter sido um cenário bastante feio. Felizmente, o carro que estava em sentido contrário parou imediatamente e foi ver como eu estava. Juntamente a ele, pararam mais 3 carros ... um polícia à civil, um bombeiro à civil e um camião enorme tipo reboque com uns 5 ou 6 carros em cima, ali em pleno com quatro piscas ligados A nível de tronco e mãos, fiquei impecável. Raspei com a anca do lado direito e perna, e ainda joelho direito no chão (tenho mesmo de comprar umas joalheiras!) mas nem me magoei muito porque faço como sempre .. quando sei que estou prestes a dar o tombo, atiro-me simplesmente para o lado (quase como os guarda-redes caem lateralmente). Foi uma experiência. Claro que nunca é agradável. Mas preciso mesmo de ter mais cuidado a fazer as curvas, e aquela é muito traiçoeira... Quanto à piquena, vai levar um arranjo no pisca e mais uns pormenores, mas vai ficar very nice for another ride! |
|
| |
superpt CBR 600F
Pendura : Kat
Número de Mensagens : 1276 Idade : 42 Localização : São Martinho do Porto Mota/Modelo : Roubada - CBR 1000RR (2009) 2014-06 Data de inscrição : 16/02/2012
| |
| |
Bluerider CBR 600F2
Número de Mensagens : 1846 Idade : 49 Localização : Maia Mota/Modelo : SUZUKI GSXR 1000 Data de inscrição : 13/04/2011
| |
| |
Wolf CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3628 Idade : 49 Localização : Caldas da Rainha Mota/Modelo : hornet 600 98 \ cbr1000rr 2009 ex:cbr954rr 2002 / cbr900rr 1998 / cbr900rr 1992 / nsr50 1992 Data de inscrição : 03/10/2008
| |
| |
Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 20th 2016, 21:56 | |
| Só acontece a quem anda ... Mas sim tens de te proteger já sabes ... Gostei desta : " mas nem me magoei muito porque faço como sempre .. quando sei que estou prestes a dar o tombo, atiro-me simplesmente para o lado (quase como os guarda-redes caem lateralmente " lool |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 20th 2016, 23:11 | |
| Polícia à civil... bombeiro à civil... quase parece que estavam à tua espera :-/
Não percebi porque falaste em joelheiras, porque não umas calças que protege mais?
(Essa técnica do guarda-redes nunca ouvi falar, mas já vi que resulta)
As melhoras |
|
| |
cbr´s Honda Monkey
Pendura : Marta
Número de Mensagens : 77 Idade : 34 Localização : lisboa Mota/Modelo : Hornet 2008,cbr 929, wr400, ex: z3, xf17, lc50, dtr125, xt600 Data de inscrição : 23/11/2014
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 20th 2016, 23:14 | |
| faço essa estrada todos os dias, pois trabalho mesmo ao cimo dela. realmente nessa curva de vez em quando costuma ter umas areias, é uma estrada muito frequentada por camioes e com bastante trafego. |
|
| |
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| |
| |
claude CBR 500R
Número de Mensagens : 835 Idade : 38 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda CBR 600 F4 Data de inscrição : 11/01/2015
| |
| |
Nuno_Costa76 CBR 250R
Número de Mensagens : 268 Idade : 48 Localização : Alenquer Mota/Modelo : BMW R1200 GS Data de inscrição : 13/11/2015
| |
| |
FGOMES CBR 400RR
Pendura : Aluga-se
Número de Mensagens : 640 Idade : 34 Localização : Winksele, BE Mota/Modelo : Yamaha FZS 600; ex.HONDA CBR600F2 (PC25); ex.Daelim Daystar 125 Black Plus Data de inscrição : 31/01/2016
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 21st 2016, 20:18 | |
| Gear Up and double the speed so the turn doesn´t even know you passed it!!
Agora a sério é importante que tenhas tido presença de espirito para cair como "deve ser", e acima de tudo andar com o equipamento faça chuva faça sol para nao ficarmos maltratados sem necessidade.
