A BMW Motorrad continua dentro dos planos de vendas traçados pelo seu presidente, Hendrik von Kuenheim, e agora chegou a vez de apresentarem nada menos do que três novidades tecnológicas que, num futuro não muito longínquo, poderão chegar aos motociclistas de todo o mundo.
Dentro das inovações tecnológicas mostradas agora em Munique, o grande destaque vai para a silenciosa E-scooter. É um primeiro vislumbre daquilo que poderemos esperar da BMW tendo em conta a mobilidade urbana amiga do ambiente e, o conceito geral, deixa mesmo antever como serão as convencionais maxi-scooters da marca alemã que estão prometidas para final desta ano.
A grande novidade na evolução da BMW E-scooter vai para a redução drástica do peso do motor eléctrico, um dos grandes problemas deste tipo de veículos. Os engenheiros da BMW conseguiram ainda mostrar que as baterias de iões de lítio estão cada vez mais competitivas e conseguem oferecer, neste momento, uma autonomia e performances consideráveis.
A segunda novidade apresentada no BMW Innovation Day é o Controlo Dinâmico das Suspensões.
Este sistema aproveita todos os conjuntos de sensores actualmente instalados nas motos – ABS, controlo de tracção, etc -, para conseguir analisar em tempo real as condições de condução como a velocidade, aceleração e estado do piso. Depois, e num espaço de milissegundos, o computador da moto efectua pequenas afinações às suspensões dianteira e traseira permitindo que o condutor usufrua de uma moto que está sempre afinada para qualquer tipo de condução, de uma forma automática e instantânea.
Pormenor da BMW ConnectedRide
A última novidade da BMW é aquela que mais tempo deverá demorar até chegar a uma solução viável do ponto de vista comercial: BMW ConnectedRide.
De momento este sistema de segurança está instalado numa K1600 GT, o que obrigou à colocação de vários sensores e até, de uma câmara na frente da moto que poderá evitar colisões com veículos que circulem imediatamente à nossa frente!
E o que é o ConnectedRide? De uma forma simples, este sistema permite avisar o condutor através de imagens e de sons, de potenciais perigos que se encontrem na estrada. Para além de outras coisas, a BMW aposta também no reforço da nossa segurança quando um acidente não consegue ser evitado, pois este sistema liga-se automaticamente a uma linha telefónica de emergência quando a moto sofre um acidente.
Fonte:Motociclismo