tratamento de agua? nada.
nao deves usar nada, pq qualquer variaçao pode prejudicar o peixe.
com isto quero dizer:
deves fazer mudas de agua frequentes (tpa) que nao excedam 40% da litragem total.
a agua que usares deve estar repousada de um dia para o outro, para evaporar o cloro. para alem de mais barato, é mais seguro que usares anticloros.
ao fazeres sempre a mesma quantidade de agua e com regularidade habituas os peixes a essa variaçao que nao é prejudicial. agora se tiveres com anticloros, cenas para mudar phs isso vai-te criar instabilidade, pq uma muda nunca é igual a outra e começas a ter mortes.
tens algum filtro? ou é so mesmo vidro, agua e peixes?
as bacterias "nitrifantes" sao bacterias que se multiplicam, por norma em filtros, esponjas e ceramicas. o que essas bacterias (boas) fazem, é transformar a parte má da agua, os nitratos em nitritos que nao sao nocivos.
os nitratos aparecem por causa da urina e fezes dos peixes, plantas e comida decomposta, etc.
assim, se nao tiveres nenhum filtro, é mais dificil de as bacterias se expandirem e criarem a defesa natural no aquario.
compra um daqueles filtros externos, mesmo do mais barato possivel, é o suficiente para fixares essas bacterias e nao teres problemas.
ó chwuik, o aquariofilista viciado tem sempre uma duzia de aquarios. mas é mesmo pelo vicio, de querer sempre mais e difente.
eu que o diga, que começei com um aquariozinho de 25cm...
depois veio um de 1 metro.... com 120L
depois um de 150x60x60 com 540L
depois outro de 150x40x50 com 300L
depois uma bateria de 4 aquarios para criaçao....
e agora mantenho só activo o de 150x60x60 por falta de tempo, ja nao conseguia manter os outros e tive de me desfazer da bateria, e agora a ver se vendo o de 300L
aqui fica uma foto ja com algum tempo do que tem 540L
- Spoiler: