InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarPorque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 LojaPorque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 V-deosPorque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Fotos
Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe

Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

Número de Mensagens : 1536
Mota/Modelo : CBR 929RR

Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 11:10

Eu acho que é porque pertences ao grupo dos masoquistas... Onde eu também estou incluído. Razz

É verdade que é sempre muito mais rápido ir de mota pelo simples facto de não se ficar entalado no trânsito, o trajecto que faço normalmente demora 15-20min a uma baixa velocidade (90-100kmh) e de carro, graças ao intenso trânsito, já demorei 1:20h. Acho que até a pé teria chegado mais rápido.

Contudo, verdade seja dita: aquele frio às 7h da manhã, minha nossa... Nem com 2 pares de luvas me safo, chego ao destino e não sinto os meus dedos.
E nessas alturas uma coisa que eu faço (mas isso sou eu que sou meio avariado Laughing) é apanhar "boleias" de camiões, ou seja, ir encostado à traseira dum camião onde este nos corta totalmente o vento (é um alívio assim que me encosto a um) e até a temperatura da mota começa a subir lentamente sem parar (claro que entretanto saio dali). Mas faz uma grande diferença quando não se pode com aquele frio matinal, apenas convém ir atento às luzes dos travões do camião. Embora isto pareça alarmante, não é, o travar dum camião reduz menos a velocidade que o simples desacelerar da mota em 6ª. Mas como eu disse, sou meio avariado. Razz

Resumindo... É, somos um grupo de masoquistas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

Pendura : A Maria!

Número de Mensagens : 16293
Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³'

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 11:23

Não concordo... lol.
Masoquismo é ir de carro e perder anos de vida e de sanidade no trânsito.
Doi-me bem mais isso do que as mãos frias... lol

1999 Honda CBR 600F: 02-02-2008 - 19-02-2010
2008 Honda CBR 1000RR: 19-02-2010 -
Kasushi
CBR 600F
Kasushi

Pendura : Just my bagpack

Número de Mensagens : 1037
Mota/Modelo : CBR1000RR

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 12:21

Pois, eu também sou desses, ninguém me tira os 7min que demoro a chegar ao trabalho e a casa. E melhor ainda é ir almoçar a casa da mamã de borla e do melhor todos os dias. Eheh

Cada vez tenho menos paciência a andar de carro, é só nabos e irrito-me muito facilmente porque não consigo passar. GrRrRr

Não consigo largar as duas rodas por mais que me peçam! É um vício do melhorRrRrRr  cheers
https://www.youtube.com/kasushi
Daikoni
Administrador
Daikoni

Número de Mensagens : 9222
Mota/Modelo : CBR600F 2012

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 14:16

Same, para o local onde estou a trabalhar, apenas perco + 10min em média (40min em vez dos 30min de moto), porque o trânsito não é assim tão significativo. E continuo a ir de moto faça chuva ou sol.
Porquê? Porque gosto, é mais divertido, e chego à seca do trabalho mais animado do que quando vou de carro. Além de que o pouco trânsito que apanhe ou acidentes não me atrasam significativamente.

Ainda não há muito tempo, houve um acidente numa estrada, e foi cortada, que teria de dar uma volta que demoraria mais 1h-1h30 até chegar ao trabalho (não há estradas alternativas na zona, tinha mesmo que dar grande volta), o que me safou, é que estava de moto, caguei para a polícia a bloquear estrada (também não me disseram nada), bombeiros, estrada cortada, meti-me pela berma de terra/lama (estava de chuva)... and lets go!

E depois gosto de chegar ao trabalho de moto, ir ao café e ver lá a minha menina (deixo a moto mesmo em frente à zona onde bebemos café hihi), é tudo o mais.. Por vezes nem há razão óbvia, simplesmente, gosta-se!

CBR 400RR
Hikas

Número de Mensagens : 549
Mota/Modelo : GSXR 600 k6 :D black&blue

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 14:20

E quem trabalha em sítios com muito movimento, nada melhor do que chegar e estacionar logo sem problema Wink
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 14:37

F1CT1C10U5 escreveu:
Não concordo... lol.
Masoquismo é ir de carro e perder anos de vida e de sanidade no trânsito.
Doi-me bem mais isso do que as mãos frias... lol

Também é um bom ponto de vista.

Só não concordo com as mãos frias, o frio aqui do norte é outro. Razz
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 14:54

Trollitito escreveu:

Também é um bom ponto de vista.

Só não concordo com as mãos frias, o frio aqui do norte é outro. Razz
Ah entao és tu que apareces num video do G com uma 929 preta Very Happy Very Happy Very Happy
Kichote
CBR 250R
Kichote

Pendura : Speed78

Número de Mensagens : 390
Mota/Modelo : Ex.:NINJA 300, CBR125r

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 15:44

Acho que temos que distinguir essas duas situações- quando chove e quando está frio pois são duas situções diferentes, especialmente no inverno, quando acontece muitas vezes que com céu encoberto a temperetura fica mais alta.

