Bem, hoje ao sair de casa, vejo nevoeiro, mas nada de chuva, fico a pensar optimisticamente "humm, não vai chover". Sim por não, levei as luvas de inverno, umas calças de oleado (que apenas aguentam chuviscos, chuva mais intensa ao fim de 3 min deixa entrar água), botas normais....
Basicamente, estava apenas parcialmente impermeabilizado. Nos primeiros 5-10min, era só uns pingos, tranquilo, a partir daí uma carga de água (os 40km seguintes...).........
Resultado: as minhas botas parecem lagos, tou aqui descalço no escritório (!!!) para ver se enchugo ambos os pés e botas, as calças de oleado deixaram agua, e tenho aqui o rabo e o material frontal (!!!) ensopado, e mais um bocado húmido aqui ou ali... Mas no geral está +- enchuto.
Agora partes boas, as saudades que eu já tinha destes pneus à chuva...
Eles não valem muito para abusos em seco, mas enquanto que com os dunlop sportmax d222 em chuva não valiam um cu, estes são o oposto. Fiz uma das curvas mais apertadas e com pior piso da crel a 140 e tais, e só aí começaram a dar um pouco de si, de traseira (mas sem fazer propriamente slide), onde os de origem já me deram slides bastante grandes a 90-100kmh. Nem vale a pena mencionar que é das primeiras chuvas, e a diferença de inclinação e forças de 90-100 para 140 são imensas.
Outra coisa positiva que testei, foi este Shoei XR1100, primeira vez que andei sob chuva aos potes com ele. Abre-se ligeiramente a ventilação no queixo (excepto a velocidades abaixo de 20kmh, o intermédio é suficiente), e bye bye embaciar. Visibilidade sempre óptima, coisa que nunca me acontecia no outro, o pior de andar à chuva era sempre que aquele capacete + óculos não me deixavam ver nada. Neste não acontece (o outro também tinha pinlock).
masterart CBR 250
Número de Mensagens : 227 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : GSXR1000 Data de inscrição : 12/05/2014
Por isso é que vejo a metereologia antes de sair de casa Já apanhei assim umas molhas desgraçadas, mas eu tenho mesmo terror de andar a chuva por sentir falta de segurança na mota :/
Um conselho para futuro, ter uma muda de roupa no escritorio, eu tenho sempre alguma coisa.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Por acaso eu estou habituado / sinto segurança, é preciso ter mais alguns cuidados, mas de tudo na chuva, a aderência tem sido o que menos me tem preocupado. Geralmente o ficar molhado em chuvas torrenciais, visibilidade (tanto para mim como para os outros), as atitudes dos outros, é o que mais me preocupa.
E os pneus também têm influência brutal, os PR3 nisto são bons. Consigo ter uma condução "normal", não ando propriamente à avozinho na chuva (mas também não ando a roçar peseira no chão, como é óbvio), e geralmente dão feedback razoável, já perdi a conta aos slides que mandei neles, mas nunca me mandaram ao chão.
Os Sportmax que vierem com a mota, o primeiro slide, foi chão fora, não houve grande feedback, não travei, não acelerei/desacelerei, não nada.
Nos PR3 tens é o contra que em chão seco não podes abusar como se tivesses uns BT16, Pilot Power, ou mesmo RoadSmart2. Qualquer sujidade no chão, chão polido, com poeira, etc, fazem-nos logo dar de si.
BTW, eu vi a meteorologia, só que estava com fézada que não ia chover na viagem...
_________________________________________
Trollitito CBR 600F2
Número de Mensagens : 1536 Mota/Modelo : CBR 929RR Data de inscrição : 23/05/2011
A termo de curiosidade, compraste esse Shoei novo? Não vinha com pinlock? Pergunto porque comprei o meu novo e vinha com pinlock...
Quanto ao tópico em si... Bom, eu parei de 'te levar a sério' (digo isto no bom sentido) quando li "primeira grande molha do ano" e "primeiras chuvas"... Isto aqui no norte alteraram as estações do ano e estamos a sair do inverno, acho que agora a 21 de Setembro vai começar a primavera...
Quanto aos slides, tudo o que meta água e perda de aderência dos pneus, eu prefiro andar em pézinhos de lã... Se já há perigos a seco, fará à chuva. E depois nesses dias nem muitos automobilistas facilitam, às vezes lá tem que se fazer umas manobras... Claro que quando são coisas sem gravidade, até é giro, mas já me ter enfiado debaixo dum camião devido à não aderência dum pneu, já me chegou.
Não deixo de andar de mota todos os dias, mas se existir maneira de evitar de andar à chuva, faço-o. Agora claro, também a minha mota não é uma cbr500 (não tirando o mérito, nada disso) nem tão pouco tem pneus para chuva, aliás, é o oposto mesmo, daí que conduzir uma e outra à chuva deve ter percussões bem diferentes. Nesse aspecto estou mais como o masterart disse, o sentir falta de segurança na mota... Claro, faz-se tudo bem sem grandes travagens ou acelerações, mas jamais se sente o mesmo que andar a seco.
O que deixa pena é ver pouquinhos (ou nenhuns mesmo) a andar à chuva... Fraquinhos Brincadeiras à parte, desde que tudo corra bem, quer faça sol ou chuva, é o que importa.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Em relação ao capacete, sim, foi novo, vinha com pinlock, e está com o pinlock metido
Se for a ver não é de perto nem de longe a primeira chuva do "ano", porque até abril/maio este ano fartou-se de chover, e eu sempre andei, quer fizesse chuva ou sol, e na altura é chuva dia-sim, dia-sim. Estava a dizer na perspectiva de primeira grande chuvada desde o verão.
E claro que não é exactamente o mesmo que andar em seco, também tenho de adaptar as condições, e sobretudo ao piso. Piso que sinto aderência, conduzo normalmente, inclino-me normalmente, piso escorregadio se for preciso ando à avozinho, mas no geral, e nos piso que ando, é +- descontraído. O pior é algumas partes da CREL, o ic19 numa zona ou outra, e sobretudo naquelas rotundas do Taguspark que são uma bela bosta quando chove (tanto que foi lá que malhei, e sempre que falo com motociclistas da zona, praticamente todos me dizem "olha... também já caí aí....", acho que devíamos de fazer um fórum específico "Os-Malhas@Taguspark" ).
_________________________________________
Trollitito CBR 600F2
Número de Mensagens : 1536 Mota/Modelo : CBR 929RR Data de inscrição : 23/05/2011
Sim, eu também entendi como sendo do verão (a minha resposta foi mais nesse sentido). Não sei como anda o tempo aí em baixo, mas cá em cima só houve 2 semanas de verão (e mesmo assim... ), o que não tem faltado são dias mais amenos e chuvosos... Daí que lá a partir de Outubro, merecíamos sol sem haver chuviscos até ao próximo verão.
E se um dia for ao sul, já sei que sítio não visitar.
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Em chão seco é tranquilo, claro que não convém fazê-las de joelho no chão, mas é daquele piso que nem é bem alcatrão, nem é bem cimento, bastante polido, rotundas com inclinações para fora, e acumula imenso óleo.. Muitos factores que quando chove, há sempre ali alguém deitado.
Numa destas rotundas já vi um Fiat Punto daqueles mais recentes, que ia a uns 20-30kmh... fazer um peão de 180º e ficar completamente virado de frente para o carro de trás.... Parecia slow motion.... Porque tudo ocorreu.... devagar.... LOOL
_________________________________________
Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
Numa destas rotundas já vi um Fiat Punto daqueles mais recentes, que ia a uns 20-30kmh... fazer um peão de 180º e ficar completamente virado de frente para o carro de trás.... Parecia slow motion.... Porque tudo ocorreu.... devagar.... LOOL
isso sim é kit de unhas
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Para a gaja que lá ia foi mais borranço (tenho na ideia que era uma gaja, se ainda me recordo bem...). Ela devia de precisar de fraldinha nova... Que ficou ainda há vontade uns 30s parada virada para o carro de trás... até reagir... Eu estava para entrar na rotunda, fiquei a olhar... xD
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Aproveito o tópico para pedir uns conselhos aos mais experientes em andar à chuva, visto que eu também vou agora andar pela primeira vez de mota o ano todo. Basicamente já comprei equipamento completo de chuva, inclusive uma balaclava impermeável mas sofro ainda de alguns problemas: 1 - A coisa que me aflige mais é a falta de visibilidade, pelo que estou a pensar em comprar um repelente de chuva para a viseira (tenho um Shoei XR1000), tipo este: https://www.youtube.com/watch?v=Pn-XLJzeOEE. Deve custar-me à volta de 30€ no ebay e deve durar pelo menos um ano, possivelmente dois, mas se souberem de um produto mais barato que se compre cá eu agradecia. 2 - Fico sempre com receio se os outros condutores me verão na estrada à noite e com chuva. Para melhor visibilidade, já tenho xenon, fitas nas jantes e um colete reflector próprio para motociclistas da spidi. Existe mais alguma coisa que me aconselham para aumentar a probabilidade de ser visto? 3 - Como é que vão para o trabalho quando chove? Só com camisa por baixo do equipamento de mota? Eu comprei umas calças de mota com protecções mas comprei um número acima para me caber as calças de fato por baixo. Como a viagem é de cerca 15min até ao trabalho acho que não vão amarrotar... Depois era chegar ao trabalho e tirar o equipamento e vestir o blazer e os sapatos... Agradeço já os vossos conselhos, até porque a minha mensagem não é pequena, mas tenho mesmo que saber porque ontem apanhei uma chuva muito forte à saída de uma formação e não tinha equipamento de chuva. Nem teve piada... Só pensava se o meu telemóvel que tanto me custou a comprar se ia estragar!
