| Maluco com o meu travão... | |
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Autor | Mensagem |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 15:23 | |
| Boas pessoal. É assim, acabaram-se as pastilhas da frente e la fui á honda comprar umas para ver se travavam bem. Até ai nada da mal. Montou-se as pastilhas, mudaram o oleo e sangraram ja vai prai em duas xs. O que eu nao gosto... O travao nao esta com um efeito de "travagem imediata"...Carrego e vai travando e so noto travagem mais pronta carregando mais. O que eu queria... Travagem pronta mal comeca a tocar na manete... tenho manetes tipo pazzo mas nao será por isso pk antes conseguia ter o travao mais ou menos dessa maneira... Alguem sabe algo a fazer? |
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frankey CBR 400RR
Número de Mensagens : 532 Idade : 53 Localização : amadora Mota/Modelo : cbr900rr/ zx10r Data de inscrição : 12/03/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 16:22 | |
| boas! pelo que tou a entender são as pastilhas, se antes tinhas boa travagem e agora não...só mudaste as pastilhas..... o oleo não tem nada a ver com isso...(penso eu)
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 16:24 | |
| Acho que nao tem a ver com as pastilhas, pois do que me queixo para ja á da prontidao da manete ao travar... Tinha que ter uma travagem mais bruta e pronta logo ao tocar na manete. mas esta soft. tenho q carregar e so mais embaixo é que comeca a travar a serio. |
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LuisMadeira CBR 400RR
Número de Mensagens : 590 Idade : 59 Localização : Paço Arcos Mota/Modelo : Honda XR 400 CBR 600 RR 04 (Track Day) Data de inscrição : 28/06/2009
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 18:12 | |
| Desmonta as bombas, tira os embolos, limpa tudo e volta a montar, provavelmente os êmbolos estão cheios de pó das pastilhas e provocam essa prisão e só com mais força na manete consegues vencê-la. |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 18:17 | |
| Boas Luis. os embolos foram limpos quando mudei as pastilhas...o problema comecou ai. ao limpar os embolos,dois deles sairam e perdi oleo e ganhei ar.levou oleo e foi sangrado mas nao gostei. mudou se o oleo todo e foi sangrado de novo... mas ficou nesta situacao. nao é uma manete dura logo mal encosto os dedos nela...nao tem travagem imediata se é que me faço entender. |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 19:33 | |
| Há vários erros aqui... 1º Deduzo que optas-te pelas pastilhas recomendadas pela Honda, porque cada macaco no seu galho! E as pastilhas recomendadas para o modelo são as que têm a melhor eficácia nos disque que a mota traz! 2º Os êmbolos não têm de ser limpos mais que aquilo que o mesmo sai para gastar uma "dose" de pastilha! Para não dar c0c0, como deu! Agora deves ter DOT4 nos discos... penso eu! Tem cuidado com a jante e lava isso com MEC. ou acetona! 3º O óleo dos travões só é para ser mudado a cada 2 ou 3anos... não me lembro bem! 4º Ao trocares as manetes de origem por essas que tens, tipo racing, e provavelmente mais curtas… Retiras-te braço à alavanca! Ou seja, estás a fazer a mesma força nos dedos mas mais perto do ponto da aplicação de força, é como estares a apertar um alicate no final das pegas, e depois fazeres a mesma força mas mais perto da boca do alicate! tás a entender?!? E para a mesma força aplicada tens menos resultado, o que te está a dar a ilusão de menos podes de travagem. "Binário, torque, momento estático, momento de alavanca ou simplesmente momento (deve-se evitar este último termo, pois o mesmo pode referir-se também ao momento angular, ao momento linear ou ao momento de inércia), é uma grandeza vetorial da física. O torque é definido a partir da componente perpendicular ao eixo de rotação da força aplicada sobre um objeto que é efetivamente utilizada para fazê-lo girar em torno de um eixo ou ponto central, conhecido como ponto pivô ou ponto de rotação. A distância do ponto pivô ao ponto onde atua uma força ‘F’ é chamada braço do momento e é denotada por ‘r’. Note que esta distância ‘r’ é também um vector. O torque é definido pela relação:
Pela segunda lei de Newton e, considerando a distância ao ponto pivô constante, , tem-se então
na qual é o produto vetorial ou externo. Em módulo,
sendo θ o ângulo entre o braço do momento e a força aplicada. Numa linguagem mais informal, poderá dizer-se que o torque é a medida de quanto uma força que age em um objeto faz com que o mesmo gire." Simples!!! Agora... Se fosse eu... 1º Voltava a por as manetes que o japonês desenhou! Ou então umas "Racing" mas do mesmo comprimento que as de origem! 2º Lavava bem os discos, e certificava-me que as pastilhas não estavam também impregnadas de óleo de travão! Podes ir ao Auto-Estrada a 120 ou 130 ACONCHEGAS o travão da frente ai umas boas centenas de metros para pores discos em “brasa”, vais fazer evaporar o óleo que os discos e as pastilhas possam entranhado, Atenção não abuses e não te mandes para o chão! Faz isso com a estrada bem seca e em recta! 3º Certificava-me que não tinha ar dentro das linhas de travagem. 4º Para uma resposta imediata, tubos de travão em malha de aço. Mas depois atenção às travagens feitas sob susto! Depois diz alguma coisa se ajudei!
