Num mundo em que os motociclistas são cada vez mais oprimidos pelos respectivos Governos, que estão numa ânsia, quase cega, de tomar medidas que invariavelmente acabam por significar mais impostos sobre os utentes mais desprotegidos nas estradas públicas, parece que os utilizadores de motociclos podem encontrar um “paraíso” a partir de 23 de Janeiro de 2012 na cidade de Londres.
Tudo porque, após anos de estudos teóricos (que custaram “milhões” de libras aos contribuintes) e que acabaram por ser comprovados na prática por uma experiência de 18 meses, os motociclistas londrinos vão poder passar a circular dentro da cidade nas faixas que até hoje estravam reservadas aos transportes públicos ou aos ciclistas, e que habitualmente nos referimos como faixas BUS.
A Cidade de Londres admitiu que a ideia das motos terem acesso às faixas BUS é afinal, uma ideia acertada, pois durante o período de experiência de 18 meses que já referimos, em que as motos puderam circular com algumas restrições nas referidas faixas BUS, as colisões e acidentes em que uma moto está envolvida diminuíram cerca de 40%!
Após o período de experiência nota-se também que, ao contrário do que os grupos de ciclistas afirmavam, as colisões entre uma moto e uma bicicleta dentro de Londres também diminuíram para números que até agora não se pensava ser possível atingir. Ficou assim demonstrado que os receios de que esta medida pudesse aumentar o número de acidentes, eram completamente infundados.
Parece que o Natal chegou mais cedo para os motociclistas londrinos.
Agora é necessário que noutros Países, nomeadamente Portugal e nas suas principais cidades (pelo menos!), a mesma medida seja adoptada pelos políticos que tanto gostam de comparar números e estatísticas europeias.
Ficamos à espera…
Fonte:Motociclismo