Mais uma vez, agradeço as vossas opiniões e experiências!
Um abraço Fred
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
1 - Se a viseira embacia-te por dentro, compra um pinlock. O XR1000 deve de ter suporte incorporado, e elimina o embaciamento. No meu XR1100 se abrir a ventilação no queixo é suficiente para desembaciar os óculos (até agora tem sido), em andamento.
2 - Supões que não és visto. Nunca andes pararelo com carros, ou mais a frente, ou mais atrás. Isto também se aplica de dia. Circular em ângulos mortos dos espelhos dos carros, é um não. Nunca sabes quando decidem mudar de faixa, e por norma não te vêem. Verifica se as luzes funcionam, travagem e presença atrás. De noite as luzes vêm-se bem, não deixes é veículos colarem-se à tua traseira, principalmente camiões, porque devido à altura, não te vêm, e muito menos as tuas luzes, e se por algum motivo cais, arriscas-te a que te passem por cima. Isto é mais frequente é com idiotas em automóveis. Fazes tudo como se não fosses visto, e à partida não tens problemas.
De noite, tens de ter muito cuidado é com uma coisa, lixo no chão, gravilha, ramos de árvores, terra, que muitas das vezes quando os vês, já estás em cima. Por isso, conduz descontraidamente, e evita abusos. Nestas condições, se já for tarde, evita travar. Não é uma pedrinha de gravilha que te manda ao chão à partida, não "paniques"
Vai-te adaptando, aprendendo a sentir a aderência que tens, etc... Começa devagar, e tudo começará a sair normalmente. Atenção aos pisos polidos, e com óleo. Pisos maus em seco, são 1000x pior em molhado. Devagarinho em rotundas, atenção às tampas de esgoto, traços brancos na estrada molhados também são muito escorregadios...
E relaxa, esquece o estares atrasado, a pressa de sair da chuva, esquece preocupações, pensamentos abstractos, foca-te na estrada, no que está à tua volta, no piso, etc.
3 - Eu geralmente apenas ando com o casaco impermeável, ligado por feixo às calças impermeáveis (uso as calças de ganga por baixo), botas de moto, capacete, balaclava de pescoço, luvas impermeáveis. E basicamente é isso. Só entra alguma humidade/água me casos de chuva intensa, e prolongada.
Telemóveis & cia, ou deixo na Topcase, ou nas calças de ganga, que estão por baixo das impermeáveis.
Falta esclarecer alguma coisa?
Edit: Se tiveres os pneus de origem (dunlop d222), modera ainda mais a velocidade à chuva, em piso normal +- agarram, se tem óleos e chão polido.... é melhor andares devagar-devagarinho-parado.
fred91 Honda Monkey
Número de Mensagens : 99 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR600F ABS Data de inscrição : 31/03/2014
Obrigado pelos conselhos, daikoni! Quanto ao capacete, eu já tenho pinlock mas a água que se acumula na viseira é que me faz reduzir muito a visibilidade... Se bem que mesmo com pinlock se for parado ou a andar devagar também embacia um bocadito mesmo com a ventilação do queixo aberto mas quando assim é eu abro um bocadinho a viseira e passa. Mas já agora peço-te que vejas o filme para saberes do que estou a falar, até porque se não usas isto, pode ser muito útil para ti também que andas muito à chuva também.
