| Alterações ao código da estrada | |
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Autor | Mensagem |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 17:58 | |
| Alterações ao código da estrada: https://mega.co.nz/#!aBZgnBAC!aFAXMWdnrELBE83cfARNPG-guPNqZMJwqHubwCkRpAg Resumidamente, mais aperto no álcool, os ciclistas passam a ter prioridade equivalente a automóveis em todo o lado, e uma data de benefícios, incluindo circular no Bus (motas parece que ainda não ), circular aos pares, etc. Agora é obrigatório abrandar "durante" a ultrapassagem um ciclista. Não sei até que ponto isto faz sentido, concordo que não haja razias e a abrir, mas vou a 30, vejo um ciclista, quero ultrapassar, tenho de abrandar para 20? E se for a 90? Abrando para 80 e já está tudo ok? E indo ao ridículo, estou a circular atrás do ciclista, à mesma velocidade que ele? Se abrandar é impossível ultrapassar! Claro que não deve de ser isto que o código quer dizer, mas não está claro, pelo menos no artigo. Nas rotundas passa a ser proibido circular na faixa à direita, a menos que se vá sair na próxima saída (já não era?!), para mim até devia de ser proibido circular na faixa do meio, quando se vai dar a volta a rotunda completa. As rotundas devem de ser feitas de dentro para fora, quase em espiral, quanto mais afastada está a nossa saída, mais dentro devemos de andar, quanto mais próxima está, mais na faixa de fora devemos de estar. Embora 95% das pessoas não percebam isto, aliás, acho que a maior parte nem deve de perceber o porquê das rotundas terem mais que uma faixa. |
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Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 18:04 | |
| O teu ultimo paragrafo é isso mesmo Lol...acho que é mais por ai...
Quanto aos ciclistas é mais uma alinea para Inglês ver como se costuma dizer face aos inumeros acidentes que houve com ciclistas causando algumas mortes em 2012 e 2013...tens em conta que a bicicleta está em ascensão e em grande ascensão... |
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Randrecing94 CBR 400RR
Número de Mensagens : 570 Idade : 30 Localização : Rio de Mouro Mota/Modelo : Cbr 600F 2011 Data de inscrição : 03/05/2012
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 18:09 | |
| Será que o ciclista é que tem que abrandar ?
A mim o que me ensinaram na escola foi que nas rotundas se a nossa saída for a 1ª ou ate a 2ª fazer por fora, se for a partir da 2ª, fazer por dentro e quando for para sair encostar-me a direita um pouco antes da nossa saída. |
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Daikoni Administrador
Número de Mensagens : 9222 Idade : 36 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600F 2012 Data de inscrição : 27/05/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 18:16 | |
| Aos ciclistas, em geral, eu já dava prioridade antes, não me faz diferença. Tenho cuidado e respeito por tudo o que é 2 rodas, sejam motas, scooters ou bicicletas.
A única coisa que talvez não concorde tanto, é eles poderem andar na faixa do Bus, e motociclos não. Supostamente a faixa do BUS é para facilitar transportes públicos, uma faixa sem congestionamento, e entre bicicletas e motociclos, acho que as bicicletas congestionam bem mais, já que dificilmente andam a mais de 20-30km/h. Já viram o que é um autocarro/taxi estar bloqueado com uma bicicleta à frente, durante toda a faixa do BUS? Quase que perde o propósito.
Claro que tem partes benéficas para o ciclista, como não obrigarem o ciclista andar numa faixa mais ao meio (já que o bus costuma estar à direita), nem obrigá-lo a andar no passeio, mas também considero a faixa do BUS um bocado perigosa.
Se os taxis, e grande parte dos autocarros já dificilmente respeitam / têm cuidado com as motas, mesmo carros, imaginem bicicletas (estou a generalizar, há excepções).
Em relação a aulas de condução, quase que prefiro nem falar do que me ensinaram na condução, em relação a rotundas, tive 3 instrutores (2 de carro, de vez em quando trocavam, e outro de mota). Cada um explicava / queria que fizesse de uma maneira, nenhum deles estava correcto. Um era sempre por fora, outro, só queria que usasse as 2 faixas de fora, o outro parecia um perdidinho nas rotundas, não fazia ideia. EDIT: tive uma 4ª instructora, mas esta é quase como não existisse, não largava o telemóvel e nem olhava minimamente para o que eu fazia, como tal nem corrigia, nem explicava, nem nada. Eu simplesmente conduzia.... Lol
Última edição por daikoni em dezembro 10th 2013, 18:28, editado 1 vez(es) |
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Bugalho13 CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3407 Idade : 37 Localização : Margem Sul Mota/Modelo : ex R6 01 - ex CBR 600rr 03 - ex CBR 1000rr 04 - ex Hornet f8 - ex Kawasaki z750 07 - ex Yamaha FZ6n 04 - ex Yamaha Virago 250 91 - ex Suzuki GSR08 - ex Honda NC700x 13 - ex Honda NC750x 16 - atual Suzuki DL650 V-Strom 05 Data de inscrição : 24/03/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 18:23 | |
| A mim também me ensinaram isso...
