Antes de mais, não sei se este é o local mais indicado para partilhar isto. Se não for, peço a um moderador para mover para o local certo. Eu sigo vários canais no Youtube. E um que estou a seguir pertence ao piloto/preparador/formador canadiado Marcel Irnie. É um tipo muito porreiro que faz de tudo para competir. Oferece serviços de driver coaching para o mundo inteiro, prepara motos e ainda compete com elas, no Campeonato Americano de Superstock.
Pois bem, para 2015 recebeu uma doação muito generosa de um particular. Uma BMW S1000RR de 2015. A versão 2013 que ele usa para competir, não consegue fazer frente às melhores do campeonato. Nestes vídeos vamos ver o Marcel a preparar de raiz duas BMW S1000RR. A primeira é a "Morpheus". Será uma mota que irá ser preparada para track-days A outra (a que Marcel vai usar no campeonato) é a "Neo" que será a nova montada do Marcel, no campeonato em que compete.
O Marcel é um tipo muito dinâmico, que tudo faz para obter patrocínios e claro dar visibilidade aos mesmos. Acho que muito do material que vai montar, o recebeu de borla. A contrapartida é fazer o que iremos ver nos vídeos, mostrar que material vai montar, e como o vai montar. Pessoalmente acho isto delicioso, e um prazer enorme de acompanhar. Se acharem interessante, posso ir atualizando este tópico, à medida que mais videos sairem.
Fica a sugestão.
Quando sai uma mota nova, ela é testada em todo o mundo. Mas é testada por jornalistas e não pilotos. O Marcel Irnie será uma dessas exceções. Vamos começar por ver um teste completo que ele fez à sua nova BMW S1000RR em estrada.
Aqui um vídeo do Marcel Irnie a dar uma voltas com a Neo, em Laguna Seca, ainda stock. Aqui dá para sonhar, impressionante o andamento que o tipo tem.
Antes da construção propriamente dita, ele tratou já de algumas coisas. Em primeiro lugar tratou de trocar o sistema de escape. Em vez de gastar +2.000€ num sistema tipico (Arrow, LeoVinci,...), foi para um da marca Hindle (penso que é canadiana). É um sistema muito mais barato (penso que o completo fica por cerca de 700€), de qualidade inferior (vão poder ver num dos vídeos que o Marcel não tem problemas em criticar a qualidade de construção do interior da tubagem deste Hindle), de peso superior (os coletores não são em titânio). Mas é como ele diz, os outros podem custar o dobro, mas não vão dar o dobro dos cavalos em relação a este. Ele publicou três videos, onde podemos ver a trabalheira que é desmontar e montar um escape completo. Não sei vocês, mas eu não me metia nesta.
Como bem sabemos, montar um sistema de escape completo não dá mais cavalos, às vezes até tira. Para tirarmos proveito do novo escape, é preciso levar ao banco. Aqui vemos a BMW a ser submetida a um tratamento à maneira. HP Race Calibatrion Kit 3 + PVC. Resultado final: quase 200cv à roda
A seguir foi tempo de tratar da suspensão. Neste vídeo vemos com um cartucho GP de 25mm é feito. Não sei ao certo para que serve, mas se tivesse que responder à sorte, diria que é para dar mais curso.
E por fim, os vídeos onde podemos ver o que é preciso comprar para construir uma mota de corrida, como é montado e a trabalheira que dá. Dia 1
Dia 2
Dia3
Mais umas sessões
Última edição por ColeRR em outubro 6th 2015, 13:05, editado 4 vez(es)
superpt CBR 600F
Pendura : Kat
Número de Mensagens : 1276 Idade : 42 Localização : São Martinho do Porto Mota/Modelo : Roubada - CBR 1000RR (2009) 2014-06 Data de inscrição : 16/02/2012
Muito fixe! Vai partilhando,eu como tenho conta ja subscrevi mas quem nao tem de certeza que iria agradecer a tua ajuda pois estes videos sao muito porreiros e dá para se aprender umas coisas
Obrigado pela partilha
davidfelix CBR 400RR
Número de Mensagens : 612 Idade : 51 Localização : Oeiras/Caparica (vai-vem-diário) Mota/Modelo : 1100XX (2006) Data de inscrição : 04/02/2015
Realmente dá vontade fazer o mesmo, mas mais que ter jeito para a coisa.. invejo o material que o homem recebeu. Algo me diz que pouco ou nada saiu do bolso nada.
Aproveito para sugerir que vejam outros vídeos do homem. A calma que tem a falar, mesmo em plena competição impressionou-me. Mas o que me impressionou mais é mesmo a travar. Nota-se que usa 110% dos travões que tem à disposição.
superpt CBR 600F
Pendura : Kat
Número de Mensagens : 1276 Idade : 42 Localização : São Martinho do Porto Mota/Modelo : Roubada - CBR 1000RR (2009) 2014-06 Data de inscrição : 16/02/2012
impecável, ele a falar durante a corrida cheio de calma =P
quanto ao material, foi muito fixe ver aquilo que normalmente se troca.
aqueles brembo de 1 peça, até choras =O
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
brutal, vê-se que sabe o que faz, do que fala e sempre tranquilo..
vai metendo aqui os videos, assim ficamos com mais um topico BRUTAL no nosso forum, o que dá tmb visibilidade ao mesmo e faz aparecer nas pesquisas do google por este tema
Depois de ver um pouco, sim pq no trabalho não da para passar mt tempo a consumir a net, só me deu vontade de chegar a casa e montar já a minha de novo para ir à pista... e eu que andava tão calmo e a evitar ir à pista por questões de saude bahh..
