Diogo Vieira venceu o Trial Indoor da Maia, igualando o rival Pedro Sousa na tabela do Campeonato Nacional da modalidade. O triunfo apenas ficou decidido no confronto directo travado nas “paralelas”, a última zona de obstáculos da prova maiata, mantendo em “suspense” o numeroso público presente.
O dia era de festa para o Moto Clube do Porto, organizador do evento, que encerrou as comemorações dos seus 25 anos de existência com uma recriação dinâmica do logotipo da colectividade. Antes disso, a prova de Trial concitou as atenções, tanto mais que o vencedor só foi apurado no último obstáculo.
No espaço fronteiro ao edifício da Câmara Municipal da Maia, os cinco pilotos participantes encontraram quatro zonas de obstáculos concebidas com caixas metálicas de diferentes formatos, e uma outra que aplicava pedras como "matéria-prima". Os concorrentes percorriam as cinco zonas nos dois sentidos, terminando a acção com as "paralelas", na qual se defrontam directamente pares de pilotos.
Após a primeira passagem, Diogo Vieira estava na frente com 5 pontos de penalização, menos 2 que Pedro Sousa. Porém, este último "limpou" o percurso na segunda volta, enquanto Vieira averbou 2 pontos. Ou seja, chegaram às "paralelas" rigorosamente empatados.
O público entusiasmou-se com este cerrado duelo e não perdeu "pitada" do momento decisivo. Então, em confronto directo na zona das "paralelas", Diogo Vieira garantiu a vitória, ao passo que Sousa, além de derrotado pelo rival, ainda penalizava mais 1 ponto por ter assente um pé no terreno. Sem entrar nesta luta, Pedro Maia foi 3.º classificado, seguido de Filipe Paiva e Nuno Castro.
Assim, o Campeonato de Trial tem agora duas provas disputadas, com Pedro Sousa e Diogo Vieira em rigorosa igualdade pontual. O campeão de 2011 será conhecido na jornada em falta, em data e local ainda a designar.
Fonte:Motociclismo