De resto boa recuperação para as duas!! |
|
| |
madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 21st 2016, 20:53 | |
| Obrigada a todos !! Relativamente ao equipamento, neste momento tenho o capacete, casaco e luvas...mas as próximas aquisições serão umas botas e umas joalheiras. Agora vai depender (€€€) se avanço para joalheiras ou se aposto um pouco mais e compro mesmo um fato. Com a Hornet 600 acho que vou precisar de um reforço extra. Ainda sinto "medo" em fazer curvas. Começo a fazê-las, mas acabo por ficar mais acanhada a meio. Acho que também foi o que aconteceu nesta situação. A meio da curva, como a fiz muito larga, acabei por entrar em pânico e não a contornei como deve ser, daí ter ido para cima das areias e chão... Esperemos que não seja recorrente! |
|
| |
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 21st 2016, 21:05 | |
| - StreetGirl escreveu:
- Ainda sinto "medo" em fazer curvas. Começo a fazê-las, mas acabo por ficar mais acanhada a meio.
O teu problema é outro... atiras-te às curvas como uma selvagem e esqueces-te que ainda estás a tirar carta!!! Não é suposto as tentares fazer tão rápido nesta altura, constrói confiança, experiência, com o tempo vais curvar melhor, naturalmente, e sem tantos riscos. Relaxa, descontrai, e anda devagar!! _________________________________________ |
|
| |
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| |
| |
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 07:11 | |
| Esta fica para contares daqui a uns anos e rires da queda parva que a todos pode acontecer!
Toca a arranjar uma calcinhas em "cordura" com umas protecções, isso arranjas quase ao preço de umas calças de ganga da Salsa!
Ride on! |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 09:28 | |
| Num automóvel deves travar até meio da curva e acelerar na 2ª metade da curva. Se a viatura tiver muitos cavalos, tração traseira e não tiver controlo de tração, terás de ter cuidado para o eixo traseiro não patinar e não fazeres um peão. Numa mota, precisas de travar antes da curva e acelerares em toda a extensão da curva. Quanto é que precisas de travar, quanto é que precisas de acelerar é a questão mais dificil... é um cálculo que terás de aprender a fazer sozinha e institivamente. Dependerá da mota, do asfalto, dos pneus, de quanto estás disposta a tombar a mota... Eu caí mais ou menos como caíste agora, há... 22 anos. Não foi agradável e fez-me ficar longe das duas rodas durante 19 anos. As 125cc são uma boa escola, mas não podes contar com a ajuda dos cavalos do motor para te ajudar. A CBR125R, que é particularmente divertida, tem ainda uns pneus estreitos que não ajuda a uma grande aderencia, apesar da ciclistica superior do quadro.
O que importa é que não te magoaste. Sim, uma calças com protecções e umas botas dão jeito para esse tipo de quedas!
Última edição por Helder Cruz em fevereiro 22nd 2016, 10:03, editado 1 vez(es) |
|
| |
madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 10:00 | |
| - MotardFeio escreveu:
- Esta fica para contares daqui a uns anos e rires da queda parva que a todos pode acontecer!
Toca a arranjar uma calcinhas em "cordura" com umas protecções, isso arranjas quase ao preço de umas calças de ganga da Salsa!
Ride on! Uuuuui, por isso é que não compro calças na Salsa ó Feio! V€€€ry expensive !!! Mas quero juntar para um fato à maneira! Está nos planos !! E depois ensinas-me a andar da Hornet como deve ser |
|
| |
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 10:17 | |
| - Helder Cruz escreveu:
- Num automóvel deves travar até meio da curva e acelerar na 2ª metade da curva.
