InícioPortalÚltimas imagensRegistrarEntrarDesnecessário resgate de Portugal LojaDesnecessário resgate de Portugal V-deosDesnecessário resgate de Portugal Fotos
Desnecessário resgate de Portugal Iy07r7

Novas mensagens
Encontrar as minhas mensagens
Tópicos sem resposta
Compartilhe
 

 Desnecessário resgate de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 40
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 16:15



O sociólogo Robert Fishman escreve no "The New York Times" sobre o "desnecessário resgate de Portugal" e acusa as agências de notação financeira de distorcerem a percepção que os mercados tinham da estabilidade do País.


Portugal não precisava deste resgate. Foi sobretudo a especulação que precipitou o País para o pedido de ajuda externa. O culpado não foi o governo, mas sim a pressão das agências de “rating”. É esta a opinião de Robert Fishman, professor de Sociologia na Universidade de Notre Dame, num artigo hoje publicado no jornal “The New York Times”.

Na opinião de Fishman - que escreveu, em conjunto com Anthony Messina, o livro intitulado “The Year of the Euro: the cultural, social and political import of Europe’s common currency” -, a solicitação de ajuda externa à UE e ao FMI por parte de Portugal deverá constituir um aviso para as democracias de todo o mundo.

A crise que teve início no ano passado, com os resgates da Grécia e da Irlanda, agravou-se, constata o professor. “No entanto, este terceiro pedido nacional de ajuda não tem realmente a ver com dívida. Portugal teve um forte desempenho económico na década de 90 e estava a gerir a sua retoma, depois da recessão global, melhor do que vários outros países da Europa, mas sofreu uma pressão injusta e arbitrária por parte dos detentores de obrigações, especulações e analistas de “rating” da dívida que, por razões ideológicas ou de tacanhez, conseguiram levar à queda de um governo democraticamente eleito e levaram, potencialmente, a que o próximo governo esteja de mãos atadas”, salienta Robert Fishman no seu artigo de opinião publicado no jornal norte-americano.

O sociólogo adverte que “estas forças do mercado, se não forem reguladas, ameaçam eclipsar a capacidade de os governos democráticos – talvez até mesmo o norte-americano – fazerem as suas próprias escolhas em matéria de impostos e despesa pública”.

"Crise em Portugal é completamente diferente"

Apesar de as dificuldades de Portugal se assemelharem às da Grécia e da Irlanda, uma vez que os três países aderiram ao euro, cedendo assim o controlo da sua política monetária, o certo é que “na Grécia e na Irlanda, o veredicto dos mercados reflectiu profundos problemas económicos, facilmente identificáveis”, diz Fishman, realçando que “a crise em Portugal é completamente diferente”.

Em Portugal, defende o académico, “não houve uma genuína crise subjacente. As instituições económicas e as políticas em Portugal, que alguns analistas financeiros encaram como irremediavelmente deficientes, tinham alcançado êxitos notáveis antes de esta nação ibérica, com uma população de 10 milhões de pessoas, ser sujeita a sucessivas vagas de ataques por parte dos operadores dos mercados de obrigações”.

“O contágio de mercado e os cortes de ‘rating’ , que começaram quando a magnitude das dificuldades da Grécia veio à superfície em inícios de 2010, transformou-se numa profecia que se cumpriu por si própria: ao elevarem os custos de financiamento de Portugal para níveis insustentáveis, as agências de ‘rating’ obrigaram o País a pedir ajuda externa. O resgate confere poderes, àqueles que vão “salvar” Portugal, para avançarem com medidas de austeridade impopulares”, opina Robert Fishman.

“A crise não resulta da actuação de Portugal. A sua dívida acumulada está bem abaixo do nível de outros países, como a Itália, que não foram sujeitos a avaliações [de ‘rating’] tão devastadoras. O seu défice orçamental é inferior ao de vários outros países europeus e tem estado a diminuir rapidamente, na sequência dos esforços governamentais nesse sentido”, refere o professor, que fala ainda sobre o facto de Portugal ter registado, no primeiro trimestre de 2010, uma das melhores taxas de retoma económica da UE.

Em inúmeros indicadores – como as encomendas à indústria, inovação empresarial, taxa de sucesso da escolaridade secundária e crescimento das exportações -, Portugal igualou ou superou os seus vizinhos do Sul e mesmo do Ocidente da Europa, destaca o sociólogo.

Porquê os "downgrades?"

“Então, por que motivo é que a dívida soberana portuguesa foi cortada e a sua economia levada para a beira do precipício?”, questiona-se Fishman.
Na sua opinião, há duas explicações possíveis. Uma prende-se com o cepticismo ideológico do modelo económico misto de Portugal, com o apoio aos empréstimos concedidos às pequenas empresas, de par com umas quantas grandes empresas públicas e um forte Estado Providência, explica.

A outra explicação está na “inexistência de perspectiva histórica”. Segundo Fishman, os padrões de vida dos portugueses aumentaram bastante nos 25 anos que se seguiram à Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, tendo havido na década de 90 um acelerado aumento da produtividade laboral, do investimento de capital por parte das empresas privadas, com a ajuda do governo, e um aumento dos gastos sociais. No final do século, Portugal tinha uma das mais baixas taxas de desemprego da Europa, sublinha também o professor.

Mas, realça, o optimismo dos anos 90 deu origem a desequilíbrios económicos e a gastos excessivos. “Os cépticos em torno da saúde económica de Portugal salientam a sua relativa estagnação entre 2000 e 2006. Ainda assim, no início da crise financeira mundial, em 2007, a economia estava de novo a crescer e o desemprego a cair. A recessão acabou com essa recuperação, mas o crescimento retomou no segundo trimestre de 2009”, refere.

