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Autor | Mensagem |
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sentinela CBR 600F2
Pendura : Marina_mas só no 207...ou corsa!!!
Número de Mensagens : 1545 Idade : 36 Localização : lisboa Mota/Modelo : yamaha dtr 125 sm/ el traidora: GSX-R 1000 K5: ex: 600rr do bafolas Data de inscrição : 08/12/2009
| Assunto: autumoveis a gpl novembro 26th 2011, 14:47 | |
| boas pessoal
entao é assim tenho um carro ca em casa que basicamente bebe mais que eu lol
entao surgiu a ideia de o colocar a gpl, ja se contactou uma empresa que instala esses kit e em cerca de 11/13 meses fica pago o investimento.
agora a duvida o gpl realmente e bom? fiabilidade? cuidados? manutençao? é que o carro tem 5 anos e foi comprado novo e nao queria nada que ele tivesse problemas porque nunca os teve. |
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 26th 2011, 16:18 | |
| Quanto ao motor, nao tens qualquer tipo de problemas. Antes pelo contrario repara, o GPL é uma fonte de energia muito menos poluente, emissões CO e outros poluentes derivados das queimas de combustíveis fosseis são bastante inferiores.
Então se a queima é mais "pura" polui muito menos, outra vantagem acrescida è a dos residos carbonosos que são drasticamente inferiores o que te vai prolongar a vida do motor, por este não acumular "carvão" em válvulas, velas etc. Até o óleo mantém as suas características durante mais tempo.
em termo de comparação, podes sempre experimentar a fazer uma pequena colheita de óleo do motor antes da alteração e anotar o nº de kms, depois da transformação e quanto o motor voltar a ter os mesmos kms, volta a efectuar nova colheita, e então faz o teste, numa folha de papel branco, coloca uma gota do 1º óleo e na segunda folha uma gota do 2º óleo, depois tira as tuas conclusões.
Claro que nem tudo são mares de rosas, e existem desvantagens como por exp n poderes estacionar em garagens comuns, como nos hipers por exp. alguma redução de espaço na bagageira, mesmo utilizando deposito a colocar no local do pneu suplente, ficas sem local onde guardar o mesmo, e acabas por deixar de andar com a roda.
Espero ter te deixado ainda com mais duvidas ehehehe |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 26th 2011, 16:21 | |
| - Maddog escreveu:
- Claro que nem tudo são mares de rosas, e existem desvantagens como por exp n poderes estacionar em garagens comuns, como nos hipers por exp.
Isso se já não mudou, está para mudar. Se a instalação GPL for de acordo com a norma xpto que agora não sei o nome/número, passa a ser possível estacionar até ao -1.... |
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 26th 2011, 16:43 | |
| Sim, desde que o estacionamento cumpra as normas em referencia, porque apesar desse DL. tem de haver adaptação do estacionamento, no respeita a extracção/ventilação e analisadores de atmosférica. |
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TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 26th 2011, 18:09 | |
| Caro amigo,
Eu tenho um civic de 93 a GPL.
Desvantagens:
- Consome mais que a gasolina (incremento de 20% a mais) mas compensa na mesma. Isto acontece por o sistema ser antigo num carro antigo. Nos carros novos o consumo é identico penso. - É preciso afinar as válvulas a todos os 50000km se não lá se vai o relanti! - É necessário ter um óleo a pingar todos os 10s para as válvulas para lubrificar (chama-se flash-lube) e esse óleo é carote. - Fiquei sem a roda suplente.
Vantagens:
- Dá pontos a dobrar na GALP (para os vales de cinema LOL) - Não aumenta de preço quando aumenta a gasolina - E claro que compensa porque actualmente está a 0,791 na Galp por litro nas AE. Cá fora é um pouco mais barato mas eu só ponho em AE/2º circular.
Qualquer coisa, dá uma apitadela.
PS: o meu sistema é da BRC.