Todos os cuidados que referiste (ou quase todos) eu já tenho em conta mesmo com bom tempo. Também já tinha visto que dizes mal dos pneus de origem! Aliás, assim que trocar de pneus vou trocar para uns iguais aos teus, já que tens a mesma mota que eu tenho e a tua utilização é a mesma que a minha será. Eu ontem quando peguei na mota tinha água da chuva um pouco abaixo dos tornozelos e só pensava "o daikoni do fórum disse que estes pneus eram um treta à chuva por isso já vou ao chão!". Conclusão disso é que não passei os 40km/h e a curvar acho que ia tão devagar que só virava mesmo o guiador e a inclinação mínima! Mas foi tranquilo (viagem de 10min em cidade)! Já agora, dizes que entra alguma humidade/água com muita chuva. Que marca de equipamento de mota tens? São em goretex ou são impermeáveis da marca do casaco (tipo como a spidi usa a tecnologia deles h2out)?
Mais uma vez obrigado pelos conselhos e vou ter em conta todos eles!
Um abraço
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
São ambos Dainese, D-Dry (tal como o h2out, etc, é a mesmo porcaria da Dainese). Quando entra humidade/alguma água em zonas pontuais, é carga de água mesmo intensa, durante mais de 30min a cair oceanos dos ceús...
O vídeo só posso ver em casa, tenho o youtube bloqueado aqui no trabalho..
Os pneus, como disse, depende do piso em que andas. Em piso seco até são bonzinhos, em chuva, não têm nada a ver com os PR3 que tenho.
Se fazes muitos km's, e queres pneus que durem, e que dê para chuva, usa os Pilot Road 3 ou Roadsmart 2. PR3 são melhores na chuva, mas os RS2 são bastante melhores no seco, aquecem e agarram melhor. É questão de preferência.
Em relação há água acumulada no exterior da viseira, ou passas a mão a limpar, ou arranjas um spray daqueles meio-gordurosos (anti-embaciamento, repelente de água) próprios para isso para ajudar a escorrer a água. Com a viseira deste novo capacete não tem sido grande problema para mim (por enquanto). O antigo já me chateava que passava mais tempo com a mão a limpar, do que no guiador...
_________________________________________
MotardFeio CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3610 Idade : 20 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : CBR XX Data de inscrição : 12/03/2014
Amigo, tudo o que tenha membrana em Gore-Tex "verdadeira" é sempre melhor que todas as demais membranas de cada marca - isto é Universal. Basta atentares que os casacos mais caros dentro de cada marca são os de Gore-Tex e os mais baratos são os D-Dry, H2Out etc e tal.
Podes sempre usar o calçado normal e pores antes umas capas em nylon próprias para usar por cima do calçado comum - são 100% impermeáveis e evitas teres de andar com botas de moto e teres os sapatos ou ténis no trabalho: http://www.dainese.com/eu_en/copristivali-19548.html Há mais barato e mais caro, eu tenho da Alpinestars e foram mais baratas na altura. Nunca molhei os ténis.
Tens Top-Case na moto? Podes sempre adaptar por baixo dos "vidrinhos" vermelhos do mesmo duas ou uma tira com leds de modo a que acendam em simultâneo com o farolim quando travas - é uma espéce de "3ª luz de stop" para motos...
Uma viseira com pin-lock não embacia nem que a vaca tussa! Pode estar mal vedado, e se assim for, retira, limpa com uma fibra própria e ao colares de novo, besunta as bordas de silicone com pó de talco - sem sujar o "interior" da película.
Acima de tudo, à chuva, suavidade de reacções, antecipação e calma. Pensar que os "enlatados" vão fazer mer$a e evitar grandes proximidades. E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.
De resto, subscrevo o que o Daikoni disse basicamente.
Boas curvas
fred91 Honda Monkey
Número de Mensagens : 99 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR600F ABS Data de inscrição : 31/03/2014
Ah ok! Então é pouco provável que eu fique molhado digo eu... Demoro max 15min a chegar ao trabalho. O vídeo é precisamente uma demonstração de um desses repelentes de água. É que eu passo efectivamente mais tempo com a mão na viseira do que no guiador quando chove! Quanto aos pneus ainda falta uns tempos porque apesar de já ter a mota há 5 meses a verdade é que ainda nem 1000km fiz! Mas vou fazer agora mais quando começar a trabalhar. Acho que lá para setembro de 2016 já precise de trocar de pneus! xD
Mas mais uma vez muito obrigado pelas opiniões que me deste Dinis! Eram perguntas que eu tinha desde que decidi que a mota ia ser o meu transporte de eleição e estava um pouco apreensivo quanto a isso...