Quanto à faixa BUS...temos de ver os quê's cada um fala por si mas 70% de mota que utiliza a faixa BUS já pensa que é tudo deles imagina se houver luz verde como não é faixa BUS dentro da localidade tudo a 100km/h lol |
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KaraPau_GT CBR 600F4
Número de Mensagens : 2558 Idade : 33 Localização : MargemSul Mota/Modelo : Daytona 675 Data de inscrição : 30/12/2011
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 18:32 | |
| acho tudo muito bem, á excepçao de os ciclistas andarem a pares!!! é ESTUPIDO e vai fazer morrer uns quantos, mas por mim tudo bem |
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Mukenga Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 39 Localização : Lisboa Data de inscrição : 19/11/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 19:49 | |
| Boas!
Compreendo quase todas as alterações e concordo com muitas delas. Mas aquela dos pares não consigo mesmo compreender... Quanto ao circularem na faixa do BUS é o modelo Britânico. Se virem neste vlog compreendem o intuito. https://www.youtube.com/user/CycleGaz A bicicleta deve circular de igual forma, o mais à direita possível, mesmo dentro dessa faixa específica. No que diz respeito às rotundas, acho que mexer na lei infelizmente não vai fazer com que os condutores mudem os seus hábitos ( a não ser que batam uma porrada de vezes e as seguradoras lhes subam tanto as franquias que abram a pestana e aprendam a fazer as rotundas...)
Abraços! |
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jorge 123 CBR 250
Número de Mensagens : 222 Idade : 52 Localização : santa m. f. Data de inscrição : 26/05/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 21:22 | |
| Off tópic Nao vai demorar muito as bicicletas terem de pagar impostos como um motociclo de baixa cilindrada. Aos poucos eles estao a atribuir-lhes direitos para....
Eu ainda me lembro das bicicletas terem matricula e livrete ou registo de propriedade.
Antigamente a canga ou jugo que os bois traziam para puxar as carroças tambem tinham uma chapa de matricula e livrete |
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KaraPau_GT CBR 600F4
Número de Mensagens : 2558 Idade : 33 Localização : MargemSul Mota/Modelo : Daytona 675 Data de inscrição : 30/12/2011
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 22:00 | |
| eh pena é nao seguirem tambem o modelo britanico no resto, como nas categorias, para nao ser a confusao que se vê q nem eles sabem as leis q criaram umas por cima das outras |
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Viralhadas CBR 400RR
Pendura : Ana Rita
Número de Mensagens : 716 Idade : 32 Localização : Lourinhã Mota/Modelo : CBR 650F'15 / Ex-CBR 600F'98 Data de inscrição : 02/07/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 22:30 | |
| - KaraPau_GT escreveu:
- eh pena é nao seguirem tambem o modelo britanico no resto, como nas
categorias, para nao ser a confusao que se vê q nem eles sabem as leis q criaram umas por cima das outras Onde está o "like"? |
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Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 22:46 | |
| - jorge 123 escreveu:
- Off tópic
Nao vai demorar muito as bicicletas terem de pagar impostos como um motociclo de baixa cilindrada. Aos poucos eles estao a atribuir-lhes direitos para....
Eu ainda me lembro das bicicletas terem matricula e livrete ou registo de propriedade.
Antigamente a canga ou jugo que os bois traziam para puxar as carroças tambem tinham uma chapa de matricula e livrete
Podes apostar nisso Jorge, vai voltar a matricula e livrete e ainda aposto que vão implementar carta de condução (pelo menos o código da estrada, convém saberem, já que vão usar as vias publicas em pleno direito...) aliás li algures que o ACP quer seguro obrigatório para bicicletas à imagem dos restantes veículos que circulam na via publica e concordo plenamente já que podem usar em pleno direito a via publica, também podem ter os problemas que qualquer tem nela ... Quanto as rotundas pergunto mas não é já assim???