Abraço, Tiago Matias |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 00:18 | |
| Estou a pensar trocar de carro em 2012 e tenciono comprar a Gasolina para poder meter GPL... |
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SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 03:23 | |
| Mas já me disseram que tambem poderia ser prejudicial se andar sempre a gas,pois a gasolina contem agentes lubrificantes,e o gas nao,logo convem andar a gasolina de vez em quando para que o motor tenha lubrificacao sem ser do carter... |
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Teofilo CBR 650
Pendura : Monoposto, I'm a a lonely
Número de Mensagens : 5534 Idade : 37 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR600RR 2008 Data de inscrição : 15/01/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 09:59 | |
| acho que ja foi tudo dito e bem. . .
o carro pega sempre a gasolina e so depois e que passa para gas. . .
a lubrificaçao da gasolina e quase nula. . .
ja alguma vez tiveste contacto com gasolina nas maos??
eu ja e parece quase agua. . .
a lubrificaçao fica a cargo do oleo do motor. . . |
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Antonio74 CBR 250
Pendura : Susana Henriques
Número de Mensagens : 200 Idade : 49 Localização : Mem Martins Mota/Modelo : Honda CBR 600 F Data de inscrição : 10/07/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 10:23 | |
| Boas pessoal. Tive um carro a GPL, um Renault Clio 1.2 de 1991 e acho que está quase tudo excepto que o carro pega com o combustível que estava a usar no momento de paragem e o carro perde potência, pois como a combustão é mais fraca (daí os 20% a mais) leva a que se pise mais no acelerador. Realmente, antes de vender o Clio, o relenti não estava muito bom, talvez devesse ter falta de uma afinadela. Achei curioso na altura é o sistema de GPL que o Clio usava, era um bico de fogão, mas invertido, ou seja, era um anel que debitava o gás para o interior e ficava instalado por baixo do filtro do ar. Também tem uma vantagem engraçada, com os 2 depósitos cheios, faz-se mais quilómetros sem parar Existe a particularidade que quando se passa de gasolina para gás, tem de se meter em modo neutro, deixar acabar a gasolina e depois colocar o gás em acção. No modo inversão, pode-se passar logo de gás para gasolina. Fazia muitas vezes isso quando precisava de toda a potencia (que era pouca 60 Cv ) para fazer umas subidas. Cumprimentos |
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SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:24 | |
| - Teofilo CBR600RR escreveu:
- acho que ja foi tudo dito e bem. . .
o carro pega sempre a gasolina e so depois e que passa para gas. . .
a lubrificaçao da gasolina e quase nula. . .
ja alguma vez tiveste contacto com gasolina nas maos??
eu ja e parece quase agua. . .
a lubrificaçao fica a cargo do oleo do motor. . . Se andar quase sempre a gas,o motor é lubrificado so com o oleo do motor,por isso é que digo que convem andar de vez em quando a gasolina,e nao só no arranque!! |
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F1CT1C10U5 Administrador
Pendura : A Maria!
Número de Mensagens : 16293 Idade : 45 Localização : Casal da Silveira - Lisboa Mota/Modelo : 2008 Honda CBR 1000RR '¹³' Data de inscrição : 12/05/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:25 | |
| Então mas o óleo de motor não está lá para isso mesmo? |
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TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:27 | |
| SbKrR, o sistema flashlube colmata essa deficiência de lubrificação do GPL.
http://www.flashlube.com/en/component/content/article/8.html |
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TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:28 | |
| - F1CT1C10U5 escreveu:
- Então mas o óleo de motor não está lá para isso mesmo?
Não percebo de mecânica mas a lubrificação que sempre ouvi falar ser deficiente só com o combustível GPL é a lubrificação das válvulas e não do motor em si. |
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:28 | |
| Nao entrem por essa questao da lubrificaçao.
ha uns anos atras...as gasolinas tinham chumbo, quando apareceram as gasolinas ditas verdes, 98o e 95º tambem houve uma enorme polemica em torno disso e que os carros antigos iam todos gripar e etc.....
vejam quantos carros dos anos 70 andam ai a rolar com a 95oct. eu tive um datsum 1200 e espetei lhe cerca de 70mil em 3 anos, e nunca gripou
MITOS URBANOS!!! |
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TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:34 | |
| Maddog,
Reitero que não percebo nada de mecânica, mas já tenho 150000km com GPL.
Antes de ter o flashlube as válvulas desafinavam-se de 25 em 25 mil km... Agora aguentam-se cerca de 60000. E isto é verdade, o relanti ficava super instável ao ponto de em neutro o motor ir abaixo!
