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| Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 | |
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Autor | Mensagem |
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joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
| Assunto: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 11th 2011, 10:54 | |
| Estava eu na Net a pesquisar sobre qual é o melhor produto para a limpeza da corrente das nossas bestas (no meu caso uma Hornet 600) e deparei-me com um teste fabuloso, que alguem fez, à tolerância dos o-rings em relação a variados produtos utilizados, por muito boa gente, na limpeza das mesmas, em que o vencedor foi o WD40Mesmo a minha mota não sendo uma CBR decidi dar a conhecer esta experiência no vosso fórum, uma vez que é um dos melhores fóruns, assim como um dos mais activos que conheço e em que aprendo mais. Deixo aqui o link desta experiência: http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=345397 E agora o link traduzido em português by Google: http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&sl=en&u=http://www.advrider.com/forums/showthread.php%3Ft%3D345397&ei=ljnzTdO_E4iwhAfCs8TeBg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=1&ved=0CCkQ7gEwAA&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.advrider.com/forums/showthread.php%253Ft%253D345397%26hl%3Dpt-PT%26safe%3Doff%26biw%3D1280%26bih%3D895%26prmd%3Divnsfd Cumprimentos, Rafael Coelho |
| | | Wolfman CBR 250R
Número de Mensagens : 319 Idade : 44 Localização : V.N.Gaia Mota/Modelo : Suzuki GSX-R600 K5 Data de inscrição : 31/07/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 11th 2011, 11:34 | |
| Mas isso já se sabia que o WD40 é mestre na limpeza de correntes, não esquecendo da lubrificação em seguida, que terá de ficar a cabo de um spray próprio.
É o processo pelo qual a minha moto passa, ao fim de X km´s, ou até mesmo a olho, depois da lavagem da moto, limpo muito bem com WD40 e depois lubrifico com o spray próprio, neste caso estou a usar um da Castrol para superbikes, mas este em particular não gosto muito, é muito líquido comparado aos que cheguei a usar e não deixa aquela "pasta" visível.
A minha ex-ZX-10R foi vendida com 19.000km´s e a corrente ainda estava nova, "sem" sinais de desgaste, ou ferrugem, pronta para durar outros tantos, quando vejo pessoal a trocar a transmissão ao fim de 20.000km´s, ou até menos. |
| | | joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 11th 2011, 11:57 | |
| - Wolfman escreveu:
- Mas isso já se sabia que o WD40 é mestre na limpeza de correntes, não esquecendo da lubrificação em seguida, que terá de ficar a cabo de um spray próprio.
É o processo pelo qual a minha moto passa, ao fim de X km´s, ou até mesmo a olho, depois da lavagem da moto, limpo muito bem com WD40 e depois lubrifico com o spray próprio, neste caso estou a usar um da Castrol para superbikes, mas este em particular não gosto muito, é muito líquido comparado aos que cheguei a usar e não deixa aquela "pasta" visível.