A minha resposta a pergunta do tópico diferirá se esses fenômenos meteorológicos ocorressem juntos ou seperadamente ou acompanhadaos com ventos fortes, nevoeiro etc.

Se for frio seco só, eu gosto.Este inverno já nos concedeu muitos dias frios e secos  com sol e prefiro isto do que calor desgraçado nos dias mas quentes de verão quando a cabeça começa a cozer dentro do capacete. Contra o frio dá pra proteger (com as luvas de inverno e manetes aquecidas p.e.), mas contra calor já não existe proteção.

Agora com chuva não gosto andar de mota nem que esteja quente.

Falando de outra maneria- se um dos factores de condução fosse prejudicado, ainda é aceitaval, agora se for tudo á rasca, visibilidade, segurança, comforto, assim não gosto.

Mas há pessoas que aguentam tudo. Se calhar o segredo está na preparãção mental e fisica para o desafio.

Última edição por Kichote em janeiro 18th 2015, 22:09, editado 1 vez(es)
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 18:09

Gui Andrade escreveu:
Ah entao és tu que apareces num video do G com uma 929 preta Very Happy Very Happy Very Happy

Se iam em excesso de velocidade não era eu, sôr guarda. psp ganza
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 20:11

Kichote escreveu:
Mas há pessoas que aguentam tudo. Se calhar o segredo está em preparãção mental e fisica para o desafio.

Por vezes é um bocado sim, e por vezes o custa mais, é a resistência inicial a sair de casa a chover. Depois de estar a andar não costuma ser assim tão mau (desde que se esteja minimamente impermeabilizado).
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 20:57

Kichote escreveu:
Mas há pessoas que aguentam tudo. Se calhar o segredo está em preparãção mental e fisica para o desafio.

Eu não aguento tudo... se nevar não vou de mota... Felizmente em Lisboa não neva. Smile

bruno marcelino
CBR 600F2
bruno marcelino

Número de Mensagens : 1549
Mota/Modelo : Gsx R750M, Ninja Zx3r, kx125

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 21:02

A maior coragem e mesmo sair da cama quentinho as 6da matina e por o cu em cima da mota e levar com a xuvinha matinal
F1CT1C10U5
Administrador
F1CT1C10U5

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 21:02

bruno marcelino escreveu:
A maior coragem e mesmo sair da cama quentinho as 6da matina e por o cu em cima da mota e levar com a xuvinha matinal

Melhor que ir de carro Smile

bruno marcelino
CBR 600F2
bruno marcelino

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 21:09

Melhor e porque ai acordamos mesmo eheh
Tenho pena de não ter equipamento para a chuva senão andava todos os dias
Trollitito
CBR 600F2
Trollitito

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 21:57

Vê o lado positivo: assim não precisas de tomar banho antes de sair de casa, levas o sabão e tomas pelo caminho. Very Happy
Gui Andrade
CBR 750
Gui Andrade

Número de Mensagens : 6315

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 21:59

Trollitito escreveu:

Se iam em excesso de velocidade não era eu, sôr guarda. psp ganza
assobia assobia assobia  excesso de velocidade nao sei mas iam em modo de poupança de pneu dianteiro  assobia assobia assobia
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:11

O equipamento para a chuva resolve-se.
Em último caso, compras capa impermeável para vestires por cima do teu equipamento normal (é barato, e já dá para 90% das chuvadas).

Nestes dias frios do final/início do ano, saí muita vez de casa com o chão com bocados brancos de gelo/neve. A vegetação e bermas todas branquinhas heheh...

O pior que já apanhei, foi um pouco de granizo, a andar a 120-150, cada pedra de granizo, mesmo com casaco e luvas dói! Parecem agulhas... e o capacete... TA TA TA TA TA TA!

Pior que já apanhei de chuva, foi no IC19 e zona de Loures... tipo 20cm de altura de água, ao passar, parecia o Moisés a afastar as águas.... lolol

Também já apanhei muros caídos na estrada, terra e calhaus que vieram de arrasto com a água, montes de gravilha.... (ao aproximar da minha terra, é o que não falta quando há chuvadas maiores).

Mas isto são casos muito particulares. Geralmente a única coisa que me chateia com a chuva, é ter de vestir mais equipamento (nem que seja as capas por cima para ajudar o equipamento impermeável a não ficar ensopado), e a visibilidade, principalmente quando existe embaciar da viseira e ou óculos. Mas o pinlock dá uma boa ajuda com a viseira.