"Estando o motor a trabalhar a GPL (gás), não existe lubrificação na zona da cabeça do motor que seria feita pela gasolina (embora vaporizada, é líquida). Este facto aumenta a temperatura da cabeça do motor devido ao atrito, e pode levar ao desgaste prematuro das válvulas, sedes, etc."
Uma explicação que arranjei, não sei se certa ou não... |
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SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 22:35 | |
| - TiagoMatias escreveu:
Não percebo de mecânica mas a lubrificação que sempre ouvi falar ser deficiente só com o combustível GPL é a lubrificação das válvulas e não do motor em si. Isso nao sei...o meu mecanico é que me disse que convem andar a gasolina de vez em quando para que a gasolina tambem lubrifique,agora o que nao sei,nao sou mecanico.... E essa parte de afinar valvulas tambem acho que é verdade,já andei num carro a gas(que acabou por arder)mas nao era meu... |
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 23:03 | |
| Calma lá..... o óleo de lubrificação está presente e em todas as peças moveis do motor, cabeça (armada) inclusive, mas claro que á sede das válvulas não chega, ai apenas entra a mistura comburente/combustível (ar/gasolina). Mas de resto, veios, touches, balancetes etc tudo é lubrificado.
O arrefecimento é feito por liquido, que efectua as permutas de calor por todo o circuito. Embora o óleo também carregue parte dessas temperaturas elevadas, acumuladas na cabeça do motor.
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SbKrR CBR 600F4i
Pendura : O meu PIT adoraria :)
Número de Mensagens : 3262 Idade : 40 Localização : Torres Novas Home/ STR Work Mota/Modelo : Actual: Honda Cbr 954 RR Sc50 ex-Suzuki Bandit 600N;ex- Sachs V5;ex- Zundapp Z3 Data de inscrição : 27/06/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 23:10 | |
| Tal como disse,tambem nao percebo nada de mecanica automovel/motos,só mesmo de mecanica industrial....
Agora o que digo foi pelo o que ouvi,nada de concreto me foi mostrado/falado... |
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pikaxu CBR 125R
Pendura : Helder (filhote)
Número de Mensagens : 117 Idade : 50 Localização : Santarém Mota/Modelo : BTT do Continente Data de inscrição : 08/05/2011
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 23:37 | |
| - TiagoMatias escreveu:
- Maddog,
Reitero que não percebo nada de mecânica, mas já tenho 150000km com GPL.
Antes de ter o flashlube as válvulas desafinavam-se de 25 em 25 mil km... Agora aguentam-se cerca de 60000. E isto é verdade, o relanti ficava super instável ao ponto de em neutro o motor ir abaixo!
"Estando o motor a trabalhar a GPL (gás), não existe lubrificação na zona da cabeça do motor que seria feita pela gasolina (embora vaporizada, é líquida). Este facto aumenta a temperatura da cabeça do motor devido ao atrito, e pode levar ao desgaste prematuro das válvulas, sedes, etc."
Uma explicação que arranjei, não sei se certa ou não... Boas,eu vendi ha pouco tempo um peugeot 405 1.4 GR no qual mandei instalar o GPL logo na altura em que foi legalizado (cerca de um mês depois) o meu carro que o meu pai comprou novo a estrear em 10/1991 ainda era de carburador logo levou o sistema aspirado (aquele que o António se refere)quando ainda tinha 7000Km(sim sete mil,esteve uns anitos fechado numa garagem)vendi-o a cerca de um ano atras com +/- 180.000 feitos na totalidade a GPL,apenas usava gasolina para ir á inspecção anual e uma ou outra vez quando ficava sem GPL por desleixo, lol,nunca aquele motor levou qualquer tipo de afinação em valvulas ou no que quer que fosse,relantim nunca teve problemas,apenas queimou uma junta de cabeça devido a um pseudo mecânico,desses do desenrasca que não mudou a bomba de agua na altura da distribuição e como tal sendo a bomba de origem acabou por se desfazer e dar o resultado esperado. Claro que não ha 2 motores iguais mesmo no mesmo modelo,hoje ainda não tenho outro GPL mas será o próximo pois apesar de ter um megane diesel já com mais de 300.000KMs (tambem sem qualquer tipo de problemas) continuo a preferir o GPL. Peço desculpas pelo "testamento",um abraço e boas curvas. |
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 27th 2011, 23:46 | |
| é Isso mesmo Pikaxu, a malta precisa é de varias opiniões e testemunhos como o teu.l
agora a serio, obviamente como em tudo existe uns a favor outros contra...
