A Aprilia já apresentou a versão de estrada da moto com que irá competir nas Superbike na próxima temporada, e que irá ser pilotada pelo piloto Romano MAX BIAGGI
A marca italiana dotou a RSV4 com um motor V4 de 1000 cc, com uma inclinação de 65º. Este motor, na moto de competição, desenvolve cerca de 210 cv, mas a Aprilia ainda não disse quanto é que a versão de estrada irá desenvolver.
As novidades no motor são muitas, desde logo é um V4, dotado da mais alta tecnologia disponível na marca italiana. É certo que vamos poder contar com tecnologia “ride-by-wire” ou com as cornetas de admissão de tamanho variável, assim como com uma embraiagem deslizante e vários mapas de injecção. Controlo de tracção também vai estar disponível de série na versão “factory”.
Em termos de ciclística, a RSV4 está equipada com as ultimas soluções da Aprilia, assim como com os melhores materiais de marcas de topo, como são as suspensões Öhlins, ou os travões Brembo monobloco de montagem radial. A versão “factory” da RSV4 terá melhores travões e melhores suspensões do que a versão normal.
O quadro e o braço oscilante são em alumínio, e a Aprilia reservou algumas surpresas neste capítulo. A RSV4 oferece um quadro de geometria variável, possibilitando uma afinação da ciclística, que normalmente só está disponível nas motos de competição. A altura dos apoios do motor é variável em 10 mm – para cima ou para baixo – e também se pode alterar a posição do pivot do braço oscilante.
A centralização das massas teve um papel muito importante na concepção da RSV4. O V4 que equipa a RSV4 é extremamente compacto. Apesar de não se poder ver nas fotos, a moto é muito pequena, e isso pode-se notar especialmente na traseira.
A Aprilia afirma ainda que a RSV4 tem um peso (em ordem de marcha!) de apenas 190 kg.
O criador da novíssima RSV4, Miguel Galluzzi – também famoso por ter criado a Ducati Monster ou a Cagiva Raptor – afirma que está nos seus pensamentos para o futuro uma versão “streetfighter” da RSV4, ao estilo da Aprilia Tuono.
Esperam-se mais novidades da nova superdesportiva da Aprilia para breve, e a MOTOCICLISMO está atenta para que não perca as últimas novidades sobre a novíssima