Apresentada pela primeira vez aos importadores do grupo Piaggio numa reunião em Monte Carlo, a Aprilia desvendou as formas da nova Caponord – também referida durante algum tempo como a Tuareg.
Claramente baseada na plataforma da já conhecida Dorsoduro 1200, a nova Caponord utiliza a cada vez mais reconhecida “cara” da família Aprilia, onde se destaca o frontal inspirado na desportiva RSV4, e que é utilizado numa variedade de modelos da marca italiana, começando na pequena RS4 50, na RS4 125 e mais recentemente pela maxiscooter SRV850.
Os rumores apontam para que esta versão da Caponord esteja diretamente apontada para enfrentar a Ducati Multistrada e, por essa razão, a unidade motriz escolhida pela Aprilia será retirada da Dorsoduro 1200, um bicilíndrico em V com 130 cv de potência. No entanto, não será de estranhar que uma versão da Caponord com o motor da Dorsoduro 750 chegue aos concessionários um pouco depois da versão 1200 cc que estará incluída como modelo da gama Aprilia para 2013.
Apesar de enfrentar uma forte concorrência no segmento das maxitrail, a Aprilia deverá destacar a nova Caponord 1200 pelo pacote de eletrónica em vez de lutar na ficha técnica pelo menor peso ou maior potência.
De Monte Carlo surgiu a hipótese da marca italiana disponibilizar a Caponord 1200 com uma sistema de suspensão ativa – algo que a BMW apresentou na última edição do Innovation Day, ou ainda, transplantar o pacote de eletrónica utilizado na RSV4 ou na Tuono V4R, o aclamado APRC.
Para além de desvendar a nova Aprilia Caponord 1200, o grupo Piaggio voltou a mostrar aquela que será a nova Moto Guzzi California 1400.
Até agora pensava-se que esta nova California iria utilizar um novo motor VTwin 1.400 cc refrigerado por líquido mas, das imagens que conseguimos obter, a refrigeração por líquido não está ainda confirmada.
Fonte:Motociclismo