A divulgação das primeiras imagens da nova Honda CBR1000 RR Fireblade foi acompanhada com uma sensação de desilusão, da parte dos motociclistas que esperavam uma mudança radical nesta superdesportiva, nomeadamente ao nível do motor que muitos desejavam fosse um V4.
Apesar de não termos ainda confirmações oficiais sobre dados técnicos da nova “Blade”, a MOTOCICLISMO pode garantir que dentro em breve a moto será apresentada de forma oficial e poderá saber tudo aqui em www.motociclismo.pt . Também podemos confirmar que as informações que publicámos quando a moto foi “apresentada” por um concessionário de Hong Kong estão também correctas.
Agora chega a vez de sabermos um pouco mais sobre a tecnologia que a Honda preparou para a sua nova superdesportiva “mil”: estamos a falar do acelerador com um sistema completamente novo fly-by-wire. A equipa oficial da marca no Mundial de Superbikes, a Ten Kate, confirmou que este sistema será homologado para competição e estrada.
Ao que conseguimos apurar, a Honda desenvolveu este sistema fly-by-wire de forma a trabalhar em conjunto com um ainda mais avançado sistema de travagem C-ABS e, também, será de esperar que os engenheiros japoneses tenham criado de raiz um sistema de controlo de tracção.
Para quem ainda não sabe o que é um sistema fly-by-wire, relembramos que a Yamaha foi a primeira marca a colocar à disposição do comum motociclista há alguns anos atrás, na altura um exclusivo da supersport YZF-R6. Hoje em dia já outros modelos seguiram essa tendência.
Este sistema essencialmente elimina a ligação física entre o punho direito e os injectores de combustível. Com o fly-by-wire (conhecido também por nomes como drive-by-wire, entre outros), quando o condutor roda o acelerador, o computador de bordo da moto analisa um conjunto variado de factores como as rotações, a posição do acelerador, a relação de caixa engrenada, a pressão de ar no sistema de admissão ou a temperatura do ar, calculando depois a quantidade exacta de combustível que tem de ser fornecida ao motor, conseguindo a melhor performance possível em todos os momentos.
Fonte:Motociclismo