Ser mulher deixa de significar seguros mais baratos
Já alguma vez se questionou o porquê de haver diferenças tão grandes dos valores de seguros de motociclos (e não só) entre homens e mulheres? Essa diferença é facilmente explicada pelas seguradoras devido às regras que utilizam para calcular o risco subjacente a cada condutor e, neste caso especifico agora analisado pelo Tribunal de Justiça Europeu, relativamente ao género de cada condutor, se masculino ou feminino.
Após uma acção iniciada por um grupo belga de defesa do consumidor, este tribunal europeu decidiu agora que as regras são “discriminatórias” para os condutores masculinos, pois estes são obrigados a pagar valores de seguro muito mais elevados devido ao facto de serem… homens
“Levar em conta o género de um indivíduo segurado como um factor de risco nos contratos de seguro constitui discriminação”, afirma o Tribunal de Justiça Europeu, a maior instância em termos de leis na União Europeia.
Assim sendo, a partir de 21 de Dezembro de 2012, os seguros vão passar a ter custos iguais quer o condutor seja homem ou seja mulher, sempre que estes estejam em condições semelhantes como na sua idade, tempo de carta ou outros itens específicos utilizados para esse cálculo.
Uma das primeiras reacções a esta decisão do tribunal veio da parte da Associação de Seguradoras Britânicas que, numa previsão especifica para o Reino Unido, acredita que as taxas para as mulheres aumentem entre 25 e 30%, enquanto as taxas para os homens vão descer perto de 10%.
Fonte:Motociclismo