já agora...para quando motas a GPL LOLOL |
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TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 28th 2011, 00:39 | |
| Pois, isto das válvulas também depende de carro para carro. Eu estava a dar o meu exemplo, o mecanico diz que os civics tem as válvulas macias.
Em jeito de conclusao, acho que o investimento de um sistema de GPL para quem faz muitos km é uma escolha sensata. É preciso ter uns euros para investir, mas passado uns anos compensa =)
Abraço, TM |
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sentinela CBR 600F2
Pendura : Marina_mas só no 207...ou corsa!!!
Número de Mensagens : 1545 Idade : 36 Localização : lisboa Mota/Modelo : yamaha dtr 125 sm/ el traidora: GSX-R 1000 K5: ex: 600rr do bafolas Data de inscrição : 08/12/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 28th 2011, 21:43 | |
| boas
desde ja obrigado pelos depoimentos de todos, fiquei esclarecido.
de empresas que procurei na net so vi uma mas era no porto, em lx ou arredores alguem sabe dizer alguma?
e ja agora qual o preço medio de uma instalaçao num carro a injectores 1.4cc |
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pikaxu CBR 125R
Pendura : Helder (filhote)
Número de Mensagens : 117 Idade : 50 Localização : Santarém Mota/Modelo : BTT do Continente Data de inscrição : 08/05/2011
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 29th 2011, 00:36 | |
| - sentinela escreveu:
- boas
desde ja obrigado pelos depoimentos de todos, fiquei esclarecido.
de empresas que procurei na net so vi uma mas era no porto, em lx ou arredores alguem sabe dizer alguma?
e ja agora qual o preço medio de uma instalaçao num carro a injectores 1.4cc Boas noites,passa por aqui: http://forum.autogas.pt/forum/ regista te que lá podes tirar quase todas as duvidas que possas ter em relação ao GPL,tambem hesiste lá uma lista actualizada de todos os instaladores devidamente credenciados para o efeito,tal como opiniões de users sobre os mesmos,se fosses de mais perto recomendava te a GazMotor em Vila Chã mesmo na entrada do Cartaxo aqui na zona de Santarém,uma que NÃO recomendo sobre hipotese alguma é a Kimawal (nem sei bem se é assim que se escreve tal não é a raiva com que lhes fiquei) além de Santarém tinha em Rio Maior e em Lisboa penso que na zona da Pontinha. Neste link : http://www.portugal21.com/pt/santarem/ourique/gasmotor/index.htm tens o email da Gazmotor,manda um mail para eles com as caracteristicas do teu carro a pedir um orçamento sem compromisso que eles respondem na boa,o meu ultimo enlatado era um xsara 1.8i 16V e deram me um orçamento de cerca de 1500 aéreos,qualquer coisa dispõe,abraço e boas curvas. |
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FLORES CBR 400RR
Pendura : ALWAYS ALONE
Número de Mensagens : 614 Idade : 47 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR954RR;Ex-YZF600R Data de inscrição : 28/12/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 29th 2011, 10:13 | |
| O meu pai teve 2 carros a gpl (bmw e saab), os 2 deram problemas mais tarde de válvulas. A minha cunhada tem um toyota corolla a gpl há uns 4 anos, agora levou uma despesa de 1.000 euros na cabeça do motor, o mecânico diz que têm muito mais desgaste a gpl. Tenho a sensação de que andam a poupar com o gpl para depois gastarem mais tarde em reparações.... Atenção que estes são os casos que conheço, muito haverão que não dão chatices. Pessoalmente não optava pelo gpl. |
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Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: autumoveis a gpl novembro 29th 2011, 11:16 | |
| Mas os carros se funcionarem a gasolina não avariam?? Porque é que a culpa tem de ser do GPL?
_________________________________________ https://www.youtube.com/SilverBulletR1 |
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