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| Autor | Mensagem |
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Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Controlo de tração julho 23rd 2012, 19:56 | |
| Boas Há alguns meses atrás, segui com o meu carro dois motards com BMW 1,6l matrícula francesa que circulavam a cerca de 160-170 Km/h na A25 sentido Viseu-Aveiro. Não importava se eram retas ou curvas a velocidade mantinha-se. Não seria nada de especial, se não estivesse a chover torrencialmente, de tal modo que até para um carro como o meu (tracção às 4 rodas) achei que era "atrevido circular àquela velocidade. E, recordei-me do que me aconteceu há 10 anos atrás quando patinei com uma Yamaha GTS a cerca de 80 Km/h numa curva suave na auto-estrada, quando ousei acelerar um nadinha para perto dos 110 Km/h (pneus novos). Não caí, porque não calhou, não ganhando para o susto! A explicação para o descrito atrevimento, tornava-se óbvia, para mim, resultava do efeito do controlo de tracção!
Se é altamente a moto ter torque qb, principalmente a baixas rotações em pisos com boa aderência, não é menos verdade que quando a aderência se vai, a viagem torna-se um pesadelo! Estive a ver o site da BAZZAZ: http://bazzaz.net/ e achei a centralina bem interessante, simples de instalar ( https://www.youtube.com/watch?v=JQsR-T6WzzM ) adaptável a quase todos os modelos, apesar de cara. Sei que na motoboxe no Porto já instalaram em algumas motos. Mas antes de torrar mil e tal euros, gostava de colher opiniões. Qual é a vossa ideia? quem é que do fórum instalou este kit? qual a diferença que observou? já o testou em piso com pouca aderência? E o quick shift funciona igual aos de série noutras marcas? Ou é mais uma tanga semelhante a tantas outras? |
| | | Dragon-dragon CBR 600F3
Pendura : todas as meninas que quisserem andar
Número de Mensagens : 2248 Idade : 43 Localização : espinho Mota/Modelo : CBR 600 FSPORT Data de inscrição : 15/03/2010
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 23rd 2012, 20:45 | |
| uns dos que te podem ajudar é o Jam... tem tudo isso na sua HRC |
| | | Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| | | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 25th 2012, 23:14 | |
| Ora viva.. é mais facil andar de mota a chover torrencialmente do que apenas aquela chova molha parvos.. Eu nao vejo essa situaçao do controlo de tracçao.. embora a mota ate tenha.. mas circular a 160kmh nao é nada por ai alem. Tudo depende do kit de unhas, e pneus que tenhas na mota.. essa vao te dar a segurança que tenhas ou nao.. e claro a confiança que sentes.. Por ex.. a pessoas que nem de sol e temp de 30 graus tem jeito pra andar a essa velocidade.. outros, a 160kmh é pra meninos..
Outro ex... eu este inverno tive a triste ideia de circular com uma queda de chuva brutal.. e ia devagar.. mas o pouco que olhei pra velocidade ia a 140kmh... e de carro nao me atrevia a ir a essa velocidade.. mas de mota de facto nao é dificil.. e acredita que chovia mesmo muito..
Em relaçao ao controlo de tracççao.. este ajuda muito... mas no carro mesmo com controlo de tracçao nao conduzes quando te sentes em perigo.. certo? As motas é igual.. |
| | | dani CBR 400RR
Número de Mensagens : 507 Idade : 41 Localização : Portugal Mota/Modelo : cbr1000rr 06 Data de inscrição : 15/12/2008
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 25th 2012, 23:29 | |
| por falar em andar a chuva...
http://www.motociclismo.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5437&Itemid=51 |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 25th 2012, 23:32 | |
| loooooooool 311kmh... aposto que era o ghost rider que ia ver o filho a nascer |
| | | dani CBR 400RR
Número de Mensagens : 507 Idade : 41 Localização : Portugal Mota/Modelo : cbr1000rr 06 Data de inscrição : 15/12/2008
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 25th 2012, 23:37 | |
| se á chuva da 311km/h imagino em seco!! deve ser um canhao bem artilhado!
e os comentarios do pessoal tambem tao fixes...looooooooool |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 25th 2012, 23:39 | |
| lool mas sao capaz de ter razao.. é capaz de ser yabusa |
| | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 10:08 | |
| Kafka,
Perante o que disseste importa também saber quais eras as motas.
