Está praticamente tudo a postos para a grande festa do mototurismo nacional, com os últimos preparativos para o 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor em ritmo acelerado, que decorre de 23 a 25 de Junho 2011. Conhecidos os horários e a quilometragem da ligação entre Mogadouro, Castelo de Vide e Lagoa, descobrem-se mais algumas curiosidades na mais longa lista de inscritos de sempre. E fica a saber-se que a festa será ainda maior, com concertos, bailaricos e até um sketch teatral...
É uma festa ímpar cada edição do Portugal de Lés-a-Lés, onde a beleza paisagística e o orgulho histórico andam de mãos dadas com uma gastronomia de riquíssimos sabores e gentes de uma simpatia sem igual. Um País incomparável, que se redescobre a cada ano, numa aventura mototurística que é caleidoscópio de retemperadoras sensações, em viagem que procura devolver o que de mais bonito, de mais genuíno tem Portugal, sempre longe das incaracterísticas auto-estradas, IP’s e IC´s, antes optando pelas mais pitorescas estradas nacionais, municipais e, até, caminhos de cabras.
E é isso mesmo que a Federação de Motociclismo de Portugal oferece à longa e colorida caravana que começa, na quarta-feira, 22 de Junho, a chegar a Mogadouro para efectuar as Verificações Técnicas e Documentais, na quinta-feira, dia de feriado de Corpo de Deus, em que terá lugar o prólogo do 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor, com curta mas deslumbrante passeata pelas estradas e estradinhas do concelho nordestino. Serão 85 quilómetros em verdadeiro aperitivo para uma das mais turísticas edições de sempre, com percurso total de 961,6 km, contra, por exemplo, os 1050 km que, em 2010, ligaram Faro ao Porto.
Com estradas maioritariamente rolantes, bem pavimentadas e fáceis, a primeira etapa, entre Mogadouro e Castelo de Vide, terá 443,5 km, a cumprir em 11 horas e 40 minutos sendo que 2 h. 50 serão repartidas por diversas pausas ao longo de um dia que será cumprido a uma média de 50,2 km/h! E não adianta acelerar mais, porque os elementos dos 15 motoclubes que montarão, de Norte a Sul do País, os 20 controlos secretos de passagem só deixarão passar os participantes à hora certa!...
Mais facilidade na segunda etapa, com 12 h 30 para cumprir os 433,1 km entre Castelo de Vide e Lagoa a uma média de 49 km/h, já contando 3 h 40 com as paragens para refeições (e todos comem à sua hora!), fotografias e demais necessidades...mototurísticas. Ora, com estes horários e com a maioria das estradas bem desenhadas e em bom estado, são garantidos dois dias de intenso prazer mototurístico. A que se acrescenta, como não podia deixar de ser, a descoberta gastronómica, do mogadourense bulho com cascas ao alentejano gaspacho, na Vidigueira, bem fresco, tal como a especialíssima salada que será servida no Sabugal, para ajudar a combater a intensa canícula prevista para estes dias.
Com a maior lista de inscritos de sempre, o 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor conta com alguns nomes bem conhecidos, dos ex-pilotos Paulo Marques, Bernardo Villar ou Joaquim Cidade, aos actores Vítor Norte e João Lagarto, passando pelos deputados Rodrigo Ribeiro e Miguel Tiago, ou pelo presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, José Manuel Marques e pelo vice-presidente da edilidade de Mogadouro, João Henriques, que fará as honras da casa no arranque da aventureira maratona sobre duas rodas. Nomes integrados em tamanho pelotão que obrigou a reforço do número de elementos ligados à organização, com o maior número de sempre de mecânicos e técnicos de emergência médica...
Mas há mais, muito mais, nesta enorme festa que liga o Nordeste Transmontano ao Barlavento Algarvio, com garantia de animação acrescida nas três noites do evento. Logo em Mogadouro, após o jantar servido no Pavilhão Municipal, João Lagarto e Vítor Norte vão oferecer um sketch, onde o humor será servido em temática motard, enquanto em Castelo de Vide haverá um concerto a meio caminho (a pé!) entre o palanque de chegada e o local do jantar. Baile popular de música portuguesa, com o grupo Banda Gástrica, no Parque Malato Beliz, que pretende proporcionar maior convívio entre os participantes do Lés-a-Lés e a população local.
Animação que se prolonga até... ao final! Com promessa de grande festa final, na praia do Carvoeiro, em Lagoa, onde os aventureiros mototuristas chegarão, seguramente, mais conhecedores do relevante património, paisagístico, monumental e gastronómico, do nosso País. É esse, afinal, o grande objectivo do 13.º Portugal de Lés-a-Lés/Moviflor.
Fonte:Motociclismo