Francisco Casqueiro foi o mais pontuado em Portimão, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Supermoto. O piloto espanhol ganhou a primeira manga, foi 3.º na outra corrida e juntou-se ao grupo com pretensões ao título, sendo que André Leite é o novo comandante da competição.
A estreia do Supermoto no novo Kartódromo de Portimão foi bem sucedida. Os 13 pilotos presentes apreciaram a elevada qualidade do circuito, rodando num traçado com 1670 metros de perímetro, dos quais cerca de 200 metros em piso de terra. O público aderiu em bom número, e numa tarde de calor intenso as corridas voltaram a ser bastante interessantes. Tudo somado, a jornada constituiu também oportuno teste para a prova do Campeonato do Mundo, a disputar em finais de Setembro.
A primeira manga foi especialmente movimentada, pois os três primeiros classificados no Campeonato registaram contratempos. Luís Ferreira caíu logo na primeira volta, ficando a moto "enganchada" com a de Ricardo Teixeira, e com o tempo perdido Ferreira foi apenas 8.º classificado. Já Nuno Pinto caíu duas vezes (na terceira e na sétima voltas), terminando em inexpressivo 11.º lugar. Por sua vez, André Leite cometeu falsa partida e teve de parar duas vezes, porque no primeiro "stop & go" de 5 segundos não cumpriu o tempo de paragem estipulado.
Entre tantas peripécias, Francisco Casqueiro instalou-se cedo na liderança e manteve esse posicionamento para conquistar a sua primeira vitória, com 7,8s de avanço sobre Luís Charana. Apesar das paragens já referidas, André Leite ainda conseguiu ser 3.º classificado, a um décimo de Charana. Mais distante, a 40,4s do vencedor, João Silva assinalou aqui o regresso à modalidade com o 4.º lugar.
A segunda manga teve resultados mais ajustados à hierarquia observada nas provas anteriores. Nuno Pinto foi o único comandante e regressou aos triunfos, com 4,7s sobre Luís Ferreira. Porém, este último só a quatro voltas do fim conseguiu desalojar Casqueiro do 2.º posto, após renhido despique que também envolveu André Leite, 4.º classificado. João Silva foi agora 5.º, enquanto Ricardo Teixeira repetiu o 6.º posto.
Com estes resultados André Leite é o novo líder do Campeonato, mesmo sem ter ganho qualquer manga mas com presença sistemática entre os quatro primeiros em cada prova. No entanto, as diferenças continuam mínimas entre os homens da frente, com a novidade de Francisco Casqueiro estar agora muito próximo do trio da frente. O "Nacional" de Supermoto completou aqui a sua primeira metade, e prossegue a 10 de Setembro, em Braga.
Fonte:Motociclismo