Por ex nas bmw, que já trazem de série TC, importa referir que trazem também "mapas" pré definidos que permitem dosear a potência da mota.
Portanto isso permite que possam andar "rápido", mas com a potência certa para as condições.
Em relação ao TC, eu tenho na minha CBR600RR, para uso em pista e realmente nota-se em algumas situações, no teu caso numa 1000 ainda se deve notar mais, considerando a potência da mota.
Em relação ao shifter, tenho também, e uso caixa invertida, para quem anda em locais rápidos é bom (pista, AE, etc). Para o dia a dia,(trabalho-casa) sinceramente não vejo mais valia. Na minha VTR não tenho e nunca senti necessidade, até porque cá fora não faço "corridas".
Em pista sim....faz imensa diferença. a rapidez com que se troca de mudança sem perder velocidade é muita e isso em pista nota-se nos tempos efectuados.
Tenho bazzaz e posso te garantir que tanga não é. Até porque a mota afinada, consegues extrair mais potência e uma mota mais "linear".
abraço |
| | | Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 12:36 | |
| Boas DavideVTR, Mas já alguma vez com piso molhado aceleraste a tentar por a traseira a patinar, testando o TC? Num carro sente-se a TC quando entra em funcionamento. Engraçado a malta de uma maneira geral fala mais das vantagens do QS no tempo ganho na aceleração. Eu penso mais nas vantagens nas travagens (tempo de redução menor, redução mais linear e poupança da empraiagem). Estou errado? abraço Kafka |
| | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 14:03 | |
| AInda nao usei o TC à chuva...e por este andar não devo andar...
A mota de pista só anda em piso seco..eheheheheh
em relação ao QS, em redução não ganhas nada...tens de embraiar sempre.
Apenas funcionar para meter mudanças e não para tirar... |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 14:05 | |
| Isso para tirar so se for embraiagem deslizante.. de resto nao tou a ver outra forma.. e mesmo assim tens de embraiar, podes é abusar de forma abusiva mesmo em reduçoes sem que ela te de de traseira. |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 14:14 | |
| - DavideVTR escreveu:
- AInda nao usei o TC à chuva...e por este andar não devo andar...
A mota de pista só anda em piso seco..eheheheheh
em relação ao QS, em redução não ganhas nada...tens de embraiar sempre.
Apenas funcionar para meter mudanças e não para tirar... Boas... ja que fazes tracks days, podes me dizer quantos km mais ou menos te dura um kit de transmissao ?? |
| | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 14:28 | |
| Olha comprei a mota em 2009 e tinha a transmissão praticamente nova.
Estou a usar 14/40 passo 520.
E a corrente agora e que começou a ceder.... o resto do material ta porreiro.
agora em km's não sei precisar quantos....mas já foram uns valentes TD's.... |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| | | | mike77 CBR 250
Número de Mensagens : 221 Idade : 47 Localização : Ameal/ Torres Vedras Mota/Modelo : CBR 1000RR Data de inscrição : 13/07/2011
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 26th 2012, 16:23 | |
| - alves1 escreveu:
- Ora viva.. é mais facil andar de mota a chover torrencialmente do que apenas aquela chova molha parvos..
Eu nao vejo essa situaçao do controlo de tracçao.. embora a mota ate tenha.. mas circular a 160kmh nao é nada por ai alem. Tudo depende do kit de unhas, e pneus que tenhas na mota.. essa vao te dar a segurança que tenhas ou nao.. e claro a confiança que sentes.. Por ex.. a pessoas que nem de sol e temp de 30 graus tem jeito pra andar a essa velocidade.. outros, a 160kmh é pra meninos..
Outro ex... eu este inverno tive a triste ideia de circular com uma queda de chuva brutal.. e ia devagar.. mas o pouco que olhei pra velocidade ia a 140kmh... e de carro nao me atrevia a ir a essa velocidade.. mas de mota de facto nao é dificil.. e acredita que chovia mesmo muito..
Em relaçao ao controlo de tracççao.. este ajuda muito... mas no carro mesmo com controlo de tracçao nao conduzes quando te sentes em perigo.. certo? As motas é igual.. bem sei o que e isso... |
| | | alves1 CBR 400RR
Número de Mensagens : 549 Idade : 41 Localização : Torres Vedras Mota/Modelo : R125 Data de inscrição : 30/04/2011
| | | | Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 27th 2012, 12:20 | |
| Humm, interessante o QS não dar para reduzir... embraiar é uma seca e perde-se tempo! Parece-e que do kit Bazzaz só me interessa o TC... A não ser que este só funcione em pista e a seco...! |
| | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 27th 2012, 15:06 | |
| O QS fas corte à ignição para que possas meter a mudança.
