Decidi por mãos à obra em relação ao visual do quadrante da CBR600F4 porque além de ter uma anomalia também não gostava muito da iluminação da mesma:
Como vêm na foto tem um pequeno rasgo na parte do conta-rotações e a iluminação a verde de origem não me cativava ( e a cor do mostrador dos km's dava vontade de
por ser amarelo, não combinava nada, a unica coisa que ficava bem era mesmo a cor dos ponteiros a vermelho...
FERRAMENTAS E MATERIAL:- Ferro de soldar
- Bobine de estanho
- Chaves de fendas
- 3 leds brancos de 5mm de cabeça achatada
- leds de 5mm brancos para os 2 piscas e 1 para o ponto-morto
- 1 led 5mm azul para os máximos
- 1 led 5mm vermelho para o indicador da pressão do óleo
- Resistências 12v (uma para cada led)
- Mostradores novos (à venda no ebay, qualquer dúvida PM que vos ajudo)
CUSTOS: Uma brincadeira que fica à volta de 30-35€, isto apenas contabilizando os manometros e os leds. O Ferro de soldar e restantes ferramentas usadas já as tinha. Se não tiverem, os valores vão pesar mais um pouco na vossa carteira.DIFICULDADE: de 0 a 10 dou um 8, e porquê? Porque não digo que seja muito dificil mas para quem não está à vontade em electrónica e desmontar/montar material irá ser um grande desafio, agora se tiverem à vontade para o que disse atrás força que não é complicado, demora é algum tempo principalmente a parte de soldar os leds e montar/acertar os ponteiros para estes darem os valores correctos, este último ponto foi para mim a dor de cabeça mas a vontade era enorme e com isso lá consegui superar o desafio a que me propús.
Por isso é necessário de vontade e de muita paciência claro!
Sem mais demoras siga para o DIY:
PROCEDIMENTO:1) Retirar o quadrante da CBRNão cheguei a tirar as fotos mas depois posso colocar aqui os pontos onde devem de desmontar, não é muito complicado aqui, têm de tirar 4 plásticos de cada lado, alguns parafusos, têm de tirar os parafusos do topo do vidro da CBR e ainda à um para tirar a meio do quadrante que está de frente para o centro do guiador, este é o mais complicado de tirar.
Depois de tirar os plásticos e os parafusos devem de desengatar a ficha do quadrante para depois sim começar o verdadeiro trabalho.
2) Desmontar o quadranteJá com ele de fora apenas tem de se tirar 9 parafusos (se não me engano) que estão na traseira do quadrante cobertos por uma borracha que tem de se retirar para se aceder aos mesmo.
Aqui já o quadrante despido, retirei logo as lampadas, apenas se desenrosca e estão fora do sítio. São simples lampadas de cor amarela, depois a cor verde vem do plástico dos manometros.
Destaque para o que me aconteceu na zona das 10k rpm, o vidro bolha queimou aquela parte! Tenho de ter cuidado ao estacionar a moto ao sol, assim como vocês se possuirem o dito vidro!
3) Retirar os manometros originais:Para se retirar os manometros tem de se tirar em cada um deles 2 parafusos e os ponteiros, para se retirar os ponteiros temos de usar duas colheres de sobremesa, muito fácil de o fazer, é apenas colocar as colheres entre o manometros e o ponteirosem lados opostos e puxar para cima devagar até sairem
Como não conseguia tirar a foto de eu a segurar as colheres retirei esta e a próxima foto de um guia que o vendedor dos manómetros me forneceu para fazer o trabalho.
Nesta última foto, é necessário de retirar o pino que segura o ponteiro no 0. ATENÇÃO: Ao retirar o pino, o ponteiro irá descair para o lado direito, têm de decorar ou tirar uma foto de onde o mesmo para,
porque é aí que terão de colocar o ponteiro nessa posição para o mesmo vos dar a velocidade e rotações correctas!!
Aqui em cima fica o aspecto do quadrante sem os manometros!
4) Soldar os LedsBem aqui vem uma das partes mais complicadas deste DIY, soldar os leds é preciso de ter um pouco de prática e paciência porque senão os mesmos podem ficar danificados, posso vos dizer que queimei uns 10 leds....o que vale é serem muito baratos!
