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| K&N, Iridium e afinação do carburador | |
| Autor | Mensagem |
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xtech Honda Monkey
Pendura : Isabel J.
Número de Mensagens : 18 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR 125R Data de inscrição : 14/09/2012
| Assunto: K&N, Iridium e afinação do carburador dezembro 11th 2012, 17:04 | |
| Pessoal, estou um bocado verde nestas andanças de motas e a situação é a seguinte: - Comprei uma CBR 125R JC34 preta de 6-2006 há cerca de 2 meses, com 4000km. A mota andou pouquíssimo, esteve muito tempo parada, tive que lhe mudar a bateria e aproveitei aqui a dica do Denver cá do forum e mudei-lhe logo o óleo em casa. Boa cena, a mota nota-se que engrena melhor as velocidades e o óleo anterior estava preto "preto". Julgo que desde 2006 foi a primeira mudança de óleo desta menina. A mota pega que é uma maravilha, anda também que é uma maravilha em cidade (foi esse o principal objectivo). No entanto estou a pensar fazer alguns upgrades caseiros baratos à mota: um filtro K&N e uma vela CR9eix (Iridium). No entanto, tenho medo de duas coisas: que fique com uma mistura "lean" (pois o filtro vai deixar entrar mais ar) e consequentemente a mota me renda menos. Ora então aqui vão as perguntas aqui aos entendidos: 1) Para quem já fez esta alteração de pôr um K&N, teve que ajustar a mistura ar/combustível do carburador? Onde é que eu ajusto esta mistura? Eu já sei o parafuso para afinar o ralenti, mas não é esse ao qual me refiro... é ao da mistura fora do ralenti. 2) Na vossa opinião vale a pena a vela de Iridium ou é uma treta de marketing? Obrigado |
| | | Zé Russo CBR 250
Número de Mensagens : 202 Idade : 69 Localização : Barreiro Mota/Modelo : CBR 600F 4 Data de inscrição : 03/12/2011
| Assunto: Re: K&N, Iridium e afinação do carburador dezembro 11th 2012, 17:50 | |
| xtech,
Tudo depende do uso que queiras dar à tua máquina!!!
1) O principal no filtro de ar é que ele esteja o mais limpo possível. A acumulação de sujidade é que vai alterar a quantidade de ar na admissão e assim alterar a mistura. A principal vantagem de qualquer filtro lavável é que poupas nas mudanças, pois com o filtro de origem cada vez que fazes manutenção é um filtro novo.
2) Se como tu dizes, a mota pega bem e anda bem, a troca da vela só faz sentido se utilizas a mota em track day ou competição, pois ao fazer uma melhor inflamação da mistura vai-te fazer ganhar algum tempo por volta!!
Para o uso normal do dia-a-dia penso eu que vale mais investir na segurança.
Mas isto é só a voz da experiência, pois eu não sou técnico. E, claro, a opção é sempre tua!!!
Abraço e boas curvas!!!
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| | | superpt CBR 600F
Pendura : Kat
Número de Mensagens : 1276 Idade : 42 Localização : São Martinho do Porto Mota/Modelo : Roubada - CBR 1000RR (2009) 2014-06 Data de inscrição : 16/02/2012
| Assunto: Re: K&N, Iridium e afinação do carburador dezembro 11th 2012, 17:53 | |
| - Zé Russo escreveu:
Para o uso normal do dia-a-dia penso eu que vale mais investir na segurança.
Também sou desta opinião, a modificar o quer que seja, primeiro parto pela recuperação do que existe, depois segurança, e depois conforme a vontade então sim potência... |
| | | xtech Honda Monkey
Pendura : Isabel J.
Número de Mensagens : 18 Idade : 40 Localização : Porto Mota/Modelo : CBR 125R Data de inscrição : 14/09/2012
| Assunto: Re: K&N, Iridium e afinação do carburador dezembro 12th 2012, 18:15 | |
| Obrigado pelas opiniões! Quando falam em segurança falam no sentido "da mota" (roubo) ou do condutor (queda)? Quanto ao "da mota", já tenho um alarme que vou instalar um dia destes assim que tiver tempo. Em termos de segurança pessoal... pouco mais tenho que capacete O que é que sugerem? Além disso, o filtro K&N deixa entrar mais ar que o filtro de origem (não é só a questão de ser "reutilizável"). Ora se deixa entrar praí 15% mais ar (segundo os dados da própria K&N), e a proporção correcta gasolina-ar é de 1:14, significa que quando o mudar, a mistura pode ficar em 1:16, o que me vai fazer com que a mota eventualmente renda menos, fique com ralenti instável, renda menos em altas. Sei que para isso terei que aumentar um pouco o consumo de combustível, mas gostaria de saber o sítio na minha mota onde posso fazer esse ajuste da mistura. É óbvio que vou ter que olhar para a cor da vela para tentar perceber se a mistura está correcta, mas a minha questão é de saber mesmo como posso ajustá-la na minha mota. Outra questão, que agora me lembrei, a propósito... vi que a mota tem anticongelante... mas está lá ha 6 anos... será que devo substituí-lo? Ou deixo estar? Abraço |
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