Os pilotos de MotoGP vão levar a cabo o último teste de pré época de 2009 na próxima semana e as apostas são altas para o circuito de Jerez. Apontado como o “GP Zero” no paddock do Campeonato do Mundo, o Teste Oficial de MotoGP dá aos concorrentes das três categorias a possibilidade de afinarem as suas máquinas antes dos atarefados oito meses de corridas.
A ter lugar de 25 a 29 de Março, a visita a Jerez reúne todo o paddock num só local pela primeira vez desde a última corrida de 2008 em Valência. Dividido em duas partes, o Teste Oficial de MotoGP começará com três dias de acção por parte dos homens das 250cc e 125cc, seguindo-se então os pilotos de MotoGP no sábado e domingo.
Com algumas notáveis excepções, os candidatos ao título vão estar presente para levarem a cabo os últimos preparativos nas suas motos de 2009 e no topo da lista surge o Campeão do Mundo de 2009 Valentino Rossi. O piloto da Fiat Yamaha tem sido um dos mais rápidos ao longo da pré época e está em excelente momento de forma, enquanto alguns dos seus rivais ainda estão a lutar para estarem no seu melhor.
O anterior Campeão Casey Stoner é um desses pilotos, revelando alguma preocupação com o estado do seu pulso após a operação levada a cabo no final de 2008. Stoner tem efectuado voltas rápidas no seu regresso ao trabalho, mas em conjuntos pequenos, faltando-lhe ainda resistência aos comandos da Ducati Desmosedici GP9.
Dani Pedrosa, da Repsol Honda, vai falhar o Teste Oficial devido a lesão, estando actualmente a recuperar dos ferimentos sofridos na mão e joelho esquerdos no recente teste do Qatar. O programa de recuperação do espanhol não vai permitir que ande de moto até à primeira corrida do ano, pelo menos, o que deixa o desenvolvimento da Honda RC212V a cargo do novo companheiro de equipa Andrea Dovizioso e de Toni Elias, da San Carlo Honda Gresini.
Jorge Lorenzo, da Yamaha, Nicky Hayden, da Ducati, Loris Capirossi e Chris Vermeulen, da Suzuki, estão de boa saúde e têm rodado na frente das tabelas de tempos desde o início do ano. O desenvolvimento levado a cabo nos mais recentes motores GSV-R vai tornar-se aparente numa das mais longas rectas dos circuitos de pré época.
Deverão ser apresentadas novas cores por parte da Suzuki (que renovou o acordo com a Rizla esta semana) e da Monster Yamaha Tech3, com as equipas de MotoGP a tirarem o máximo partido do muito público que se espera no circuito para revelarem os seus projectos de 2009.
O principal ponto de interesse do Teste Oficial será a sessão cronometrada de 45 minutos do Prémio BMW M anual. A disputar a partir das 14h05 (locais) no domingo, os pilotos vão ter a oportunidade de levarem para casa um BMW novinho em folha, o prémio a atribuir ao que assinar o melhor tempo da sessão. Rossi, Stoner e Sete Gibernau são os vencedores anteriores.
O Teste Oficial de MotoGP começa com as classes de 125cc e 250cc a entrarem em acção na quarta-feira, 25 de Março, até dia 27, enquanto os homens de MotoGP estarão na pista a 28 e 29 de Março.