Última edição por Morais em fevereiro 19th 2011, 22:21, editado 1 vez(es) |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 19:57 | |
| Nao me estou a conseguir explicar bem. nao é das pastilhas, tenho malha de aço e essas coisas todas. o que se passe é so na manete! e eu ja as tenho a algum tempo. mm com as pastilhas gastas eu carrregava nelas e a acao era imediata e a manete pouco precisava de recolher. Agora a manete nao esta dura nem trava de imediato. so "mais abaixo" comeca a travar mais, como deveria ser mal tocasse na manete. Espero que me tenha feito entender... mas obrigado desde ja |
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Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 19:58 | |
| Fizeste tudo bem , limpaste os êmbolos e acredita que ficam presos pq já me aconteceu e o Luis sabe o que fala, tb tive o mesmo problema que tu.Os meus foi mesmo por estarem parados muito mas muito tempo. O teu problema é que os travoes ainda tem ar , e para o resolver até foi o Luis que me safou com uma cena tipo seringa que chupa o ar todo. Parece mentira mas é verdade |
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Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 20:00 | |
| - Michael23 escreveu:
- Nao me estou a conseguir explicar bem. nao é das pastilhas, tenho malha de aço e essas coisas todas. o que se passe é so na manete! e eu ja as tenho a algum tempo. mm com as pastilhas gastas eu carrregava nelas e a acao era imediata e a manete pouco precisava de recolher.
Agora a manete nao esta dura nem trava de imediato. so "mais abaixo" comeca a travar mais, como deveria ser mal tocasse na manete. Espero que me tenha feito entender... mas obrigado desde ja Compreendo perfeitamente o que sentes é a manete mais esponjosa , queres travar e ela vai muito suave não é brusca como deveria , tens de prenir demasiado para ela travar , no meu caso ate tive de por o afinador no maximo para fora para nao me bater no punho |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 20:01 | |
| a minha nao esta assim a vir tanto atras. se no afinador aumentar o curso dela a manete fica mais dura ou pronta a travar. mas nao me da jeito. e antes travava bem na posicao que tenho agora e me da jeito... |
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Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
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Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 20:05 | |
| Pela descrição realmente parece me ar no circuito, tal como o Tó diz tenta sangrar isso melhor.
Vê ainda a posição de afinação da propria manete, também faz alguma diferença |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 20:06 | |
| o mecanico ja me sangrou aquilo mas ja nao sei de nada...Sei que detesto o travao assim... obrigado pelas respostas pessoal... |
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BCR Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 40 Localização : faro Mota/Modelo : cbr 600rr Data de inscrição : 05/03/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 15th 2011, 23:52 | |
| na minha aconteceu o mesmo. é por causa de terem limpo os embolos, ao serem limpos quando deixas de travar os embolos recolhem mais para dentro da pinça para evitar que as pastilhas fiquem a fazer muita pressao no disco para a roda nao ficar presa. ai nao ha nada a fazer porque agora é que esta a funcionar corretamente. |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 09:59 | |
| Bem se é como tu dizes, nunca mais vou limpar os bombitos Será que pondo mais oleo la para dentro o travao fica mais duro? |
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BCR Honda Monkey
Número de Mensagens : 56 Idade : 40 Localização : faro Mota/Modelo : cbr 600rr Data de inscrição : 05/03/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 11:05 | |
| se puseres mais oleo vai continuar igual. porque agora o teu travao esta a funcionar como funciona quando é tudo novo. antes é que estava mal mas como estavas abituado gostavas assim, mas provavelmente tinhas a roda da frente com muito menos deslize do que tens agora. |
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Ti CBR 400RR
Número de Mensagens : 611 Idade : 36 Localização : Sintra Mota/Modelo : Cbr 600 F4 Data de inscrição : 03/01/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 11:23 | |
| Morais, agora assustei me ate pensei que estivesse num fórum de física aplicada ahahahah brincadeira a parte, tens ali a resposta e o mais óbvio é as pastilhas estarem a recolher mais devido à limpeza e dai teres essa sensação. boas curvas |
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LuisMadeira CBR 400RR
Número de Mensagens : 590 Idade : 59 Localização : Paço Arcos Mota/Modelo : Honda XR 400 CBR 600 RR 04 (Track Day) Data de inscrição : 28/06/2009
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 16:34 | |
| - Michael23 escreveu:
- Boas Luis. os embolos foram limpos quando mudei as pastilhas...o problema comecou ai. ao limpar os embolos,dois deles sairam e perdi oleo e ganhei ar.levou oleo e foi sangrado mas nao gostei. mudou se o oleo todo e foi sangrado de novo... mas ficou nesta situacao. nao é uma manete dura logo mal encosto os dedos nela...nao tem travagem imediata se é que me faço entender.