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Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 22:56 | |
| Todas as rotundas deviam ser assim: http://forum.autohoje.com/road-book/23010-rotunda-em-espiral-nova-oeiras.html Assim não há como fazer asneirada ... |
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Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 23:29 | |
| Embora aprecie bastante as rotundas porque obrigam uma diminuição da velocidade de todas as viaturas, verifico que é um pouco o salve-se quem puder. Assim, qd tirei a carta era obrigatório a circulação o mais à direita, tal como numa dupla via. a faixa de dentro era para ultrapassagem... Depois alterou-se para o contrário. no entanto a malta mais velha continua a circular da primeira forma. A marcação de rotunda referida pelo NUNO.CBR parece-me ainda mais confusa, principalmente se a rotunda for pequena.... |
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Mukenga Honda Monkey
Número de Mensagens : 34 Idade : 39 Localização : Lisboa Data de inscrição : 19/11/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 10th 2013, 23:47 | |
| Boas! Conheço essa rotunda já lá passei umas quantas vezes... Da primeira vez que lá passeio acabei por me enganar no caminho pois fui "empurrado" para uma saída que não era a que pretendia, mas como vinham carros atrás e eu não queria passar o traço contínuo lá fui... Mas realmente reconheço que aquela é a forma mais correcta de o fazer e o problema é o que o Kafka mencionou. Os condutores que já tiraram a carta à muitos anos não fizeram nenhuma reciclagem ao código da estrada e acabam por continuar a conduzir como aprenderam e como sempre fizeram.... |
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Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 11th 2013, 00:06 | |
| A rotunda que referi é mesmo confusa (enquanto não se perceber o funcionamento dela) eu próprio na primeira vez senti-me completamente perdido... mas representa com extrema precisão o correcto uso actual das rotundas, ou seja se queres a primeira saída vais na exterior, se queres a segunda entras directamente na 2 via e vais directamente para a 2 saída e para a terceira saída entras na faixa mais interior... Mas sim Kafka confesso é confusa nas primeiras vezes... Mas confusão confusão é esta na Inglaterra chama-na de rotunda mágica lol:
www.roletadasanedotas.com/swindons-magic-roundabout-the-most-confusing-traffic-junction-in-the-world/ http://www.d-eficiente.net/forum/viewtopic.php?f=23&t=98 |
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jadfreire CBR 250R
Número de Mensagens : 360 Idade : 32 Localização : Lisboa/Coimbra Mota/Modelo : Honda CBR500R 13' Data de inscrição : 01/09/2013
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Nuno.CBR CBR 600F3
Número de Mensagens : 2123 Idade : 43 Localização : Costa de Caparica Mota/Modelo : Hornet 2011; Ex CBR500RA 2013 Data de inscrição : 04/05/2013
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Asa Negra CBR 400RR
Número de Mensagens : 707 Idade : 44 Localização : Numa estrada qualquer Mota/Modelo : cbr 650 f Data de inscrição : 03/11/2011
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 11th 2013, 03:05 | |
| isso e' tudo muito bonito, se nao fosse o mau estado de muitas estradas, muitas nem bermas tem, e o risco de "encontros imediatos" depois de uma curva... ! |
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MaLLaiKu CBR 500R
Pendura : Mónica
Número de Mensagens : 961 Idade : 40 Localização : Alhandra Mota/Modelo : Honda CBR 600 Data de inscrição : 04/11/2013
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 30th 2013, 13:57 | |
| Aqui está bem explicado a cena das rotundas -> Rotundas
Por acaso já fazia isso, e lá de vez em quando tinha que buzinar aos gajos que a fazem toda por fora e depois não nos deixam passar para a mais à direita para sair (quando são duas faixas) |
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PauloBairrinho CBR 500R
Pendura : Marta
Número de Mensagens : 841 Idade : 40 Localização : Norte / V.N. Famalicão Mota/Modelo : REPSOL Honda 1000RR Data de inscrição : 20/04/2010
| Assunto: Re: Alterações ao código da estrada dezembro 30th 2013, 14:29 | |
| Alguem tem a certeza que os motociclos não podem circular na faixa do BUS? Vi na Tv a uns meses falarem dessa mesma mundança no codigo da estrada e que os motociclos passam a ser autorizados a andar na faixa do BUS. Acho que ja esta em vigor algum tempo.
Ja agora essa rotunda Inglesa é de genio! Só é preciso é tirar uma formaçao antes, lool |
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MaLLaiKu CBR 500R
Pendura : Mónica
Número de Mensagens : 961 Idade : 40 Localização : Alhandra Mota/Modelo : Honda CBR 600 Data de inscrição : 04/11/2013
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