A Dainese apresentou anteriormente e após um longo período de desenvolvimento o sistema de airbag D-air. Com a sua eficácia comprovada por vários pilotos, a marca italiana apenas tinha um “calcanhar de Aquiles”: o custo deste sistema.
O D-air apenas podia ser adquirido em conjunto com um fato de competição da Dainese e, se só por si o fato de competição já acarreta custos elevados, somando o valor do D-air… a lista de clientes diminuiu muito.
Mas a solução para quem pretendia ter o D-air a um preço mais acessível e sem ter de utilizar um fato completo de competição está a chegar: o D-air Street está em fase de processo de homologações finais e, ao que tudo indica, a Dainese vai disponibilizar este colete com airbag em meados de 2012.
O sistema D-air Street é especificamente desenvolvido para uma utilização em estradas públicas, e o sistema é composto pelo “Motorcycle Kit” (MKit) e ainda por um colete que se utiliza por cima de qualquer convencional blusão de motociclista, ou por um blusão especifico da Dainese que já contém o airbag no seu interior.
O MKit é basicamente o “cérebro” do sistema. Dois acelerómetros são instalados na moto – um debaixo do assento e outro na forquilha -, e também um sensor de quedaque está ligado directamente ao painel de instrumentos da moto e mostra informações do estado do sistema e motociclista.
O sistema de airbags é composto por duas unidades com um volume individual de 12 litros, accionados por geradores a gás que por sua vez são alimentados por baterias eléctricas que têm uma autonomia de 30 horas e demoram cinco horas a carregar.
A Dainese desenvolveu o D-air Street para proteger a espinha dorsal do motociclista e, mesmo a utilização de um neck-brace não será problema, pois este airbag é capaz de funcionar em conjunto com o brace.
Fonte:Motociclismo