O novo acordo de cinco anos, que levará o MotoGP à Bulgária de 2012 a 2016, foi assinado em Sofia pelo Director Executivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, e o Presidente da Federação de Motociclismo da Bulgária, Bogdan Nikolov, na presença do Presidente do Comité Organizador do Grande Prémio Búlgaro, Rumen Petkov, e do Presidente da Agência Estatal para a Juventude e Desportos, Vessela Letcheva. Na sequência da conferência de imprensa foi realizada mais uma reunião entre Carmelo Ezpeleta e o Primeiro Ministro da Bulgária Sergei Stanishev para mais discussões sobre o projecto.
O Director da Dorna, Carmelo Ezpeleta, comentou: “Este é o primeiro passo para levarmos o MotoGP à Bulgária, um projecto excitante para nós. O governo búlgaro demonstrou grande interesse em trazer até cá os Grandes Prémios e será um importante desenvolvimento para nós, principalmente porque nunca corremos aqui antes. Estamos muito confiantes na capacidade da Bulgária para receber e organizar Grandes Prémios de forma eficiente e segura.”
O encontro em Sofia também serviu para anunciar que a BNT, canal aberto de televisão, garantiu os direitos de transmissão exclusiva do Campeonato do Mundo FIM de MotoGP para 2009, o que dará à Bulgária a possibilidade de assistir a todas as corridas em directo.