A minha ex-ZX-10R foi vendida com 19.000km´s e a corrente ainda estava nova, "sem" sinais de desgaste, ou ferrugem, pronta para durar outros tantos, quando vejo pessoal a trocar a transmissão ao fim de 20.000km´s, ou até menos. Um dia destes estive a falar com o meu mecânico (automóvel) sobre a lubrificação para a corrente, uma vez que ele já teve uma CBR900 de 1994 até 2000. Ele disse-me que sempre limpou a corrente com petroleo ou gasoleo, deixava secar ai 1 hora e depois aplicava o spraysito de lubrificação de corrente. Fez este processo toda a vida em que teve a mota e fez 80000km com o mesmo Kit de transmissão (até vender a mota) e sem sinais de qualquer problema. E é de salientar que a mota dele nunca soube o que era andar ao ralenti. Era sempre à velocidade máxima, podes ter a certeza que ele fazia justiça à mota. O que acontece é que muito boa gente não limpa a corrente, outros não querem saber de lubrificação para nada. Depois quando levam a mota à revisão é dada uma lavadela à corrente e não se lubrifica, para vender mais um Kit de transmissão. O Lubrificante que uso actualmente é o Motorex Racing Chain Lube que parece-me ser muito bom, apesar de não ter muita experiência noutras marcas. É um lubrificante que até oferece alguma resistência ao WD 40 quando limpo a corrente, não tendo nada haver com o da Arbo que cedia ao WD40 ou ao petroleo como uma menina. Uma coisa que me faz achar que o Spray é bom é que a corrente não aquece, assim como ao fim de 10 Kms, depois de lubrificar, as esferas centrais rodam ligeiramente presinhas pela massa do spray. Se estiver enganado não exitem em contra-argumentar. |
| | | LTmaverick CBR 600RR
Pendura : Vai a pé como eu :(
Número de Mensagens : 4036 Idade : 37 Localização : Paredes Mota/Modelo : Ex. NSR 50, Ex. kangshao 250, Ex. CBR 125 05, Ex. Suzuki RF600R 93, Ex. CBR 600 Custom, Actual GSXR 750 Data de inscrição : 07/06/2011
| | | | pstolaas Honda Monkey
Número de Mensagens : 76 Idade : 42 Localização : lisboa Mota/Modelo : HONDA CBR 600F 2011 Data de inscrição : 04/06/2011
| | | | Macedo CBR 500R
Pendura : Pipocas/Leonor
Número de Mensagens : 949 Idade : 46 Localização : where the streets have no name Mota/Modelo : CBR600RR 2005 Data de inscrição : 30/01/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 11th 2011, 20:32 | |
| Excelente tópico Joeventura,
Já temos aqui alguns tópicos sobre limpeza e manutenção de correntes, mas o estudo efectuado por aquele amigo, está muito interessante.
Para mim WD40, é certo. |
| | | Helder_Gonçalves CBR 400
Número de Mensagens : 403 Idade : 34 Localização : Lisboa Mota/Modelo : Honda Cbr 600F Sport Data de inscrição : 30/08/2009
| | | | Shinobi CBR 400RR
Número de Mensagens : 575 Idade : 41 Localização : In the Shadows Mota/Modelo : Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição : 11/09/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 15th 2011, 16:33 | |
| Aproveito para referir que no dia seguinte a ter ido buscar a minha nova menina, fiz lhe a limnpeza á corrente com o WD 40, após claro, ter visto este magnifico post. Devo dizer que a mesma estava preta, talvez devido ao facto de o oleo usado ser propicio a agarrar alguma sujidade ou por ter estado um bocado de tempo parada. Após a limpeza com o WD 40, a corrente ficou uma maravilha, prateada como nunca tinha visto a minha da Hornet, fiquei bastante contente e de seguida apliquei lhe um liquido da Arbo, mas segundo ja vi aqui não é dos melhores, certo? Alguem me pode indicar qual o produto que consideram melhor para a corrente? Ouvi ai um Castrol que ja ouvi dizer que é bom, será que me poderiam dar umas referncias do mesmo, de modo a o poder procurar? Cumprimentos a todos |
| | | joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 15th 2011, 22:29 | |
| - Shinobi escreveu:
- Aproveito para referir que no dia seguinte a ter ido buscar a minha nova menina, fiz lhe a limnpeza á corrente com o WD 40, após claro, ter visto este magnifico post.