Um abraço
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.
Nisto nas de 4 cilindros, até porque elas têm a força toda lá em cima, e podem ser mais violentas, da mesma maneira que cá em baixo são suaves. Mas ele tem uma 500 como a minha, não gosto de andar abaixo das 4500 à chuva. A mota é menos suave, que em altas, mais sensível ao acelerador, soluça mais.
Mas isto tem a ver com a preferência de cada um, e eu tb gosto de ter força para acelerar a saída das curvas...
_________________________________________
fred91 Honda Monkey
Número de Mensagens : 99 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR600F ABS Data de inscrição : 31/03/2014
Amigo, tudo o que tenha membrana em Gore-Tex "verdadeira" é sempre melhor que todas as demais membranas de cada marca - isto é Universal. Basta atentares que os casacos mais caros dentro de cada marca são os de Gore-Tex e os mais baratos são os D-Dry, H2Out etc e tal.
Podes sempre usar o calçado normal e pores antes umas capas em nylon próprias para usar por cima do calçado comum - são 100% impermeáveis e evitas teres de andar com botas de moto e teres os sapatos ou ténis no trabalho: http://www.dainese.com/eu_en/copristivali-19548.html Há mais barato e mais caro, eu tenho da Alpinestars e foram mais baratas na altura. Nunca molhei os ténis.
Tens Top-Case na moto? Podes sempre adaptar por baixo dos "vidrinhos" vermelhos do mesmo duas ou uma tira com leds de modo a que acendam em simultâneo com o farolim quando travas - é uma espéce de "3ª luz de stop" para motos...
Uma viseira com pin-lock não embacia nem que a vaca tussa! Pode estar mal vedado, e se assim for, retira, limpa com uma fibra própria e ao colares de novo, besunta as bordas de silicone com pó de talco - sem sujar o "interior" da película.
Acima de tudo, à chuva, suavidade de reacções, antecipação e calma. Pensar que os "enlatados" vão fazer mer$a e evitar grandes proximidades. E rotação mais baixa que o "normal" em tempo seco - mudança acima! Menos potência, reacções menos intempestivas.
De resto, subscrevo o que o Daikoni disse basicamente.
Boas curvas
Estou a ver... Mas acho que para a utilidade que vou dar serve o h2out não? Estamos a falar de uns 30 km/dia em cidade (15km para o trabalho + 15km para casa). Também considerei essas capas para os sapatos mas tenho medo que se cair ou assim rebente com os sapatos (que não são baratos) e pior que isso, rebente com os meus tornozelos... Mas é uma questão de ir vendo como me sinto e se depois achar que se justifica, na altura comprarei. Eu vi da xpd (spidi) a 30€. Arranja-se mais barato? Também tenho top-case e andei a ver se encontrava um kit de luzes para pôr lá mas não encontrei nem sei quanto custa... Só encontrei para outros modelos. A minha top-case é uma givi b47 tech.
Bem eu nem sabia que o pinlock era vedado... Quando comprei o capacete o gajo da loja limpou muito bem a viseira e o pinlock e quando sai do stand ela começou a embaciar um bocado (estava a chover e eu estava parado porque também tinha ido buscar a mota e estava a ver os controlos dela, como funcionava tudo, etc). Liguei para o stand quando cheguei a casa e disseram-me que era normal embaciar um bocado se fosso tempo de chuva e frio e a velocidades baixas ou parado. Dai eu deixei estar...
Quanto ao comportamento da estrada, eu costumo fazer de conta que ninguém me vê e por isso tenho que ser eu a controlar as minhas reacções e as dos outros por isso acho que estou mais ou menos preparado. Além disso ando bastante devagar e dentro dos limites porque a minha experiência com motas ainda é curta... O meu maior problema como referi antes é mesmo o facto da falta de visibilidade quando chove por causa da água na viseira, que faz com que a minha leitura da estrada seja muito mais lenta. Tenho medo de não conseguir saber a posição de todos os carros à minha volta por causa da chuva, o que se torna perigoso... Só para terminar, eu ando sempre na mudança acima porque estou ainda habituado aos carros. Dou por mim às vezes a ir a 2000rpm quando acelero e a mota não responde!