Assim, no seu entender, “não há que culpar a política interna de Portugal. O primeiro-ministro José Sócrates e o PS tomaram iniciativas no sentido de reduzir o défice, ao mesmo tempo que promoveram a competitividade e mantiveram a despesa social; a oposição insistiu que podia fazer melhor e obrigou à demissão de Sócrates, criando condições para a realização de eleições em Junho. Mas isto é política normal, não um sinal de confusão ou de incompetência, como alguns críticos de Portugal têm referido”.

Europa poderia ter evitado o resgate

E poderia a Europa ter evitado este resgate?, questiona-se. Na sua opinião, sim. “O BCE poderia ter comprado dívida pública portuguesa de forma mais agressiva e ter afastado a mais recente onda de pânico”.

Além disso, Fishman afirma que é também essencial que a UE e os EUA regulem o processo utilizado pelas agências de “rating” para avaliarem a qualidade da dívida de um país. “Ao distorcerem as percepções do mercado sobre a estabilidade de Portugal, as agências de notação financeira – cujo papel na aceleração da crise das hipotecas ‘subprime’ nos EUA foi extensamente documentado – minaram a sua retoma económica e a sua liberdade política”, acusa o académico.

“No destino de Portugal reside uma clara advertência a outros países, incluindo os Estados Unidos. A revolução de 1974 em Portugal inaugurou uma vaga de democratização que inundou o mundo inteiro. É bem possível que 2011 marque o início de uma vaga invasiva nas democracias, por parte dos mercados não regulados, sendo Espanha, Itália ou Bélgica as próximas vítimas potenciais”, conclui Fishman, relembrando que os EUA não gostariam de ver no seu território o tipo de interferência a que Portugal está agora sujeito – “tal como a Irlanda e a Grécia, se bem que estes dois países tenham mais responsabilidades no destino que lhes coube”.


Ir para o topo Ir para baixo
filduarte the priest
CBR 600F2
filduarte the priest

Número de Mensagens : 1602
Idade : 48
Localização : Vila Nova de Gaia
Mota/Modelo : CBR 600RR
Data de inscrição : 12/02/2010

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 16:23

Ok, concordo com a transcrição realizada neste post...

mas o que dizer então disto??

Desnecessário resgate de Portugal 20110413jornalnoticias
Ir para o topo Ir para baixo
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 40
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 16:37

Sabes porque só há dinheiro até maio?

Porque ninguém empresta dinheiro a Portugal quando as agencias de rating

avaliam cada vez pior a capacidade de portugal pagar a divida..


Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 19:13

A minha questão reside porque é que o défice aumentou tanto nestes 6 anos.... para o dobro...

Concordo com o que o Sr. Fishman diz... isto foi só pressão e alguém ficará a ganhar quando esta dívida for paga...

A minha questão também é... quando foi para eu e todos nós contribuirmos para resgatar o BPN (crash financeiro do sistema se não fosse assim), os bancos todos agradeceram.. agora ajudar Portugal quando lhes pediram.... recusaram e forçam a ir pedir aos de fora....

Cambada de lambões.... Limpava-os até com os filhos ao colo..... Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 40
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 19:19

Este Senhor é capaz de responder às tuas perguntas Fisio..

Ir para o topo Ir para baixo
NunoTeixeira
CBR 600F4
NunoTeixeira

Número de Mensagens : 2929
Idade : 40
Localização : Cascais
Mota/Modelo : CBR 600 rr 07
Data de inscrição : 27/10/2008

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 19:28

O que falta é punir criminalmente quem usa e abusa diliberadamente os nossos

impostos..se assim fosse muitos dos pseudo políticos não punham lá os pés!

Era correr com eles para a prisão!
Ir para o topo Ir para baixo
cbr600user
CBR 400
cbr600user

Pendura : João Santos

Número de Mensagens : 461
Idade : 59
Localização : Cascais
Mota/Modelo : Honda Crosstourer 1200 ex BMW K 1300 S, ex VFR 1200, ex CBR 600 rr
Data de inscrição : 10/12/2010

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 13th 2011, 20:34

NunoTeixeira escreveu:
O que falta é punir criminalmente quem usa e abusa diliberadamente os nossos

impostos..se assim fosse muitos dos pseudo políticos não punham lá os pés!

Era correr com eles para a prisão!

Mai nada Nuno...Incompetentes de merd@....


fonix...


que venha o FMI mas que venha com intenções de reformas estruturais, que ponha as contas em dia e que

ensine estes meninos a gerir um país...

é apenas ensinar que o país não pode gastar mais doque recebe....não pode haver tantos ladrões..

que tristeza está o nosso país, companheiros.....

que vergonha.




Ir para o topo Ir para baixo
Fisioterapeuta
CBR 600RR
avatar

Pendura : Espaço

Número de Mensagens : 4122
Idade : 38
Localização : Lisboa
Mota/Modelo : Zarolha
Data de inscrição : 04/03/2009

Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitimeabril 16th 2011, 00:51

Pois.... esse sr. diz tudo....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Desnecessário resgate de Portugal Empty
MensagemAssunto: Re: Desnecessário resgate de Portugal Desnecessário resgate de Portugal Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 

Desnecessário resgate de Portugal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Quanto dói um Fundo de Resgate - FMI na Grécia
» Portugal..​.
» Portugal....
» Resgate de PPR - Duvidas sobre legislação e outras questões
» Portugal - Veneza - Portugal

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
CBRportugal | Comunidade Motard :: OFF-TOPIC :: Outros assuntos-