Aproveitando a vantagem de “jogar em casa”, a empresa francesa Boxer Design está no renovado Salão de Paris para apresentar a sua primeira proposta em duas rodas: a Superbob.
Recolhendo todas as informações e conhecimentos que a Boxer Design conseguiu coleccionar ao longo dos 25 anos de actividade, e aproveitando a parceria com os especialistas em motores Akira Technologies (empresa por detrás do motor V4 da equipa Inmotec de MotoGP), a Superbob revela ser a verdadeira surpresa do certame francês.
Com o motor VTwin de 997 cc com o ângulo dos cilindros a 88º, a Superbob apresenta alguns números de respeito na sua ficha técnica: 158 cv de potência e um peso de 199 kg a cheio. Tudo está ancorado num quadro tipo monocoque (parece que esta solução é a última moda no mundo do motociclismo) fabricado em fibra de carbono.
Com um design que irá despertar as mais variadas sensações “amor-ódio”, a Boxer Design Superbob tem ainda outra carta escondida na manga! Estamos a falar de um turbo de pequenas dimensões (0.3 a 0.6 bar), responsável por uma subida de rotações mais rápida do que o habitual. Claro que para se tornar mais “utilizável” em estrada, este turbo está controlado por um conjunto variado de sistemas, incluindo o ECU da moto que disponibilizará vários mapas de funcionamento.
Como habitualmente acontece nestes modelos, a exclusividade pode encontrar-se um pouco por todo o lado. As jantes forjadas são da Marchesini, o sistema de travagem completo é da Brembo e as suspensões estão a cargo dos especialistas suecos da Öhlins, entre outros pormenores, como o tampão do depósito de combustível maquinado em alumínio.
A Superbob é um conceito criado para uma utilização citadina mas, a Boxer Design pensa que quem decidir que a quer levar para umas voltas em circuito poderá fazê-lo facilmente e encontrar uma potência extra através da afinação do turbo.
A Boxer Design afirma que pretende produzir a Superbob num espaço temporal que não será superior a dois anos, já têm todas as ferramentas necessárias para o fazer e, apenas esperam que a concept apresentada no Salão de Paris suscite interesse suficiente para tornar o projecto viável do ponto de vista financeiro. Quanto ao preço a que será proposta – caso chegue a produção, a Superbob deverá apresentar um valor elevado.
Fonte:Motociclismo