A equipa que lidera de forma quase incontestada o Mundial de Supersport, a ParkinGO Yamaha, liderada pelo italiano Giuliano Rovelli, parece querer subir de categoria para o Mundial de Superbikes na próxima temporada. Esta intenção já foi publicamente assumida por Rovelli e poderá significar que a Yamaha continuará a estar representada em Superbikes.
A ligação entre as partes iniciou-se esta temporada quando, de forma inesperada, a ParkinGO terminou a parceria com a Triumph e imediatamente foi recuperar as Yamaha YZF-R6 que tinham sido campeãs dois anos antes. Os resultados não podiam ser melhores e, agora, Rovelli quer aproveitar para passar de categoria.
A possibilidade de utilizar as Yamaha R1 é forte mas, Rovelli já afirmou que tal decisão apenas será tomada no caso da Yamaha decidir apoiar a equipa em termos técnicos, um pouco à imagem do que acontece com a Ducati e a Althea Racing
“Depois do que fizemos em Supersport gostaríamos de repetir essas conquistas numa categoria mais alta. Mas estamos interessados em colaborar! É necessário que exista vontade da Yamaha e necessitamos de encontrar uma solução para que isto aconteça.”
No caso desta situação se verificar, a Infront Motorsports de Paolo Flammini, já fica um pouco mais “aliviada” pois o seu principal campeonato está a sofrer em termos de motos em pista e, com o abandono da Yamaha o campeonato perderá uma das suas principais equipas (outra equipa que está em vias de abandonar é a Alstare Suzuki).
E se a proposta da ParkinGO ainda está em cima da mesa de negociações, já os dois pilotos que iriam compor a equipa em pista parecem estar quase escolhidos: Chaz Davies é o favorito de Giuliano Rovelli e acompanhará a subida de categoria da equipa, enquanto para segundo piloto, a escolha deverá recair sobre Marco Melandri, piloto italiano que encontrou uma segunda vida no Mundial de SBK.
De fora destes planos parece estar Eugene Laverty. O piloto irlandês está em quarto na classificação de pilotos e, caso não consiga encontrar uma “porta aberta” em superbikes, o paddock do Mundial de Velocidade poderá passar a ser a sua nova casa, uma situação que já vem de outros anos mas que agora ganha uma nova importância.
Depois da má notícia que foi o anúncio da desistência da Yamaha do Mundial de Superbikes, as intenções da ParkinGO são uma boa notícia para os fãs da marca e desta categoria do motociclismo mundial.
Fonte:Motociclismo