Aparece, para se vêr isso... |
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Michael23 CBR 600F4
Pendura : Nada a declarar...
Número de Mensagens : 2810 Idade : 46 Localização : Cascais Mota/Modelo : Ex: Honda CBR 600 rr 05 / Actual: Suzuki gsxr 1000 k7 Data de inscrição : 05/07/2010
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Macedo CBR 500R
Pendura : Pipocas/Leonor
Número de Mensagens : 949 Idade : 46 Localização : where the streets have no name Mota/Modelo : CBR600RR 2005 Data de inscrição : 30/01/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 18:16 | |
| Michael23, Isso já me aconteceu só pelo simples facto de pedir para trocarem o óleo dos travões, o óleo antigo estava com uma pressão por ter uma densidade x, agora tens novo óleo com uma pressão diferente por a densidade não ser a mesma. Já tinhas trocado o óleo dos travões anteriormente nessa mota? Pronto aí está a resposta, ao principio achei estranho mas depois habituas-te Na minha deu perfeitamente para ver a diferença pois somente troquei o óleo. Normal.... |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 16th 2011, 22:25 | |
| "o mais óbvio é as pastilhas estarem a recolher mais devido à limpeza" As pastilhas não recolhem mais que o que tem de recolher! O que Faz recolher as pastilhas são os recuperadores e não o óleo! "pelo simples facto de pedir para trocarem o óleo dos travões, o óleo antigo estava com uma pressão por ter uma densidade x, agora tens novo óleo com uma pressão diferente por a densidade não ser a mesma." Os travões não ficam mais pesados ou mais leves devido á "densidade" do óleo, porque aqui o que conta é a força que o êmbolo da manete faz no óleo que por sua vez faz sair os êmbolos das bombas! A viscosidade faz diferença por exemplo na suspensão! Onde o que faz a diferença é a restrição na passagem do óleo entre câmaras! |
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Macedo CBR 500R
Pendura : Pipocas/Leonor
Número de Mensagens : 949 Idade : 46 Localização : where the streets have no name Mota/Modelo : CBR600RR 2005 Data de inscrição : 30/01/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 17th 2011, 00:26 | |
| Ok Morais, mas o que fiz foi unicamente mudar o oleo dos travoes, e senti a mesma sensação de que se queixa o Michael23 ou seja parecia que estava diferente a travar com menos eficiencia. Uma simples troca de oleo DOT4.
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Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
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Macedo CBR 500R
Pendura : Pipocas/Leonor
Número de Mensagens : 949 Idade : 46 Localização : where the streets have no name Mota/Modelo : CBR600RR 2005 Data de inscrição : 30/01/2010
| Assunto: Re: Maluco com o meu travão... fevereiro 17th 2011, 11:21 | |
| - Tó escreveu:
- Continuo a dizer ar nas linhas
Boas Telgui, Não quero nem imaginar isso, pois a minha troca de oleo foi realizada numa oficina especializada e não no meu quintal mas....já sabemos que existe "incompetencia" em todos os sectores da nossa sociedade. Abraço |
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Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
Número de Mensagens : 1763 Idade : 44 Localização : Cartaxo Mota/Modelo : CBR954 A Bruta ;) Data de inscrição : 17/10/2008
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