Se a viatura tiver muitos cavalos, tração traseira e não tiver controlo de tração, terás de ter cuidado para o eixo traseiro não patinar e não fazeres um peão. Numa mota, precisas de travar antes da curva e acelerares em toda a extensão da curva. Quanto é que precisas de travar, quanto é que precisas de acelerar é a questão mais dificil... é um cálculo que terás de aprender a fazer sozinha e institivamente. Dependerá da mota, do asfalto, dos pneus, de quanto estás disposta a tombar a mota... Não é inteiramente verdade. Numa moto também podes prolongar a travagem para dentro da curva, tal como te referes ao carro. É o chamado "trail braking", muito usado sobretudo em pista. Precisas é de mais cuidados que num carro se exige, e alguma experiência, atenção às circunstâncias em que estás, suavidade e progressividade. Quanto mais inclinas, mais tens de largar o travão, e o largar o travão tem de ser progressivo e suave para não destabilizar a suspensão. Isto pode ser feito sobretudo porque se alargares a travagem para dentro da curva, o peso continua concentrado à frente e a suspensão comprimida. Não estás a trazer alterações de carga frente-trás nem destabilização. Agora o que não pode (ou deve!) mesmo ser feito é entrares numa curva, sem travagem, ou quase nenhuma, e já dentro dela é que te lembras "vou rápido demais! Oh não!" e pimba nos travões... Trocas de peso, suspensão destabilizada, e acontece uma de 2 coisas: - A aderência não é perdida, a moto endireita, e vais em frente na curva e BAM contra o obstáculo mais próximo; - A aderência é perdida, lowside, e lá vais a passear de rabo no chão pelo asfalto. Existe uma 3a hipótese, que é com o travão de trás, bloqueias a roda em curva, e em grandes inclinações é quase queda certa, se largas o travão e recuperas a aderência, ainda pior ainda porque em vez de um Lowside (em modo pirueta) fazes um Highside.. Por isso, se não se sabe o que se está a fazer / pouca experiência / dúvidas acerca da aderência disponível ou travagem que podem efectuar, ou situações de baixa aderência (ex.: chão molhado), o ideal é travar tudo o que se tem a travar antes da curva, e a partir daí tal como disseste, ir acelerando progressivamente. Situações de grupo, também travem preferencialmente antes da curva, quem vai atrás de vós pode não ter a vossa experiência. _________________________________________ |
|
| |
Convidado Convidado
| |
| |
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
| |
| |
JOPE CBR 400RR
Pendura : Nada a declarar
Número de Mensagens : 656 Idade : 55 Localização : LISBOA Mota/Modelo : Honda VFR 1200F EX CBR 600RR Data de inscrição : 13/09/2012
| |
| |
ZéPiqueno CBR 600F
Número de Mensagens : 1041 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Suzuki GSXR 600 L0 | ex - Kawa Ninja 250R Data de inscrição : 07/08/2012
| |
| |
teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
| |
| |
madd CBR 600F3
Número de Mensagens : 2075 Idade : 32 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CB600F Hornet 2008 / ex-CBR600F4i 2004 / ex-CB600F Hornet 2007 Data de inscrição : 01/10/2015
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 13:45 | |
| Obrigada a todos! Felizmente os meus danos a longo prazk foram só o braço direito dorido, parece que tenho menos força que o habitual. Mas vai lá com o tempo. Quanto às dicas das curvas, agradeço e vou praticando aos poucos. Mas tudo com muita calma. |
|
| |
Cardosus CBR 600F
Pendura : AnjinhA qdo qer sentir emoções fortes :P
Número de Mensagens : 1275 Idade : 33 Localização : Aboboda - Sao Domingos de Rana Mota/Modelo : CBR 954RR Ex:CBR 900RR Data de inscrição : 20/01/2014
| Assunto: Re: E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 fevereiro 22nd 2016, 15:37 | |
| As melhoras para as duas Quanto às joelheiras, recomendo as da dainese do cartaxo. Sao 50 aerios, mas sao joelheiras+caneleiras, do melhor mesmo! Após cair, esse receio inicial é normal, nada que KM nao resolvam |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
| E...mais uma queda para a História! 20.02.2016 | |
|