Devo dizer que a mesma estava preta, talvez devido ao facto de o oleo usado ser propicio a agarrar alguma sujidade ou por ter estado um bocado de tempo parada. Após a limpeza com o WD 40, a corrente ficou uma maravilha, prateada como nunca tinha visto a minha da Hornet, fiquei bastante contente e de seguida apliquei lhe um liquido da Arbo, mas segundo ja vi aqui não é dos melhores, certo? Alguem me pode indicar qual o produto que consideram melhor para a corrente? Ouvi ai um Castrol que ja ouvi dizer que é bom, será que me poderiam dar umas referncias do mesmo, de modo a o poder procurar? Cumprimentos a todos Tambem já utilizei o Arbo, mas era uma valente porcaria. Agora utilizo o Motorex chain lube racing, que é muito bom. O Spray da Castrol de que falas, nunca ouvi ninguem a dizer mal dele (tirando a cor verde... mas isso é estupido), só ouvi dizer maravilhas. O nome dele é Castrol Chain Wax. |
| | | Shinobi CBR 400RR
Número de Mensagens : 575 Idade : 41 Localização : In the Shadows Mota/Modelo : Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição : 11/09/2010
| | | | Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 16th 2011, 15:14 | |
| A minha ou era com wd40 ou agua e petroleo, depois ia dar uma volta pequena sem lubrificar, para "sacudir" os restos de desengordurante, chegava a casa mota no cavalete roda a girar com uma mão e outra com um pano a absorver e limpar os escorridos, ai com a corrente totalmente seca e quente lubrificava e deixava ficar!
Sempre lubrifiquei a minha corrente depois de chegar a casa e nunca antes de sair, quando ele está quente é quando o liquido chega a todo o lado e fica lá, se a lubrificam a frio ao arrancarem a maioria fica colado à traseira da mota, ao casaco e chão _________________________________________ https://www.youtube.com/SilverBulletR1 |
| | | Shinobi CBR 400RR
Número de Mensagens : 575 Idade : 41 Localização : In the Shadows Mota/Modelo : Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição : 11/09/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 16th 2011, 17:06 | |
| Ok, mais uma boa ajuda, vou ter isso em conta quando fizer a proxima limpeza a corrente. Já agora qual é o oleo que utilizas silver_bullet? algum destes que foi falado em cima? Cumprimentos
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| | | Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 16th 2011, 18:06 | |
| Usei o motul, mas sujava-me a mota toda, depois passei para o castrol e acho que é porreiro! _________________________________________ https://www.youtube.com/SilverBulletR1 |
| | | Shinobi CBR 400RR
Número de Mensagens : 575 Idade : 41 Localização : In the Shadows Mota/Modelo : Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição : 11/09/2010
| | | | Gabriel Gonçalves CBR 600F
Número de Mensagens : 1091 Idade : 38 Localização : a andar de mota Data de inscrição : 17/10/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 22nd 2011, 02:01 | |
| - silver_bullet escreveu:
- A minha ou era com wd40 ou agua e petroleo, depois ia dar uma volta pequena sem lubrificar, para "sacudir" os restos de desengordurante, chegava a casa mota no cavalete roda a girar com uma mão e outra com um pano a absorver e limpar os escorridos, ai com a corrente totalmente seca e quente lubrificava e deixava ficar!
Sempre lubrifiquei a minha corrente depois de chegar a casa e nunca antes de sair, quando ele está quente é quando o liquido chega a todo o lado e fica lá, se a lubrificam a frio ao arrancarem a maioria fica colado à traseira da mota, ao casaco e chão Boas , segundo um grande amigo meu e meu mecanico que tambem é mecanico de alguns pilotos que correm no nacional não se deve lubrificar a corrente com a mesma quente mas sim antes de saír para o passeio enqunto esta fria , e para não sujar a menina toda basta ao aplicar fazer lo na parte de dentro da corrente em vez de o fazer na parte de fora e depois deixar 20 minutos meia hora a "repousar" que quando forem andar a massa ja esta agarrada a corrente e já não suja a mota toda e com o andamento da mota como a lubrificassão foi feita por dentro ao rodar a corrente vai puxar para fora a massa fazendo assim uma boa lubrificação em vez se se aplicar por fora a massa nao "escorre" para o outro lado pois em andamento é puxada para fora .... espero não ter confundido ninguem , é assim que faço uso motorex e não me suja a roda nem a mota , aplico o sprai depois começo a equipar me e tal deixo a mota aquecer ao relantim e quando for a arrancar ja a massa esta mais espessa e agarrada e não suja a menina .... |
| | | Silver_Bullet Moderador
Número de Mensagens : 7030 Idade : 38 Localização : Porto/Matosinhos Mota/Modelo : CRF 250X | Ex: xtx660 / 600RR / 1000RR 04 & 07 / YZF-R1 RN09, RN12 & RN19 Data de inscrição : 16/08/2009
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 23rd 2011, 11:31 | |
| Sempre aprendi como faço e nunca me deu problemas, com ela Quente/morna é quando o lubrificante chega a todo os orificios, sempre lubrifiquei a minha corrente por dentro.