Ou seja, é o mesmo quando as metes directas (so que desaceleras), e ele corta um bocado.
Ali é assim só que damos um comando à centralina para cortar a ignição num espaço de tempo para se meter a mudança.
O TC na tua mota deves realmente notar diferença, pq é uma mota com potência e assim sentes mais confiança a acelerar mais cedo.
E com o bazzaz ficas com uma mota mais certa...
Mas quem tem numa 1000 que se pronuncie |
| | | Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 29th 2012, 00:40 | |
| Obrigado DavideVTR, A tua explicação foi clara e importante porque foi baseada na tua experiência! Vou avaliar os diversos tipos de TC e QS que existem quanto ao seu tipo de funcionamento. Abraço e mais uma vez obrigado! Kafka |
| | | Kafka CBR 400
Pendura : -te
Número de Mensagens : 481 Idade : 61 Localização : Home Mota/Modelo : 1000rr-11 Data de inscrição : 17/07/2012
| Assunto: Re: Controlo de tração julho 29th 2012, 12:52 | |
| Bem para quem estiver interessado fiz umas pesquisas sobre este assunto que partilho. Abraços
Controlo de tracção (TC)
O objectivo do TC nas motas é evitar que a roda traseira rode a velocidade superior à dianteira. São os casos que ocorrem quando se faz um “cavalo” ou uma “derrapagem lateral”. Através de dispositivos é possível diminuir o torque transmitido à roda traseira através da redução da entrada de gasolina (atuando nos injectores) ou reduzindo a corrente eletrica baixando o poder explosivo na câmara de combustão (atuando nas velas). Para isso tem que existir sensores que recolhem as informações necessárias e uma unidade de comando que gere tudo. Os sensores podem estar localizados nas rodas medindo a velocidade de cada roda, medindo a inclinação da roda, medindo a rotação do motor, medindo a entrada da mistura ar-gasolina e medindo a carga eletrica para as velas. Quanto mais sensores maior a quantidade de informação e mais sensível é o sistema permitindo atuar com mais eficiência. Evidentemente também mais caros são. (Cardinale e Col. Traction Control System for Motorcycles. Hindawi Publishing Corporation, Journal on Embedded Systems, 2009.) De seguida apresentam-se alguns sistemas: ----------------------------------
Gripone
GRIPone PRO is an advanced traction control system designed for use purely sporting and applicable on all 4-stroke motorcycle.
http://www.gripone.com/en/gripone_pro.htm
GRIPone PRO is an electronic traction control system that consists of two devices: the control unit GRIPone and two speed sensors. These, working in unison, check the conditions of rear grip of the motorcycle. When it's normal the unit is not active. When slip is detected above normal, the control unit reduce engine power until the spinning is restored. Once the rear tire grip come back to normal the control unit stop to reduce the engine power.
Preço – 720€ (Gripone Pro) ---------------------------------
IRC
Traction Control IRC PRO Version Based on base version PSC, Additional Features: - Wide set up possibilities: Each cut off parameter is settable - Modular power income after cut off - Speed limiter for Pit Lane - Settable Maximum engine speed on starrting grid - Choice of cylinders to be cut off, via software - Dynamic cut off in all cylinders: no cold or hot ones - Wide choiche of pulses number setup:
http://www.ircstore.com/irc_en/traction-control-pro.html
Preço: €1,200.01 ------------------
Nemesis
Via our exclusive arrangement with Competition Systems, we are now able to offer you the best traction control system on the market at a reduced overall cost, and with free track-side support.