Na próxima foto deixo uma das ligações que têm de fazer nos leds para a parte dos mostradores:
Aqui o positivo é ligado em cima e o negativo em baixo, recomendo soldarem as pernas do led (podem usar um pouco de fio para os alongar mais um pouco e terem mais espaço de manobra) e só depois colocar o mesmo no sitio, porque se fizerem ao contrário podem queimar o led devido ao calor do ferro (os leds não gostam de calor!)
Depois numa foto mais à frente mostro-vos que usei fio para ligar os 3 leds necessários para os manometros e soldei num único ponto, mas podem soldar cada led em cada sítio sem problema, eu é que calhou fazer assim.
Leds usados: 3 leds brancos cabeça achatada + respectivas resistências
Este tipo de leds é o melhor para os manometros porque espalham melhor a luz.
Em cima temos a parte do lado esquerdo (neste caso é o lado direito do quadrante porque o mesmo se encontra virado de barriga para baixo), onde se encontram o pisca e indicador da pressão do óleo.
Aqui as ligações são diferentes das dos manometros, o negativo do led agora é soldado em cima e o positivo em baixo. Quando começei a soldar tudo não sabia que havia posições diferentes e foi assim que queimei vários leds, mas só assim consegui saber a posição certa de cada um.
Para o pisca usei um led branco + resistência (os leds verdes dão uma luz muito fraca, não recomendo) e para a luz do óleo usei um vermelho + resistência.
Na foto acima encontra-se a parte direita do quadrante (como está voltado para baixo é a parte esquerda!).
Quanto às ligações, o led de cima é os máximos e é ligado da mesma forma que os dos manometros, ou seja positivo em cima, negativo em baixo. Usei um led branco + resistência (o azul fundiu-se e não apeteceu-me mandar vir apenas esse, tanto um como o outro dão luz azul porque o desenho do máximo no quadrante é azul, logo o branco ilumina bem o azul).
Para o pisca que se encontra do lado direito da foto e para o ponto-morto que se encontra no lado esquerdo, as ligações são o inverso do máximo, negativo em cima e positivo em baixo.
NOTA: Como vêm nas fotos anteriores usei cola quente para me certificar que os leds ficam lá presos e as soldas também, mas penso que não seja necessário já que o tamanho dos leds até é apropriado para o buraco onde encaixam, ficam lá bem encaixados sem folga.
Nesta foto a seguir mostro as ligações todas feitas:
5) Montagem dos Manometros novosA montagem dos novos manometros é feita na ordem inversa, sendo assim encaixam os novos nos respectivos lugares e colocam os 2 parafusos presentes em cada um deles para os fixar:
Agora vem provavelmente a parte que achei mais complicada e chata: colocar os ponteiros no sítio certo!!Ao colocar os ponteiros façam no sentido/sítio que mostram as fotos seguintes, eles têm de estar aí para a velocidade e rotações estarem a dar valores correctos, ao colocar de forma errada poderão ter problemas de leitura! Muito cuidado portanto. Fica a foto das posições dos mesmos:Rotações:
Coloquem o ponteiro junto ao X, moto ao ralenti tem de andar nas 1.200~1.300rpm, mas antes de se aventurarem, vejam onde está o ponteiro da vossa ao ralenti, até é preferível tirar uma foto para não deixar dúvidas. Eu não tirei e fiquei um pouco na dúvida mas penso que está totalmente correcto como de origem.Velocímetro:
Coloquem o ponteiro entre o H e o traço dos 300km/h.O ponteiro da temperatura é o mais fácil, não tem grande ciência, coloquem o mesmo um pouco antes do C (Cold, ou frio em português). Para se certificarem que os ponteiros ficarão nessa posição, deslizem-nos para o lado este e depois deixem-nos descair até ver se param no sitio que mostram as fotos, senão acontecer, terão de voltar a tirar com as colheres e voltar a tentar, é aqui que irá ser testada a vossa paciência
Depois de colocarem os ponteiros está na altura de colocar o pino que segura os ponteiros no 0! Para isso têm de puxar o ponteiro para o vosso lado esquerdo para terem espaço para colocar o pino no buraco, ele deverá de encaixar bem mas se custar a entrar tem de alargar ligeiramente o mesmo, LIGEIRAMENTE senão ele não ficará seguro e pode cair...
E pronto, depois de tanto trabalho, esforço, dedicação e alguma raiva eis que chega o resultado final:
Espero que tenham gostado deste DIY (o meu primeiro aqui no fórum eheh), qualquer dúvida não hesitem em contactar aqui no tópico ou por PM.
Fiquem bem