A Ducati já mostrou o seu novo protótipo para atacar a próxima temporada da categoria de MotoGP, em que vai voltar a contar com os pilotos Valentino Rossi e Nicky Hayden.
Desde a o GP de Misano que a marca italiana estava a testar novidades ao nível do quadro da sua Desmosedici 800 cc mas, agora chega a vez de mostrar a nova moto de 1000 cc: a GP0 ou GP “experimental”, de acordo com o directo técnico Fillippo Preziosi.
Durante os próximo dois dias no circuito espanhol de Valência, Preziosi espera dar aos seus técnicos e engenheiros em Borgo Panigale um rumo para seguirem no desenvolvimento desta nova moto e, por essa razão, a moto que aparece nas imagens não será a que veremos em acção durante 2012 e é por isso que foi denominada de GP “experimental”.
A nova Desmosedici vai medir forças em pista pela primeira vez sob o olhar público, com as suas adversárias Honda e Yamaha, mas Preziosi afirmou que “não esperamos dar neste teste um passo em frente na performance porque a moto é mais ou menos a mesma de até agora, apenas com nova tecnologia (novo quadro dupla trave em alumínio visível nas imagens). Mas será um teste importante para nós para podermos entender melhor esta tecnologia. Acreditamos firmemente que estamos a seguir a direcção correcta, mas os nossos adversários têm uma vantagem e não é fácil de afirmar se e quando é que iremos juntar-nos a eles. Esta moto que vão ver não será a que vamos utilizar na primeira corrida, esta é uma moto experimental, um verdadeiro protótipo que dará aos nossos designers os objectivos a atingir no futuro”.
A equipa e, principalmente, Rossi e Hayden – que apenas conseguiram em 2011 um pódio cada um – esperam que as alterações efectuadas na nova “mil” e a utilização de um “convencional” quadro de dupla trave em alumínio melhorem o “feeling” que os pilotos Ducati necessitam para pilotar a Desmosedici nos limites.
Fonte:Motociclismo