sem comentarios.. depois de ver este video até me senti mal...
A menina chinesa de dois anos, atropelada duas vezes e ignorada na berma da estrada, mantém-se em estado crítico. A mulher que a tirou da poça de sangue é vista como heroína e peça central do debate contra a apatia que se instalou numa China rendida à ambição económica. O vídeo contém imagens chocantes.
Qu Feifei, mãe de Wang Yue, a menina atropelada e deixada sem assistência na berma da estada, oscila entre o desespero e a esperança de voltar a ter filha nos braços. Passou todo o dia de terça-feira a falar com a pequena Yueyue, como é chamada pela família, através de uma janela entreaberta, no Hospital Militar de Guangzhou, no sul da China.
“Yueyue, dá à mãe outra oportunidade para te amar, sim?” Do outro lado do vidro, a menina não ouviu a súplica materna. Deitada, entubada, Yueyue permanece com actividade cerebral reduzida e com prognóstico muito reservado. “Conheço a minha filha… Ela é forte e vai acordar”, diz Qu.
A menina nao resistiu aos ferimentos. Acabou por falecer. RIP
Ricardo cbr CBR 150
Número de Mensagens : 156 Idade : 38 Localização : Palmela Mota/Modelo : 1000 rr Data de inscrição : 07/02/2011
pelo que ouvi dizer e vou "vender o peixe ao preco que comprei" tem tudo a ver com as leis de la... e mais caro parar e ajudar do k fugir e pagar apenas a multa... isto pq se parar sao obrigados a pagar as despesas hospitalares que sao mt elevadas.. se fugirem e forem apanhados mais tarde pagam apenas uma pequena multa por fugirem do local de acidente...
isto provavelmente deve-se as leis de control de população existentes..
nao deixa de forma alguma de ser extremamente revoltante...
mike77 CBR 250
Número de Mensagens : 221 Idade : 47 Localização : Ameal/ Torres Vedras Mota/Modelo : CBR 1000RR Data de inscrição : 13/07/2011
Os gajos que a atropelaram e todos os k viram e ignoraram deviam de ser fuzilados e dados aos porcos a comer! Cambada de filhos da put@, cabrões de merd@!
CBR F3 CBR 250R
Pendura : JORDANA
Número de Mensagens : 315 Idade : 42 Localização : SACAVEM Data de inscrição : 16/07/2011
Wang Weue, menina chinesa de apenas dois anos, morreu hoje no hospital militar de Guangzhou, na China, mais de uma semana depois de ter sido atropelada por dois veículos num mercado em Foshan.
No dia do trágico acidente, cerca de uma dúzia de pessoas passou por Wang Weue, carinhosamente apelidada de Yue Yue, enquanto jazia ensanguentada no chão do mercado. Durante sete minutos a bebé foi ignorada pelos transeuntes, sendo resgatada por uma mulher que passava e tentou colocá-la em local seguro, após o que também seguiu o seu rumo.
Uma câmara de vídeo registou todas as imagens e este caso, que chegou às televisões, levantou vozes de indignação por toda a China e nas redes sociais, dando mesmo origem à campanha online "Parem a apatia".
Moralidade chinesa posta em causa
As câmaras de vigilância vídeo existentes no mercado mostram claramente o duplo atropelamento de Wang Weue e o filme percorreu os meios de comunicação e as redes sociais na China e no resto do mundo. Na rede chinesa Weibo, equivalente ao Twitter, o tópico gerou mais de 4,5 milhões de posts e foi a história número um da semana.
O debate centra-se, sobretudo, no ponto em que se encontra a moralidade chinesa nos dias que correm. O individualismo, a indiferença e a passividade são cada vez mais comuns nas grandes metrópoles, especialmente nas sociedades em constante evolução.
A atitude dos transeuntes que ignoraram a menina desencadeou a campanha online "Parem a apatia", mobilizada na Internet pelos cidadãos chineses que apelam a uma mudança de atitude e a uma maior consciência moral daquela sociedade oriental.
Medo imposto aos bons samaritanos
A verdade é que orientações recentes por parte no Ministério da Saúde chinês aconselham os cidadãos a avaliarem corretamente as circunstâncias antes de se precipitarem na ajuda de alguém em aparente necessidade, salientando que medidas de auxílio inadequadas podem aumentar ou piorar as mazelas.
Num caso noticiado em 2006, uma idosa que caiu na cidade chinesa de Nanjing acabou por processar um condutor de autocarros que parou para a ajudar, acusando-o de a ter empurrado e exigindo-lhe uma compensação monetária. As gravações das câmaras de segurança mostraram posteriormente que o motorista estava inocente.
Situações como esta e muitas outras têm desmotivado o lado solidário dos cidadãos chineses. Em setembro deste ano, nas ruas da província de Hubei, um homem de 88 anos teve uma hemorragia no nariz que não conseguiu estancar, acabando por morrer sufocado. Só foi levado para o hospital 90 minutos depois do colapso, quando os familiares chegaram ao local onde até então todos os transeuntes o ignoraram.
Leis inadequadas que não protegem os bons samaritanos e os custos elevados na área da saúde têm também sido apontados como motivos para a indiferença e individualismo. Muitos chineses têm medo de acabar a pagar indemnizações ou contas de hospital.
Num questionário online realizado pela estação televisiva chinesa Phoenix Television , menos de 7% dos 20 mil inquiridos responderam que parariam para ajudar alguém. Mais de 45% afirmaram não estar disponíveis para qualquer tipo de ajuda enquanto 43% ajudariam apenas se existissem câmaras de vigilância por perto.
Mulher que ajudou a menina é uma heroína
Entretanto, o Governo da província de Guangdong ofereceu a Chen Xianmei, a mulher de 56 anos que retirou a menina chinesa do meio da estrada, a quantia 20 mil yuans (cerca de 2300 euros) pela ajuda prestada. "A Chen representa o que de melhor há na natureza humana", referiu a mãe de Wang Weue.
Vários donativos e contribuições já estão a ser recolhidos para ajudar a família da menina. Segundo os meios de comunicação chineses, os dois condutores que a atropelaram já foram detidos pelas autoridades.
LTmaverick CBR 600RR
Pendura : Vai a pé como eu :(
Número de Mensagens : 4036 Idade : 37 Localização : Paredes Mota/Modelo : Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Ex. CBR 600 Custom, Actual GSXR 750 Data de inscrição : 07/06/2011