T@go CBR 650
Pendura : ..............Sofia!!
Número de Mensagens : 5395 Idade : 48 Localização : Cascais Mota/Modelo : Hornet Data de inscrição : 01/05/2009
| Assunto: Marcas italianas “assaltam” as notícias com muitos rumores janeiro 5th 2012, 13:22 | |
| Parece que o início de 2012 está a ser bastante “quente” para alguns fabricantes italianos, nomeadamente a Ducati, a Moto Guzzi e a MV Agusta. Nem mesmo o clima de muita incerteza política e económica impedem os rumores de saírem para fora das fronteiras italianas.
O último conjunto de rumores aponta para que as três marcas apresentem algumas novidades dentro em breve. Quanto à Ducati, não será preciso ser um “génio” ou um adivinho para perceber que após o lançamento da muito aguardada 1199 Panigale, a marca estará a desenvolver a gama Panigale nas cilindradas mais baixas. Mais concretamente, a novidade pode passar por uma 799 Panigale.
Apesar da sua potência declarada ser uns assombrosos 195 cv e da sua arquitetura inspirada na competição ser demasiado radical, existem poucas razões para acreditar que a Ducati não tem nos seus planos um modelo que servirá para substituir a supersport 848.
Com o desaparecimento da gama 1198, a 848 permanece na gama Ducati em 2012 como o modelo “estranho” de Borgo Panigale. Um modelo que a substitua e que seja baseado na 1199 Panigale vai simplificar a produção na fábrica, pois muitos dos componentes poderiam ser utilizados nas duas motos.
Este último conjunto de rumores sobre uma possível “mini-Panigale”, refere ainda que o motor Superquadro terá uma cilindrada mais baixa do que o atual Testastretta 11º instalado na 848Evo. Com 750 cc disponibilizará menos potência do que os 140 cv da 848 mas, ficando-se entre os 120 e 130 cv, estará dentro do necessário para ser uma moto competitiva no segmento supersport, especialmente quando juntamos à equação todo o binário que um bicilíndrico disponibiliza.
Relativamente à Moto Guzzi, as notícias mais recentes apontam para a passagem a produção da concept V12 Strada, apresentada ao mundo pela primeira vez em 2009 (acompanhada pelas versões X e Le Mans). Durante dois anos ninguém ouviu falar nada sobre as ideias que a Moto Guzzi teria sobre estes conceitos idealizados por Pierre Terblanche mas, agora, parece que tudo se modificou.
De acordo com algumas fontes não identificadas, o grupo Piaggio, que é proprietário da Moto Guzzi, pediu o registo do nome “Moto Guzzi Strada”. Esta não seria a primeira vez que uma Guzzi utilizaria o nome Strada e, por essa razão isto não significa que a V12 Strada chegue a produção. De momento parece certo que qualquer nova Moto Guzzi venha a ser fabricada em volta do novo motor V2 de 1400 cc refrigerado por líquido.
Este novo motor já se encontra na lista de “coisas a fazer” da Piaggio há cinco anos e, encaixando na perfeição no conceito representado pela V12 Strada, será a primeira tentativa de dotar a gama Moto Guzzi de um motor verdadeiramente moderno.
Por último… a MV Agusta. A casa de Varese que continua nas mãos da família Castiglioni, decidiu também registar um nome só para si: “Rivale”.
Este nome não deixa perceber em que tipo de moto é que a MV o poderá utilizar mas, dentro dos vários projetos que a MV Agusta tem no seu departamento de pesquisa e desenvolvimento, é quase uma inevitabilidade que, dentro de muito em breve uma versão supermoto da F3 será apresentada.
De acordo com o designer responsável pela criação das F3 e F3 Brutale, Adrian Morton, o aspeto da nova supermoto que irá competir num segmento quase exclusivo à Ducati Hypermotard, já está finalizado e a sua apresentação está prevista para os grandes salões dedicados às motos, Colónia e Milão, sendo comercializada a partir de 2013.
Fonte:Motociclismo |
|