Tenho andando a 'brincar' com os ajustes de suspensão na moto (pré-load/pré-carga e rebound damping/amortecimento em extensão). Nesta como não tem ajuste de compressão excluí-se.
Antes demais, estou longe de ser 'experiente' a nível de ajustes de suspensão, por isso é um pouco orientado a resultados, e gosto/feeling pessoal.
Por isso sintam-se livres para me corrigir e dar sugestões, estou a (tentar) aprender
Um breve overview e simplista sobre as 3 principais características de ajuste:
Pré-load: usado para configurar a carga inicial da moto, basicamente a mola é pré-comprimida, fazendo endurecer e elevar a posição inicial do 'trabalhar' da suspensão. Esta configuração deve de ser ajustada em relação ao peso que a moto transporta, de modo a que tenha entre 2.5cm a 3cm de sag (após sentar + porem a respectiva carga), ela deverá baixar estes cms. 2.5cm é mais virado para pista, 3cm é mais virado para estrada.
Por isso se querem suspensão mais 'rija' ou 'macia', não é aqui que devem de mexer em demasia, porque irá fazer com que a suspensão funcione menos bem, por estar com compressões de molas erradas para o vosso peso, e fazendo com que trabalhe fora do ponto intermédio do percurso da suspensão aonde a mesma melhor trabalha, e fazendo com que as irregularidades sejam mal absorvidas ou não absorvidas de todo.
Mexam nesta setting para ajuste da suspensão em relação ao vosso peso, ao da vossa pendura, da bagagem que transportam, etc.
Rebound: Esta configuração influencia a velocidade com que a suspensão retorna à posição inicial após ter passado por um relevo que a tenha feito comprimir (exemplo, buraco, lomba, etc). Este retorno com demasiada rapidez, ou demasiado lentamente faz com que a suspensão funcione pobremente e a moto tenha um mau comportamento.
Compression (esta moto infelizmente não tem este ajuste, pelo que não vou poder testar): Esta configuração é o oposto do amortecimento em extensão, é a resistência que que a suspensão faz para manter a roda no chão. Demasiado macia faz com que a roda se move demasiado rápido para cima, fazendo com que a roda deixe a superfície da estrada/piso. Demasiado rijo, faz com que a energia não se dissipe na mola, que posteriormente é transmitida ao resto da moto (como mesa de direcção e quadro), fazendo com que a moto 'salte', e as rodas voltem a deixar o chão.
Razões principais que me fizeram mexer configurações de origem:
- Suspensão frontal um pouco macia, apesar de no geral absorver bem irregularidades, sentia-a a bater / comprimir ao máximo em travagens mais fortes, e em buracos mais agressivos;
- Em travagens fortes, sentia a suspensão a afundar um pouco em demasia.
Para referência, as
Settings de origem para esta moto são:
Frente:
Preload: 8 voltas, a contar a partir da posição mínima;
Rebound: 2 voltas a contar a partir da posição máxima;
Traseira:
Preload: 2ª posição, a contar do mínimo;
Rebound: 1.5 voltas do máximo;
Antes de começar qualquer teste, quis certificar-me que as configurações estavam de origem, e para isso rodei as posições para os valores mínimos/máximos respectivos, de modo a certificar-me que não tinham sido alterados, e fiz contagem de voltas/posições a partir daí.
Teste 1:Alterações:
Preload frente: +3 voltas (vs Stock).
Motivo:: como suspensão ia demasiado abaixo, pensei que estivesse mal configurado para o meu peso, pouca compressão inicial da mola.
Consequências positivas:- Melhorou a nível de travagem inicial, deixou de afundar tanto;
- Deixei de senti-la a bater em buracos mais 'secos';
Consequências negativas:- Feeling de frente ligeiramente levantada;
- Resistência ao curvar, principalmente a baixa velocidade;
- Irreguralidades mal absorvidas.
Opinião geral sobre configuração: Não gosto, má configuração.
Teste 2:Alterações:
Preload frente: +0 voltas (posição Stock).
Rebound frente: +1 volta (vs Stock).
Preload traseiro: +1 volta (vs Stock)
Rebound traseiro: +0.5 voltas (vs Stock)
Motivos:- Quis testar alteração do Rebound na frente, decidi voltar a pôr o Preload Stock para sentir a alteração do Rebound apenas.
- Traseira em velocidade saltitava em demasia em superfícies mais irregulares (exemplo, CREL entre Loures e Tojal).
Consequências positivas frente:- Ligeira melhoria comportamento em velocidade.
Consequências negativas frente:- Com a alteração do preload traseiro, e voltando o da frente ao stock, a frente sente-se 'baixa', ficando com comportamento.. 'estranho'.
- Problemas anteriores da configuração stock (frente mergulhar demasiado e em buracos) voltaram a aparecer.
Consequências positivas traseira:- Pouco notório, mas diria uma ligeira melhoria da estabilidade em velocidade e acelerações mais fortes.
Consequências negativas traseira:- Irregularidades ligeiramente menos absorvidas;
Outras:- Inspira menos confiança a curvar, feeling estranho em curva, difícil de dizer se vem da frente ou da traseira.
Opinião geral sobre configuração: Péssima configuração.
Teste 3:Alterações:
Preload frente: +1 volta (vs Stock).
Resto das configurações mantém-se do passo anterior.Motivos:- Decidi deixar de inventar tanto ao mesmo tempo, e fazer por partes (como deveria ter feito de início....). Mexi só no preload da frente, para aliviar o problema Stock.
Consequências positivas frente:- Voltei a deixar de sentir a frente a afundar e afins, problema stock resolvido;
- Excelente a nível de travagem inicial, não se sente a afundar tanto, bem melhor que stock, ligeira perca de estabilidade a nível de travagem contínua, principalmente em zonas irregulares, tenho ainda de ver se é devido a excesso de Rebound se excesso de pré-load.
Consequências negativas frente:- Ainda está demasiado firme, apesar de estar com apenas +1 rebound, +1 pre-load, ainda sinto o pneu a flectir/fazer o trabalho que cabe à suspensão em irregularidades em vez da suspensão trabalhar como deve de ser.
Consequências positivas traseira:- Traseira menos vaga em travagem forte, diria que pela elevação frontal.
Consequências negativas traseira:- N/A, não senti nada de mal nesta última alteração.
Opinião geral sobre configuração: Ligeira melhoria nuns aspectos, noutros nem por isso. Resumidamente, ainda uma má configuração.
Próximo passo:Frente: preload a +0.5 voltas, rebound +0.5 voltas.
Traseira: preload stock, manter rebound de +0.5.
Se não gostar, recomeço tudo de stock, e mexo numa coisa de cada vez...
Conclusões para já (vindas de um inexperiente nisto como eu):Suspensão não é tão fácil de ficar bem ajustada como pode parecer.
Uma simples configuração pode 'estragar' todas as outras, e alterações tão pequenas como mais uma pequena volta aqui, ou menos uma posição ali, faz toda a diferença no comportamento geral da suspensão e da própria moto.
Ainda vou continuar com experiências durante mais algum tempo, se não conseguir gostar de nenhuma, volto a por tudo Stock, talvez com uma pitada de pré-load à frente para o 'problema' que disse
Se alguém se interessar por isto, continuo a actualizar os progressos (e muitos 'retrocessos') aqui.