Olá a todos. O que me preparo para vos relatar não é bem um test drive mas sim um feedback com base em cerca de 3 meses de experiência. À uns tempos, comprei uma bela de uma 600rr. A mota pareceu-me estar cuidada, a quilometragem não era assim tanta, não aparentava ter tido grandes acidentes, o preço de custo estava ligeiramente abaixo do que tinha visto em anúncios e estava ainda abaixo do meu orçamento. Lá fui ver a mota e lá a comprei e, com cerca de 3 meses de utilização, acho que já consigo contribuir com algo positivo e honesto para o fórum. Vamos por pontos. 1-600rr para primeira mota? As pessoas com quem falei dividem-se nesta questão. Uns dizem-me que sim mas com os devidos cuidados. Outros perguntam-me se fico chateado se não levarem um fato ao meu enterro. De qualquer das formas é uma questão pessoal. Até hoje não me arrependo de ter adquirido uma 600rr por muitos motivos. Grande fiabilidade, consumos acessíveis, comportamento em curva muito bom(!), e esteticamente apelativa. Se sabendo o que sei hoje tornaria a comprar uma 600rr? Yup. 2-Conduzir com um pendura? Só se o pendura tiver apoios o que não acontece aqui. Para além de se queixar do banco ainda levas com o peso extra nas costas e cotovelos quando travas, ou seja, massacra-te o corpo. 3-Dores no corpo todo. Pulsos e costas em mau estado? Sim, aconteceu-me. Eram tantas as dores que tive de acabar um relacionamento estável com alguns anos para conseguir andar confortavelmente. Mas mesmo depois disso as dores continuavam e algo se passava. Coisas da minha condução. Nada que não se resolva após umas consultas no youtube. Postura corrigida e lá desapareceram as dores. Quanto à namorada, não tem sentido de humor nenhum. Fica a saudade… 4-Ter perto de 1.90m é outro fator a considerar. Se ainda são do tempo dos anúncios da TMN em que o mimo se metia dentro de uma caixa de acrílico certamente saberão o que estou a falar. Se não, é muito simples. A 600rr ao pé de mim parece uma daquelas motas das rodas nas feiras, ou seja, desaparece. Mas a meu entender é algo porreiro porque consigo posicionar-me de forma a ficar mais confortável. 5-600cc chega para uma mota? Para mim chega perfeitamente. O máximo que atingi de velocidade foram uns estonteantes 180km/h na VDG e tudo isto porque tinha de ir fazer a cama antes de ir trabalhar ou então podia sempre dormir no sofá até que ela me perdoasse. Ia depressa a 180? Sem dúvida. Se reparei na velocidade a que ia? Nop, na minha cabeça o pessoal ia todo devagar porque já não tinham orçamento para combustível até que olhei para baixo…
Ao momento não me vem mais nenhum ponto à cabeça mas se assim o entenderem façam questões que tentarei responder. Abraço e boas curvas.
F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
Número de Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa e Campo Maior Mota/Modelo : CBR 954RR/ex_600RR/125Futura/M70SP Data de inscrição : 23/01/2013
Muito bom, epa, compraste uma mota fantástica, quanto ao resto é com o tempo, obviamente que anda e bem, mas com tranquilidade daqui a uns tempos vais a 160/170 com a mão na perna sem stress
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
Na minha Hornet também me sentia quase gigante (tenho 1.87) mas não sentia desconforto...
Agora na XX comecei por sentir desconforto durante 1 mês sensivelmente - pensei que algo estaria mal, uma XX desconfortável?
Sim se andarmos a 70 ou 80... Se metermos mais um 1 atrás é de um conforto tal que nem parece que vamos assim, tal como dizes!!
Bela descrição e namoradas sem sentido de humor é o que não falta para aí, arranjas uma mas que gostes de motos desta vez!
teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
Reparem que ele vai de Hornet .. Será que se fosse uma cbr ele escolhia a mota? (É agora que me cancelam o user aqui, mas não podia perder esta oportunidade )
Bom relatório !! Eu pessoalmente não sou apologista de nada com mais de 30cv para primeira mota, independentemente do estilo .. Agora como é óbvio há de tudo! Tanto cais de 50cc como de 1000cc, o "problema" a meu ver está no a vontade que a malta ganha ao ir conhecendo a mota .. Deste 180km/h até hoje, arrisco-me a dizer que és daqueles que tem consciência que comprou uma mota que tem de lhe ter muito respeito. Mas aquela sensação de a mota a comer a faixa porque não vamos a curvar o suficiente, a mota escorregar/areia/seja lá o que for que provoca isso, numa mota "fraquinha" nunca te vai acontecer a velocidades que já "não há retorno" .. Um "slide" como o nosso amigo Daikoni passa a vida nisso, quando mudar de mota e lhe acontecer isso a curvar a 240 (espero que nunca aconteça !!!) por exemplo, já passou por isso a reacção dele devido a experiência com essas situações pode fazer a diferença. Agora, devagar, é tudo uma questão de peso/jeito na mota, "aprendes" a mesma .. O que me dá é a sensação que motas menos potentes também acabam por ser mais falsas também porque o material/construção/peso são diferentes .. Muito mais estável uma 600cc em dia de chuva e tal que uma motita com um pneu de bicicleta .. O porque está relacionado com um monte de coisas, mas que é verdade é pois eu vi/senti ninguém me contou .. Resumindo: Qualquer mota é boa para aprender, mas eu sou apologista do que chamam de Escola. Muitos e bons km's na maquina companheiro !