Nemesis comes as standard with a pit-lane speed limiter and a quick-shifter input that suits all of the common quick-shifters on the market. Running your quick-shifter via the Nemesis system will improve its performance and your bike’s longevity because the unique Nemesis power reduction and soft-cut strategies can also be applied to your quick-shifter – so instead of a crude ignition cut, which can initiate a slide when changing gear mid-corner, and is very hard on your engine, gearbox and chain, you can have the power re-applied instantly, but in a smoother and more controlled manner – this reduces the possibility of a slide and is more gentle on your bike.
http://www.tracksense.co.uk/tractioncontrol.htm
Preço - £1490 + VAT (€1795 + VAT)
---------------------------------
Bazzaz
The Bazzaz Z-Fi TC Electronic Tuning Module features all these advanced functions: Plug-&-Play Traction Control, Integrated Smart Gear Quickshifter, Fuel Injection Commander (controls up to 8 injectors as standard)
Works off RPM rate of change data; no wheel speed sensors necessary
http://bazzaz.net/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=4&Itemid=181
Preço: $949.95 (770,345€).
--------------------------------
BMW – de origem
BMW was the first manufacturer to offer traction control on a production bike, although the Automatic Stability Control available on the 2007 K and R-bikes was never officially described as such. The Dynamic Traction Control on the S1000RR is properly named, and here's how it works. The first step is determining and comparing wheel speed, for which the S1000RR uses the anti-lock brake system's sensor rings. As such, DTC is only available on bikes equipped with the optional Race ABS. Engine rpm, throttle position and gear position are also sampled, as well as lean angle and rate of acceleration as determined by a pair of gyroscopes contained within a "sensor box" located under the seat. An updated BMSK-P (German for ECU) contains the microprocessors and software required to analyze the data, and references the selected drive-mode parameters before making a decision regarding when and how to curb power output. Factoring lean angle into the equation is what separates DTC from ASC and makes BMW's latest system dynamic. As you toggle through the four drive modes from Rain to Slick, the DTC not only increases the amount of permissible wheel slip, but also adjusts power delivery (via the bike's E-gas fly-by-wire throttle) depending on lean angle and the amount of throttle being applied, and also limits wheelies. The Race ABS settings are incorporated into that arrangement as well, one advanced feature of which is anti-lift control for the rear wheel under braking. The result is a beautifully integrated and flexible stability package. So what happens when the rear starts to spin, and how does the computer reign in the S1000RR's 174 horses? When tire slip is detected, the ECU curtails engine output by first retarding spark and, if needed, by adjusting the throttle butterflies and fuel flow. While the Ducati 1198S and MV Agusta F4 rely solely on altering the ignition angle and fuel flow to curb power, the BMW can actually close the throttle ever so slightly to arrest a slide and keep the tires in line. (http://www.motorcyclistonline.com/features/122_1007_traction_control_systems/)
-----------------------------
Ducati –de origem
Ducati's traction-control system (also dubbed DTC, for Ducati Traction Control), introduced on the '08 1098R, monitors wheel speed and controls power in much the same manner. Developed through the MotoGP and World Superbike teams, DTC was the first competition-grade traction-control system available to the public. The upgraded setup on the 1198S (and current 1098R, Multistrada 1200S and Streetfighter S) is exponentially smarter than that first system, and is destined to improve further as the race teams continue to refine the software. Ducati's system uses a separate, dedicated ECU that resides in the bike's tail and contains an accelerometer that registers lean angle and acceleration rate. Like the S1000RR, the 1198S also polls throttle-position, gear-position and engine-speed sensors. For every 100-rpm increment, there are hundreds of possible data combinations and corresponding digital responses. That sophistication is why the system functions so flawlessly; the only telltale sign is a slight backfire when the system is engaged. (http://www.motorcyclistonline.com/features/122_1007_traction_control_systems/) |
| | | RicardoP CBR 600F2
Número de Mensagens : 1967 Idade : 34 Localização : Portugal Mota/Modelo : Kawasaki ZZR 1400 Data de inscrição : 05/02/2012
| Assunto: Re: Controlo de tração agosto 10th 2012, 19:07 | |
| bazzaz para a nossa mota fica por 750 dolares no ebay, controlo de injeccao, de tracção e quick shift. pode é ficar preso na alfandega mas deve haver alguns vendedores europeus. posso-te é dar a ideia da jbs motos que agora com o desconto do forum o mesmo produto deve ficar nao muito longe desse preço, nacional e com garantia claro =), ja agora o rapidbike tambem tem controlo de tracçaõ mas nao o QShift, o navio está a vender um mas sem o TC. |
| | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Controlo de tração agosto 19th 2012, 09:35 | |
| Rapid bike também tem quickshift. Eu tive um com qs na altura não ti há Tc e não sei se já tem... |
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