Mas obrigado pelos teus conselhos! O que eu mais quero neste momento é preparar-me para o que vem aí por isso agradeço todos os conselhos que me puderem dar!
Um abraço
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
O traseiro original só me durou 7000km até às marcas, e aqui troquei ambos. Andei só cerca de 2 meses com eles... mas também não tenho a condução mais suave do mundo.
O que já ví, é que é um pneu traseiro PR3 e uma corrente, duram o mesmo... (18-20k)
_________________________________________
fred91 Honda Monkey
Número de Mensagens : 99 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR600F ABS Data de inscrição : 31/03/2014
O traseiro original só me durou 7000km até às marcas, e aqui troquei ambos. Andei só cerca de 2 meses com eles... mas também não tenho a condução mais suave do mundo.
O que já ví, é que é um pneu traseiro PR3 e uma corrente, duram o mesmo... (18-20k)
Se calhar exagerei um bocado! Eu tenho agora cerca de 2800km e se fizer 30 km/dia útil, chego a 7000km +/- em abril de 2015. Mais umas voltas que um gajo faz sempre, terei que trocar no primeiro trimestre de 2015. Há um bocado (sabe-se lá porquê) fiz uma média de 15km/dia que dava a troca em setembro/outubro de 2015, ou seja, 2016!
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Se poderes andar com botas de moto, melhor. Protecções nunca é demais. Evita tornozelos partidos
2000rpm? A mota usa disso?! Para mim a faixa de rpm nesta moto começa as 5000... abaixo disso só consigo andar em 1a, e alguns casos 2a... xD
H2out só tenho experiência com luvas. Não entra água, mas 30min sob chuva intensa começam a ficar húmidas por dentro... Não enchem de água, mas ficam húmidas. Enquanto andas nem dás por nada, sentes mais é quando as deixas arrefecer, e voltas a calçá-las...
Qualquer das maneiras acho que estas SPIDI são boas luvas, não aquecem demasiado em temperaturas razoáveis, e mantêm a temperatura em baixas. Abaixo dos 5ºC começam-me a gelar os dedos no entanto.
_________________________________________
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Se calhar exagerei um bocado! Eu tenho agora cerca de 2800km e se fizer 30 km/dia útil, chego a 7000km +/- em abril de 2015. Mais umas voltas que um gajo faz sempre, terei que trocar no primeiro trimestre de 2015. Há um bocado (sabe-se lá porquê) fiz uma média de 15km/dia que dava a troca em setembro/outubro de 2015, ou seja, 2016!
Se só tens 1000km nas mãos, devem de te durar bem mais que 7000, deves de ser bem mais meiguinho com o acelerador, tanto para conseguires andar abaixo das 4000....
Vais ver que daqui a 3000-4000km, já não consegues andar assim, começas a perder a proeza de andar em baixas...
fred91 Honda Monkey
Número de Mensagens : 99 Idade : 33 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR600F ABS Data de inscrição : 31/03/2014
Se só tens 1000km nas mãos, devem de te durar bem mais que 7000, deves de ser bem mais meiguinho com o acelerador, tanto para conseguires andar abaixo das 4000....
Vais ver que daqui a 3000-4000km, já não consegues andar assim, começas a perder a proeza de andar em baixas...
Quanto ao futuro não sei, mas pelo menos agora acho que a minha mota está toda presa porque eu mudo de mudança quando ouço a mota a gritar mas eu acho que ela só vai para aí nas 4k-5k rpm! xD
Pá eu tive sempre carros a gasoleo por isso mudar para um veículo a gasolina faz-me um bocado de impressão o barulho que sai das rotações acima de 5k rpm!
Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
Agora faz-me impressão esta moto não passar das 8500.... Não anda nada!!
A mota só ganha realmente força às 6000rpm, e abaixo das 5000rpm é morta. Se andas nessa rotação, nem andas na rotação usável, é normal que esteja "presa"... Não é como um carro a gasóleo que tem força desde o relantim...
Habitua-te a andar nas 4000-5000rpm pelo menos, menos que isso até estás é a deixar o motor em esforço, estragas mais do que poupas o motor, e não tens melhores consumos, porque nessa rpm nem sequer é eficiente. Para consumos já vi que nesta mota o ideal é às 5000rpm, para tudo o que é mais que 3a mudança.
Resumidamente não ganhas nada em andar em baixíssimas... Sobe as rpm, e a mota torna-se mais divertida...