Há algumas semanas atrás recebemos aqui na redação da MOTOCICLISMO uma
notícia que dava conta de que os especialistas alemães em KTM, a
Mototech, tinham criado um kit para transformar a nova naked Duke 690
numa desportiva “mono”, denominada de RC4 690R.
O objetivo da
Mototech era simples: criar uma moto capaz de performances elevadas em
pista e na estrada, leve e muito potente, baseando-se no motor
monocilíndrico mais potente do mercado, precisamente o da Duke 690, que
disponibiliza 70 cv de potência no seu formato de série.
Os fãs
da KTM mal podiam acreditar que a marca austríaca poderia fabricar algo
assim mas, de Mattinghofen as notícias seguintes foram uma desilusão,
pois não está nos planos da marca liderada por Stefan Pierer desenvolver
a sua gama desportiva, onde pontifica a RC8R, nas cilindradas
intermédias.
Após essa clarificação por parte da KTM, ficou a
ideia de que a denominada RC4 690R da Mototech, seria isso mesmo… apenas
da Mototech.
Mas o website holandês Oliepeil.nl publica agora um conjunto de imagens
que mostram a RC4 690R numa sessão de testes no circuito espanhol de
Alcarràs, o que volta a alimentar o sonho dos fãs (e aqui na redação) e
que, pode significar que a KTM decidiu envolver-se no projeto de uma
desportiva de média cilindrada aproveitando o excelente trabalho
entretanto efetuado pela Mototech.
Em relação ao protótipo em si,
sabe-se que as carenagens e posição de condução foram decalcadas da
mais potente RC8R, que o conjunto emagreceu 7,5 kg em relação à Duke 690
de série, foram efetuadas extensas modificações na caixa-de-ar, nos
controlos, no depósito de combustível e também ao nível do sub-quadro
traseiro.
E se os 141 kg de peso que a Mototech anuncia para o
seu conjunto são já de si impressionantes, então esta modificação ganha
nova dimensão ao aumentar a potência do motor monocilíndrico dos 70 cv
de origem, para uns musculados 80 cv (!!), melhorando ainda mais a
relação peso/potência.
Será que esta sessão de testes é apenas a Mototech a avaliar as
prestações da sua criação, ou a KTM percebeu que pode explorar este
projeto e está agora interessada em desenvolver uma desportiva “mono” de
média cilindrada?
Fonte:Motociclismo