| Afinal para que serve o PowerComander e afins | |
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Autor | Mensagem |
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Royal05 Honda Monkey
Número de Mensagens : 57 Idade : 39 Localização : Coimbra Mota/Modelo : Honda CBR 600RR Data de inscrição : 28/07/2011
| Assunto: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 12:42 | |
| Boas malta..
Muita gente fala que a partir do momento que se mete o filtro e escape é necessário comprar Pc ou bzazz ou algo do género.. Compreendo que se quisermos meter qs tenhamos que por os referidos equipamentos..
Mas será que para simplesmente afinarmos a ECU mediante os parametros de A/F gerais tenhamos que gastar pequenas fortunas, e ainda para mais ir afinar ao banco?????
Para track days compreendo prefeitamente o uso de ECU's abertas, em que se torna possivel mapear uma quantidade infindável de parametros.. Agora para uma utilização em estrada, será que nao compensa mais fazer uma repro na centralina de origem????
Aguardo opinião dos experts..
Abraço e Boas Curvas |
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RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 13:08 | |
| hmmm e será possivel fazer repro na centralina de origem? acho que os controladores de injeccao sao mesmo para isso, actuar sobre a centralina para melhor rendimento, alguns como o rapid bike até te permitem por a mota a cortar 1000 rpm mais tarde, o bazzaz até tem um modulo com controlo de tracçao e quick shift tudo no mesmo.
ha até quem meta centralina HRC mas isso é muito mais caro.
basicamente trata de te por a mota linear e por arrasto com maior potencia, mesmo para utilização dia a dia vais notar diferencas. se vale a pena o preço mais a afinaçao em banco de ensaio? isso ja é outra guerra.
nunca ouvi falar em repro na centralina da mota mas como tu aguardo a opiniao dos experts até porque estou inclinado para comprar um muito em breve visto ter mudado escape e filtro daqui a uns dias. |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 14:11 | |
| Não sendo de todo um expert... eu meti PC e o que noto é uma performance mais linear na entrega de potência. Ganhei 12/13 cavalos, mas isso para o dia a dia é irrelevante. A mota parece que trabalha melhor e é mais suave. |
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messana CBR 400RR
Número de Mensagens : 548 Idade : 50 Localização : Coimbra Mota/Modelo : 954RR Data de inscrição : 10/09/2010
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 14:17 | |
| Só compensa por causa de 1 coisa, é que as centralinas de origem vêm programadas para cumprir as normas de anti-poluição, que estipulam que às 5.000 ou 6.000 deva existir um valor específico de gazes à saída do escape. de origem as motas quase todas apresentam um "poço" na potência nessa faixa. logo se colocares um PC ou RapidBike podes ter uma mota mais linear. Um mito... nenhum dos dois dá muito mais potência á mota em termos absolutos, apenas tens ganhos nas zonas intermédias (baixas e médias), em rotações altas os ganhos são poucos (ao nível da centralina). Por outro lado ao afinares a mota, podes ter menor consumo com melhor resposta. Muito mais barato e com efeitos muito mais visíveis e trocar o pinhão ou a cremalheira, mas depois tens de corrigir o erro de velocimetro, por isso tens de investir num speedohealer.
Boas curvas |
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nelson_hornet CBR 600F
Pendura : Raquel
Número de Mensagens : 1348 Idade : 41 Localização : Margem sul/ Azeitão Mota/Modelo : Harley BOBBER - CBR 1100xx - Kawasaki S1 250cc - warrior 350cc - Casal K181 50cc Data de inscrição : 11/04/2011
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 14:25 | |
| é possivel fazer a repro sim. mas fica tao caro como colocar powercomander. e nao é em qq sitio que fazem e como acontece nos carros quando vendes nao vais retirar a repro e vender a parte... na compra do PC se venderes a mota podes sempre tb vender o PC a parte. quanto ao rendimento de um powercomander, alguma coisa hade fazer nao tenho na minha mota nem sei que ganhos iria ter se o coloca-se... mas deve ficar andar mais que de origem... como em tudo na vida ha o tuning... lol e isto nao passa disso queres mais uns pozinhos e ficar com uma mota um nadinha diferente das dos outros que tem a mota de origem e passar por eles a mais 5 km/h pagas e pronto.... |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16301 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
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SportSilva CBR 400
Número de Mensagens : 421 Idade : 39 Localização : Almada Mota/Modelo : CBF 600SA Data de inscrição : 07/09/2011
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 14:47 | |
| Origem e como funciona melhor no dia a dia...o Conjunto filtro escape powercomander etc gasta-se a vontade 2000euros para ganhar 10 a 20 % ? não obrigado....