A condição que realmente acho mesmo muito má, é nevoeiro. Porque embacia a viseira por fora em segundos, e quando já não se vê muito, passa-se a ver ainda menos. Já tive situações que tive de fazer o caminho para casa a 40-50kmh, onde costumo passar a 100-130kmh, porque não via nada... e viseira aberta, óculos para baixo (sim para ajudar, os óculos também embaciam logo mal subo a viseira), então além de falta de visibilidade, junta-se o levar com o ar frio e húmido nos olhos e cara, e ainda por cima junta-se a falta de visibilidade ao tirar os óculos... Mas é isto ou não ver! Limpar a viseira com a luva por vezes é insuficiente. O que vale é que uso pouca graduação.

Por isso, quando o chão está molhado estou feliz, porque está "apenas molhado". O que menos me preocupa geralmente é a aderência enquanto ando à chuva. O ritmo adapta-se ao piso, as chatisses é o resto.

No entanto, geralmente não me vêem a deixar a mota em casa e ir de carro...... porque será? scratch

CBR 600F2
bruno marcelino

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:37

Pois tenho que arranjar uma capa ou algo do género, e umas boas luvas porque só tenho de verão e ficam logo ensopadas.
Sofro do mesmo problema viseira embaciada e óculos embaciados, tem que ser mesmo com viseira aberta, mas da ultima vez ate parece que as lentes dos óculos ficaram assim meio "vidrados"
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:41

A viseira, experimenta o pinlock. Resolve em 95% dos casos.
As luvas sim, convém arranjares umas impermeáveis e com forro térmico mais decentes.

Se tiveres os pneus IRC de origem, também aconselho a trocar antes de andares à chuva.

CBR 600F2
bruno marcelino

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:49

Tenho que comprar PInlock mas mesmo assim não vai resolver os problemas dos óculos.
Luvas vai mesmo ter que ser.
PA chuva o melhor mesmo e a botinha que não entra nada.
Ate agora ainda n tive stress com os IRC
karkov
CBR 250
karkov

Número de Mensagens : 205
Mota/Modelo : CBR600RR_2007, CBR250R_2011 e FAMEL-111_1978

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:53

Outro problema q acho q ainda ngm falou: Vento. Costumo passar a ponte tranquilamente entre carros, em dias com alertas meteorológicos para rajadas de vento, não me sinto mto à vontade em fazê-lo... Não sei se a malta das CC maiores tb sente o mesmo, mas eu com a minha 250 por vezes vejo-me a andar aos S's.
bruno marcelino
CBR 600F2
bruno marcelino

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 22:57

Karkov e uma realidade na minha 300 nesses dias sinto mesmo a mota aos S mas na gixxer já não noto
Kichote
CBR 250R
Kichote

Pendura : Speed78

Número de Mensagens : 390
Mota/Modelo : Ex.:NINJA 300, CBR125r

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 23:10

Daikoni, concordo que o pior é o nevoeiro! Apanhei no inicio de janeiro um que foi o maior susto na mota até agora...Eu a andar atrás da luz de um camião para ter alguma refência e a andar 70-80 na A4 com visibilidade zero entre Penafiel-Amarante...
  Ainda por cima estava a congelar e tinha vontade louca de fazer xixi... Uma experiência única! affraid
Daikoni
Administrador
Daikoni

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 23:24

Em relação ao vento, a 250 é mais vulnerável ao vento que por exemplo a 500 (tive ambas).
Por vezes rajadas laterais empurra-a um bocado lateralmente / inclina-se para compensar, mas esta parte também tem muito a ver com o hábito, no início rajadas fortes laterais faziam-me confusão, agora, é mesmo um raridade alguma que me faça diferença sequer.

Em termos de vulnerabilidade, acho que é mais complicado lidar com o vento a baixa velocidade do que em alta... dos 40-80kmh é quando sinto mais os efeitos do vento.
Não sei muito bem explicar porquê, talvez pelas maiores forças giroscópias das rodas da moto, dê mais estabilidade.

Kichote escreveu:
Ainda por cima estava a congelar e tinha vontade louca de fazer xixi... Uma experiência única! affraid

Juntavas o útil ao agradável, fazias o xixi, aliviavas a bexiga, e aquecias.... assobia
karkov
CBR 250
karkov

Número de Mensagens : 205
Mota/Modelo : CBR600RR_2007, CBR250R_2011 e FAMEL-111_1978

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitimejaneiro 18th 2015, 23:27

bruno marcelino escreveu:
Karkov e uma realidade na minha 300 nesses dias sinto mesmo a mota aos S mas na gixxer já não noto
Não sei o q terá mais influencia se o peso, se a largura de pneus.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio? - Página 2 Icon_minitime

Porque é que ando de mota, mesmo que chova ou esteja frio?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte