Esta é uma daquelas contagens que os pilotos preferem não ouvir falar! Preferem ser relembrados pelos seus feitos em cima da moto – títulos, pódios, pole positions, etc – e, não, pelos seus feitos com a moto no chão.
Com o fim da temporada do Mundial de Velocidade fizemos as contas para saber qual o piloto que mais vezes foi ao “tapete de asfalto” e, por essa razão, se tornou no melhor amigo dos fabricantes de carenagens.
Na temporada de 2011, contabilizando todas as três categorias do Mundial de Velocidade, o recorde caiu (literalmente!), nas mãos do piloto checo Karel Abraham da equipa CardionAB Ducati em MotoGP. No total (treinos e qualificações incluídos) Abraham sofreu 22 quedas ao longo da temporada, sendo que o resultado de uma delas foi mesmo a sua ausência de dois GP devido às lesões sofridas.
Nas Moto2 a “honra” coube ao azarado Axel Pons com 20 quedas, enquanto na última temporada das 125 GP, o especialista em quedas foi Niklas Ajo com um total de 16 quedas.
Destaque ainda para a prestação de Valentino Rossi na sua temporada de estreia aos comandos da “diabólica” Ducati Desmosedici. Rossi registou a sua pior temporada desde que se iniciou nos GP, sem vitórias e apenas com um pódio, tendo pelo caminho registado 12 quedas, igualando o número de quedas de Casey Stoner em 2010 e demonstrando que a moto da Ducati é mesmo bastante difícil de controlar.
Fonte:Motociclismo