O projecto que está a sustentar esta nova marca britânica é, provavelmente, um dos mais interessantes que chegaram aqui à nossa redacção nos últimos tempos. A Enigma é uma marca que está agora a dar os seus primeiros passos no mundo das duas rodas mas, as pessoas que estão por detrás de tudo, têm já uma grande experiência.
A face visível do projecto Enigma 1050 é um antigo jornalista de motos Jim Lindsay. Ao longo dos anos, Lindsay conseguiu reunir uma vasta lista de contactos que, agora permitiram a concretização deste sonho. A colaboração inclui técnicos e apoio das marcas Tigcraft, K-Tech, Promach e também das jantes Dymag, estando por isso assegurado o “pedigree” da Enigma 1050.
A equipa acabou agora de fabricar o primeiro protótipo do quadro tubular, tipo treliça. O peso “pluma” anunciado para este elemento, apenas 8 kg (!), será uma direcção a seguir no restante conjunto de peças de elevada qualidade que a Enigma irá oferecer aos seus proprietários.
A equipa de Jim Lindsay tem a intenção de fabricar a Enigma 1050 como um modelo completo e pronto a circular mas, a moto também poderá ser adquirida como um kit, ou seja, às peças, estilo peças de Legos para adultos que gostem de motos.
O motor da Enigma 1050 – como já poderá ter adivinhado – é proveniente da Triumph, que utiliza este tricilíndrico na Speed Triple. Com as prestações desportivas asseguradas, a equipa da Enigma mostrou os primeiros esboços de como poderá ser o design final da moto mas, garantem que a este nível ainda está tudo “no ar” e que nada está decidido.
Com o primeiro protótipo do quadro agora finalizado e, tendo já iniciado o fabrico do braço oscilante, as previsões apontam para que a primeira unidade da Enigma 1050 esteja pronta para teste no circuito de Caldwell Park em Abril de 2012. Caso tudo decorra como planeado, a Enigma deverá conquistar uma base de fãs e clientes sólida para, dentro de mais alguns meses apresentarem novos modelos.
Fonte:Motociclismo