A temporada de 2013 de MotoGP tem tudo para voltarmos a sentir alguma emoção em relação às corridas da categoria rainha e, não estamos a falar do regresso de Valentino Rossi aos comandos da “sua” Yamaha M1!
Correndo o risco de cair em exageros, as nossas atenções – e julgamos que também de todos os fãs de MotoGP – estão totalmente centradas no “rookie” espanhol e campeão de Moto2, Marc Marquez, que após brilhar nos testes de Valência, voltou a mostra como é veloz aos comandos da Honda RC213V, desta feita em testes realizados no circuito de Sepang.
Se no primeiro dia os testes foram novamente “estragados” pela chuva, tal como tinha acontecido em Valência, ao segundo dia a pista secou e o sol brilhou, com os pilotos a conseguirem rodar usando o máximo de performance que os seus protótipos podem dar.
Marc Marquez mostrou então o porquê de ser já considerado uma das maiores ameaças ao reinado dividido atualmente por Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e Valentino Rossi (Casey Stoner abandonou). O espanhol rodou em Sepang numa forma impressionante, registando o melhor tempo do segundo dia com uma volta em 2’01.355s, seis décimas a menos do que o mais experiente Alvaro Bautista, em moto semelhante, conseguiu fazer.
Para se ter uma melhor ideia do que Marquez pode vir a significar no futuro de MotoGP, provavelmente até já na próxima temporada, o espanhol da Honda Repsol rodou a apenas um segundo do tempo obtido por Jorge Lorenzo , tempo esse que lhe valeu a “pole position” no último GP da Malásia.
No final do segundo dia de testes, Marc Marquez comentou os resultados de Sepang e, apesar de impressionar, continua a mostrar-se mais preocupado em adaptar-se à RC213V que será utilizada em 2013
“De manhã a pista ainda estava molhada do dia anterior, mas depois secou rapidamente e depois das 11h30m conseguimos aproveitar o resto do dia. Também utilizei o protótipo de 2013 e senti-me bem, mas é mais importante que eu utilize o meu tempo para aprender tudo sobre a moto de MotoGP e adaptar o meu estilo de pilotar a estas motos maiores”.
Fonte: Motociclismo