Esse motorex nunca experimentei, mas falam muito bem dele, com outro se calhar vez que se poes a frio ao fim de uns km já tas todo sujo...
Mas cada um faz como quer! _________________________________________ https://www.youtube.com/SilverBulletR1 |
| | | Casal CBR 600F
Número de Mensagens : 1090 Idade : 53 Localização : Bonaire Mota/Modelo : GSX R 1000 K7 Data de inscrição : 09/01/2011
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 23rd 2011, 23:57 | |
| Eu tambem sempre utilizei o WD40 para limpar e dou uma volta para sair os restos que o pano nao tira e depois com a corrente quente Motorex! Isto sempre depois de andar, nunca meto lubrificante para ir andar de seguida! |
| | | joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 junho 24th 2011, 10:02 | |
| - Casal escreveu:
- Eu tambem sempre utilizei o WD40 para limpar e dou uma volta para sair os restos que o pano nao tira e depois com a corrente quente Motorex!
Isto sempre depois de andar, nunca meto lubrificante para ir andar de seguida! Eu coloco o lubrificante com a corrente tanto a quente como a frio, e a corrente fica bem lubrificada na mesma. Já ouvi dizer que em competição o lubrificante é colocado sempre a frio. Apesar da aplicação a quente possa ter algumas vantagens, acho que não se justifica a canceira . O que é necessário fazer sempre é deixar o produto actuar 2 horas no minimo, porque se a pendura for uma menina, as farmacias já não vendem vaselina. |
| | | jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| | | | joeventura Honda Monkey
Número de Mensagens : 51 Idade : 36 Localização : Barcelos Mota/Modelo : CBR 600 RR 05 Data de inscrição : 03/06/2011
| | | | Phurya CBR 125R
Pendura : Esposa, só ao fim de semana...
Número de Mensagens : 115 Idade : 45 Localização : Aveiro Mota/Modelo : CBR 600 F Data de inscrição : 03/06/2011
| | | | TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 outubro 22nd 2011, 20:34 | |
| Só uma pergunta.. vocês usam WD-40, uma escova e quê mais?
Algum farrapo? Eu cada vez que limpo a corrente é sempre uma t-shirt velha para o lixo LOL ou farrapos.. de tanto lixo que sai, só com escova e WD-40 não basta!!
Uma sujeira malvada mesmo =P |
| | | Shinobi CBR 400RR
Número de Mensagens : 575 Idade : 41 Localização : In the Shadows Mota/Modelo : Ex Hornet 600 2001; actual CBR 600 RR 2005 Data de inscrição : 11/09/2010
| | | | TiagoMatias CBR 400
Pendura : SeteLuas
Número de Mensagens : 419 Idade : 35 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RA Data de inscrição : 06/08/2010
| | | | DavideVTR CBR 600F
Número de Mensagens : 1363 Idade : 44 Localização : Almada Mota/Modelo : Honda VTR SP2 Data de inscrição : 27/10/2009
| Assunto: Re: Como limpar a corrente... o fim do mito - WD 40 outubro 25th 2011, 09:47 | |
| Boas....
Realmente é um tópico interessante.
no meu caso, quando lavo a mota nem sempre limpo a corrente como deve ser.
Mas quando limpo a corrente, é com petroleo e normalmente com o compressor, e a sujidade sai toda.
Após a lavagem espero um bocado e lubrifico de dentro para fora, e tenho usado o Silkolene Titanium.
cumps |
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