Urbanrider CBR 250
Número de Mensagens : 238 Idade : 35 Localização : São Marcos Mota/Modelo : Kawasaki Z900 \ GSXR 600 K8 - SOLD Data de inscrição : 20/07/2015
Já que o postal curtiu este tópico, fiz um grande update ao post inicial. Tudo sempre relacionado com a Neo.
Aqui fica o que acrescentei ao post inicial
Quando sai uma mota nova, ela é testada em todo o mundo. Mas é testada por jornalistas e não pilotos. O Marcel Irnie será uma dessas exceções. Vamos começar por ver um teste completo que ele fez à sua nova BMW S1000RR em estrada.
Aqui um vídeo do Marcel Irnie a dar uma voltas com a Neo, em Laguna Seca, ainda stock. Aqui dá para sonhar, impressionante o andamento que o tipo tem.
Antes da construção propriamente dita, ele tratou já de algumas coisas. Em primeiro lugar tratou de trocar o sistema de escape. Em vez de gastar +2.000€ num sistema tipico (Arrow, LeoVinci,...), foi para um da marca Hindle (penso que é canadiana). É um sistema muito mais barato (penso que o completo fica por cerca de 700€), de qualidade inferior (vão poder ver num dos vídeos que o Marcel não tem problemas em criticar a qualidade de construção do interior da tubagem deste Hindle), de peso superior (os coletores não são em titânio). Mas é como ele diz, os outros podem custar o dobro, mas não vão dar o dobro dos cavalos em relação a este. Ele publicou três videos, onde podemos ver a trabalheira que é desmontar e montar um escape completo. Não sei vocês, mas eu não me metia nesta.
Como bem sabemos, montar um sistema de escape completo não dá mais cavalos, às vezes até tira. Para tirarmos proveito do novo escape, é preciso levar ao banco. Aqui vemos a BMW a ser submetida a um tratamento à maneira. HP Race Calibatrion Kit 3 + PVC. Resultado final: quase 200cv à roda
A seguir foi tempo de tratar da suspensão. Neste vídeo vemos com um cartucho GP de 25mm é feito. Não sei ao certo para que serve, mas se tivesse que responder à sorte, diria que é para dar mais curso.
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Mais um vídeo do Marcel Ernie. Não sei se teve um problema com a Neo, mas desta vez parece me que ele de certo modo serviu-se dos préstimos da sua companheira, para potenciar a venda de uma Suzuki GSX-R 750, para fazer dinheiro para gastar na Neo. Por um lado é porreiro ver uma bela mulher sujar as unhas numa mota (vejam a nova MV Augusta que ela arranjou,), por outro fica a pergunta. Vocês aceitariam usar vossa mulher assim!?
Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
Muito interessante o trabalho deste corredor sem dinheiro. Vou acompanhar e ver os vídeos todos quando tiver mais algum tempo. Obg ColeRR por esta partilha.
Carlos Duarte CBR 400RR
Número de Mensagens : 705 Idade : 52 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 rr Data de inscrição : 14/09/2014
Muito interessante o trabalho deste corredor sem dinheiro. Vou acompanhar e ver os vídeos todos quando tiver mais algum tempo. Obg ColeRR por esta partilha.
p3dr0_3D Honda Monkey
Pendura : Tânia Duarte
Número de Mensagens : 77 Idade : 36 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : Honda CBR 600F4 Data de inscrição : 01/09/2015
Muitos de nós sonharam ser o que ele é, mas poucos seriam capazes de fazer tudo o que ele fez.
Cedo largou uma vida confortável, e meteu-se atrás do sonho. A maior parte da sua carreira, ele era tudo. Piloto, manager, mecânico, relações públicas, etc.
O que ganha nas corridas, gasta-o em corridas. Para terem noção, ele para 2015 tem uma BMW S1000R nova (é para ai que vai o dinheiro que ele vai tentar fazer com a Susuki), que foi "doada" por um fã dele.
Além disso, o tipo pilota muito bem. Sobretudo a travar, o tipo é muito forte.
ColeRR CBR 400
Número de Mensagens : 469 Idade : 44 Localização : Braga Mota/Modelo : CBR 1000RR Data de inscrição : 26/08/2010
Finalmente a Neo em pista. Neste vídeo vamos poder assistir às primeiras sensações de Marcel na S1000R 2015. Achei muito interessante. Impressionante a potência da menina.
ColeRR CBR 400
Número de Mensagens : 469 Idade : 44 Localização : Braga Mota/Modelo : CBR 1000RR Data de inscrição : 26/08/2010