O novo código diz "
Os velocípedes podem circular a par numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito;"E quem é que vai decidir quando estas condições estão reunidas? Tu depois de bateres noutro ou o ciclista que está no chão?
Diz o código da estrada já desde os primórdios "circule pela direita", "Os veiculos mais lentos devem circular o mais à direita possível" e pimba os ciclistas ( velozes como tudo, em especial nas curvas e subidas) passam a poder circular lado a lado ocupando toda a faixa.
Quando numa curva de repente deres de caras com eles e em vez de te teres de desviar de um tens de te desviar de dois e só podes ou saltar para a outra faixa e bates de frente em quem lá vier ou limpas o ciclista da esquerda.
Não vou citar a alteração por extenso mas basicamente um velocipede passa a ser, para efeitos de regras de trânsito, equivalente a um carro ou mota, acho bem!É das poucas que acho bem.Ao menos fica preto no branco.
Agora também achava bem ser obrigatório equipamento de segurança como é para nós, seguros obrigatórios como é para nós, matricluas obrigatórias como é para nós. Digo isto porque se eu for ao chão ou tiver algum dano provocado por um ciclista vou dizer o quê? Que tinha uma camisola vermelha e umas calças pretas?
A meu ver os que tem todos os direitos sem nenhuns deveres são os reis da estrada!
Alcool outra palhaçada só para a multa. Agora é 0.2 para os que estão em regime probatório. E porque não zero?! Porque assim ele ainda vão na ideia de ah só duas não acusa e pimba 0.3 multa grave 250€ etc etc.
Conceito de utilizador vunerável...esta ainda não percebi muito bem mas acho que é errado dar a ideia que "
Os condutores de veículos motorizados devem ter particular atenção a estes utilizadores não podendo causarlhes situações de insegurança e perigo."A meu ver dá-lhes uma falsa sensação de "poder/segurança" do tipo " ele tem mais é que parar"
E a questão é que temos mesmo mas depois de estarem lá de baixo o que é que isso lhes vale? Esqueceram-se da parte do código que diz que o peão deve verificar que o transito pode parar em segurança antes de iniciar a travessia da via na passadeira?
Outro conceito magnifico
"Zona sinalizada onde peões e veículos coexistem em harmonia e respeito mútuo, podendo os peões utilizar toda a largura da via pública, inclusive para a realização de jogos sem, no entanto, impedir ou embaraçar desnecessariamente o trânsito de veículos. É proibido o estacionamento nestas zonas,alvo em locais devidamente sinalizados para esse efeito."
é linda esta! Isto faz-me lembrar dos jogos de bola da minha infância na rua com pedras da calçada a fazer de postes e com intervalos quando alguem ia meter o carro na garagem...
Se é uma estrada e passam carros como raio é que vou estar a realizar jogos sem embraçar o transito desnecessáriamente? O jogo não é desnecessário? Ou seja isto vai dar conflito porque ambos pensam ter o direito de estar lá e o outro é que está mal.
E por fim a das rotundas escrevem, escrevem mas fica tudo igual.
Passa a ser expressamente proibida a circulação pela via mais à direita da rotunda, salvo se se pretender sair da rotunda na saída imediatamente a seguir. Excecionalmente, os veículos de tração animal, velocípedes e automóveis pesados, podem usar a via direita da rotunda independentemente da saída que pretendam tomar, devendo neste caso facultar a saída dos outros veículos."Ou seja a faixa da direita fica bloqueada com os ciclistas, pesados, burros e camelos porque tem de deixar sair quem vai por dentro?Se calhar mais vale irmos todos por dentro não?
Esta eu ainda não tenha a certeza mas acredito que até possa ser assim ( pode ser que alguem aqui me esclareça a duvida).
Um tipo vai pela direita em desrespeito às regras e não sai, eu vou por dentro e ao querer sair bato nele. O que prevalece o facto dele ir em transgressão ou o facto de eu ter batido nele ao mudar de direcção?
Porque se é verdade que ele vai mal também é verdade que eu bato nele porque EU mudei de faixa e aparentemente não tomei as devidas precauções e também é verdade que ele está pela direita. Quem fica com a culpa?
Mascote ainda achas que estas alterações foram para melhor?