Adquirir uma moto elétrica é um pensamento que cada vez mais motociclistas têm. Não só devido aos custos dos combustíveis que a cada dia que passa atingem valores recorde mas, também, todos os anos a indústria das duas rodas encontra novas formas de aumentar a autonomia das baterias elétricas.
Apesar de habitualmente as pessoas que vivem nas grandes cidades apenas percorrerem pequenas distâncias e, este tipo de veículos amigos do ambiente já conseguirem manter uma carga por um período aceitável, a verdade é que as pessoas querem ter a possibilidade de “atestar” a moto em poucos minutos e seguir caminho.
O governo da ilha de Taiwan, cada vez mais sobrepovoada de veículos (estima-se que 14 milhões estejam atualmente em circulação) e com a poluição a aumentar, decidiu dar início a um programa ambicioso que, para além de colocar à disposição 600 motos elétricas sem qualquer custo para quem as quiser utilizar, vai também instalar em duas das maiores cidades de Taiwan 60 postos de recarregamento e troca de baterias elétricas.
Estas estações de baterias próprias para motociclos e scooters vão permitir aos motociclistas parar, tirar a bateria usada e coloca-la a carregar na estação e, retirar uma bateria atestada de energia e usar na sua moto amiga do ambiente. Tudo isto não deverá demorar mais do que 5 minutos, o que é um fator imprescindível, tendo em conta o ritmo alucinante que se vive nas nossas cidades.
E você: se tiver a oportunidade de poder trocar a bateria de uma moto elétrica em menos de 5 minutos e seguir viagem, já pensava nestes veículos amigos do ambiente de outra forma?
Fonte:Motociclismo