Battaini em pista com nova Ducati Desmosedici GP12
No total foram três dias de testes privados que a Ducati passou no final da semana passada no circuito de Mugello, sendo que Valentino Rossi marcou presença no último dia de testes gastando assim mais um dia de testes (já utilizou seis dos oito dias que tem disponíveis) com o protótipo de 2012, a Desmosedici GP12 com 1000 cc.
Mas o grande interesse nestes testes da Ducati acabou por ser a possibilidade da marca italiana ter estado a testar um novo tipo de quadro, agora fabricado em alumínio. Alguns rumores, apoiados num conjunto de esquemas em papel, parecem indicar que a Ducati aliou-se ao fabricante de quadros FTR e pela primeira vez levou para a pista esta nova solução.
Apesar dos responsáveis da FTR terem recusado efectuar qualquer comentário em relação a estes testes em Mugello, acabaram por confirmar que estão mesmo a colaborar com a Ducati numa série de novos projectos.
No entanto, e através de uma análise às imagens que dispomos da última sessão de testes com a GP12, Rossi e o piloto de testes Franco Battaini, deverão ter mesmo utilizado pela primeira vez um novo quadro fabricado em alumínio. A zona do quadro perto do pé do piloto é bastante diferente dos protótipos GP11 e GP11.1, enquanto o sub-quadro traseiro também apresenta diferenças significativas.
De acordo com o site GPone.com, “Il Dottore” registou a sua melhor volta em 1’48.5s, o que demonstra uma evolução bastante positiva em relação a sua performance na sessão de qualificação do GP de Mugello com uma 800 cc, em que na altura qualificou-se com um tempo de 1’49.9s. Será já o efeito do novo quadro?
No final do teste Rossi mostrou estar bastante satisfeito com os progressos conseguidos pela Ducati Corse nos últimos tempos, assegurando que “estamos a caminhar no caminho certo para a próxima temporada”.
O homem responsável pelas Desmosedici de MotoGP, Filippo Preziosi, apesar de todas as criticas que a sua criação com um quadro fabricado em fibra de carbono tem sido alvo ao longo da temporada, continua a esconder o jogo mostrando-se surpreso pela hipótese da Ducati testar um quadro em alumínio
“Estamos a fabricar um quadro em alumínio? Não sabia… Já testámos um quadro desse tipo em 2009. Não é uma ideia nova. Não é o material que faz a diferença é o design. Estamos a estudar novas soluções de chassis para permitir curvar melhor e obter um feeling melhor.”
Se a Ducati utilizou ou não um novo quadro em Mugello é quase impossível de confirmar pois as carenagens conseguem esconder muita coisa. Mas é quase certo que a marca italiana deverá desistir da solução em carbono para o próximo ano, apesar de Preziosi se mostrar surpreendido com esses rumores
Fonte:Motociclismo