Agora para quem quer power a seria a estas coisinhas que ja mencionei basta juntar umas árvores de cames e voila fica brava.... depois depende de quem vai afinar a mota em banco... |
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messana CBR 400RR
Número de Mensagens : 548 Idade : 50 Localização : Coimbra Mota/Modelo : 954RR Data de inscrição : 10/09/2010
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Royal05 Honda Monkey
Número de Mensagens : 57 Idade : 39 Localização : Coimbra Mota/Modelo : Honda CBR 600RR Data de inscrição : 28/07/2011
| Assunto: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 15:32 | |
| Atao fazendo umas contas por alto.. PC V - 276 Libras + Módulo de ignição - 290 Libras + Autotune - 200 libras e na doideira mais um quickshift - 247 Libras.. Full power= 1013 Libras - 1276 Euros Pc v + Modulo + Autotune= 766 Libras - 965 Euros Uma pequena grande fortuna só em eletrónica.. LOLOL |
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messana CBR 400RR
Número de Mensagens : 548 Idade : 50 Localização : Coimbra Mota/Modelo : 954RR Data de inscrição : 10/09/2010
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 15:36 | |
| cremalheira com +2 dentes - 30 € com portes de envios
http://www.redracingparts.com/english/motorbikesmotorcycles/partsandaccessories/standardpitchchainssprockets/honda/CBR600RRABS2003.php
Speedohealer - cerca de 75 €
Total = 120 € com montagem em casa
Resultado = mais power, menos €
cumprimentos |
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DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 15:49 | |
| Boas, Eu já tive Rapid Bike e agora tenho bazzaz. No meu caso e como já foi referido aqui não foi para ganhar potência, porque essa ganhei noutro lado, foi sim para ficar com uma mota mais linear e com uma "resposta" melhor. Montar um escape, numa mota actual só por montar, sinceramente não sei se vão ganhar "velocidade", penso sim que se ganha outras coisas. As vezes o escape só engana pelo som que transmite...e parece que vamos mais rápido. A minha mota no ultimo TD na recta do Estoril fazia "apenas" 252 kms de GPS e depois cortava na zona de travagem. Tenho a relação 14/40 e posso vos garantir que corta pelo menos mais 1000 rpm do que o corte de origem. Claro que cá fora não dava mais que esses mesmo 252 eventualmente...mas estamos a falar de um espaço menor que 1000m. Eventualmente devem ser poucas as motas que com apenas escape, filtro, consigam atingir esta velocidade num espaço tão "curto". Resumindo: Compensa o investimento? SIm para quem lhe dá o uso devido. Melhora a mota? Sim |
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Royal05 Honda Monkey
Número de Mensagens : 57 Idade : 39 Localização : Coimbra Mota/Modelo : Honda CBR 600RR Data de inscrição : 28/07/2011
| Assunto: Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 7th 2012, 20:32 | |
| Pois mas a minha duvida é, será que se se meter um filtro e escape, mas não se meter PC, corremos algum risco??
Em principio ficamos com a mistura A/F alterada, pois vai entrar muito mais ar e a restrição de escape será menor, ou a centralina controla automaticamente os novos valores e reajusta-se??
Abraço |
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Dragon-dragon CBR 600F3
Pendura : todas as meninas que quisserem andar
Número de Mensagens : 2248 Idade : 43 Localização : espinho Mota/Modelo : CBR 600 FSPORT Data de inscrição : 15/03/2010
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DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 8th 2012, 09:17 | |
| - Dragon-dragon escreveu:
- uma mota de injeção a centralina automaticamente corrige
Se mantivermos a sonda lambda correcto? que efectua a leitura dos gases e manda informação à centralina. |
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messana CBR 400RR
Número de Mensagens : 548 Idade : 50 Localização : Coimbra Mota/Modelo : 954RR Data de inscrição : 10/09/2010
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 8th 2012, 09:22 | |
| - DavideVTR escreveu:
Se mantivermos a sonda lambda correcto? que efectua a leitura dos gases e manda informação à centralina. Também existe uma na caixa de ar, e mesmo que mudes o filtro a centralina ajusta. Outra coisa que faz é quando muda a pressão atmosférica (em altitude) ela também faz a correcção. Boas curvas |
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Dragon-dragon CBR 600F3
Pendura : todas as meninas que quisserem andar
Número de Mensagens : 2248 Idade : 43 Localização : espinho Mota/Modelo : CBR 600 FSPORT Data de inscrição : 15/03/2010
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 8th 2012, 15:18 | |
| - DavideVTR escreveu:
Se mantivermos a sonda lambda correcto? que efectua a leitura dos gases e manda informação à centralina. cbr F4i tem sonda? é que não alterei nada apenas filtro e ponteira |
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Mikaspt CBR 600F2
Número de Mensagens : 1766 Idade : 55 Localização : Margem a Sul do Tejo Mota/Modelo : CBR600RR 04 Bumblebee Data de inscrição : 13/07/2009
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 8th 2012, 21:28 | |
| mexer na relacao transmissao ( pinhao e cramalheira nao da ou tira potencia, dá e mais ponta ou acelaracao. ) ( alterar o kit para 520 isso ja e outra historia estamos a falar da distancia entre elos da corrente) sobre o sensor de temperatura do ar dentro da caixa de ar este altera a mistura do fuel ate se pode colocar uma resistencia neste sensor e desligando o sensor de modo a enganar a ECU e manter a mistura rica mas ficara sempre muito rica em todas as faixas de rotacoes. Sonda lambda ( sensor no colector escape ) serve para controlar o nivel de emissao dos gases escape para cumprir ss normas europeias nada tem a ver com uma sonda lambda que controla o AFR ( Air Fuel Ratio ) da mistura. qualquer Piggy Ecu consegue-se altrerar o AFR por posicao do acelarador por rotacao, utilizar diversos mapas para dias de inverno e dias verao por exemplo etc. entre outras coisas mas o texto ja esta a ficar longo.
Última edição por Mikaspt em agosto 8th 2012, 23:25, editado 1 vez(es) |
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Daniel_F CBR 600F2
Pendura : Solange
Número de Mensagens : 1887 Idade : 34 Localização : Porto/Burgos Mota/Modelo : Cbr 600 F 2001 Data de inscrição : 16/06/2011
| Assunto: Re: Afinal para que serve o PowerComander e afins agosto 8th 2012, 23:18 | |
| normalmente kd levas a mota a afinar mete se mistura pobre ..
a f4i nao tem sonda... pelo menos nao as de portugal... ha um modelo f4i (n me lembro de k zona) que leva sonda |
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