Abraço e boas curvas
Gui Andrade CBR 750
Número de Mensagens : 6315 Idade : 26 Localização : KA100 Data de inscrição : 15/12/2014
Acima de tudo, se é por uma questão de gosto/lazer devemos de ter uma mota que gostamos .. é como se costuma dizer:" Se depois de estacionares não olhares outra vez para trás, é porque não é a mota certa." O resto é conversa .. A minha anda mais, a minha curva mais, a minha isto e aquilo .. Chegam todos ao mesmo lugar, mais depressa ou mais devagar .. Todos chegam lá. Não tivesse eu feito já umas boas tiradas de 125, e para Góis fomos duas 600 + uma 125 .. Chegamos todos ! R, Naked, Chopper, ... Será uma discussão eterna e uma picardia saudável
Abraço e boas curvas
teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
Não percebi se deixaste de namorar para andar sem pendura ou se ela te deixou por estares sempre com dores
Também comecei por uma 600rr, tinha era menos juízo que tu ehhehehe Foi uma mota que me deixou muitas saudades! Goza bem dela, dificilmente te deixará ficar mal!
Um "slide" como o nosso amigo Daikoni passa a vida nisso, quando mudar de mota e lhe acontecer isso a curvar a 240 (espero que nunca aconteça !!!) por exemplo, já passou por isso a reacção dele devido a experiência com essas situações pode fazer a diferença.
Passo a vida nisto?! Blasfémias.... A minha mota não me dá um slide desde o Sábado dia 10... (estou sem moto desde aí.... ).
Espero que a essas velocidades não aconteça mesmo... Por vezes posso "brincar", mas é a velocidades mais baixas e em situações menos perigosas. Mas em todas as vezes estou sujeito que corra mal.
Mas também é verdade que as minhas brincadeiras a que muitos de vocês chamam de "maluqueira"/"pedi-las"/etc, penso já me ter safado de algumas situações. Na CREL, a cerca de 140-150kmh à chuva, já pelo menos por 2x que a traseira atravessou-se em curva, (sem certezas) penso que talvez o que me tenha safado foi a experiência que fui ganhando com a minha idiotice. De resto, e situações que considero menos arriscadas, a traseira foge-me aqui, foge-me ali... e pequenos slides controlados, já não me fazem comichão há algum tempo (tenho receio de tudo o que é a mais alta velocidade no entanto... uma coisa é 50-80, outra completamente é a 120++, daí eu gostar muito do Bombarral, e ao mesmo tempo ter medo dele, até porque a minha mota lá não tem muita estabilidade, e o motor não tem a mínima força para evitar o quer que seja).
Os maiores, mesmo a baixa velocidade, não é bem assim, principalmente quando inesperados.
E ao contrário do que alguns de vocês pensam (só me chamam nomes ), até sou bastante ajuizado!
Eu ando em todas as condições, ano inteiro, e nas condições que 80% de vocês recusam-se a andar porque acham perigoso (completamente compreensível), acho que já passei quase tanto tempo de moto debaixo de chuva, como em seco, fiz mais de 50.000km desde que ando de moto (pouco mais de 1 ano e meio), e apenas tive uma queda (a 30-35kmh, à chuva) até agora (e não se esqueçam que comecei com 0 de experiência em motos). Se fosse assim tão maluco, penso que as estatísticas não seriam estas. Todos os meus abusos são +- controlados, e claro que posso estar a dizer isto hoje, e amanhã vir relatar uma queda (espero que não, **knock knock knock**). Só não cai quem não anda.
PS: quando tirei a carta, tinha ideia que ia abusar menos ("quando andar de moto, vou ser super cuidadoso e nem passar dos 120! Isto é um perigo...!"), e cair mais.... Felizmente a 2ª não se tem verificado, já a primeira podia melhorar um pouco... Tenho andando mais calminho ultimamente até.
teixeira CBR 750
Número de Mensagens : 6093 Idade : 54 Localização : Alverca do Ribatejo Mota/Modelo : Ex Honda CBR Fireblade 2008; BMW S1000RR Data de inscrição : 30/09/2008
Ai é que te enganas Vá para nao ficares com medo ...digo te ja que sei porque foste tu proprio que disseste ai num tópico que tinhas um! Nao te assustes
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Disse isso?! Vocês "decoram" o fórum... eu não faço ideia do que disse ontem.... lolol
Epa fiquei com a ideia que eras tu...tanto que quando te disse a pouco que tambem tinhas um fiesta fiquei na duvida se eras tu ou nao!
Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
Fico contente por a "minha" mota estar em boas mau sem dúvida uma grande mota melhor só a que tenho actualmente a 1000 ehhehe tudo de bom para ti e para a menina rr