ora aproveitei um bocadinho de tempo para fazer a alteraçao que a menina ja tanto necessitava.
com as luzes de filamento de noite, apenas parecem luzes de presença, nao tem projecçao nenhuma, e como a mota anda no dia a dia, tambem anda no dia a noite por isso prefiro ver e ser visto melhor, mesmo que isto implique o farol ficar "velho" mais depressa.
assim aqui fica um tutorial para quem se quiser aventurar, numa tarde fazem isto na boa, ainda para mais seguindo este tutorial.
1º passo comprar umas fichas H4. de preferencia novas. isto porque os fios sao cravados no encaixe e convem que isto fique o mais perfeito possivel, sem fios cortados nem fita cola (atençao, se simplesmente quiserem cortar os fios, e meter um encaixe h4 com o resto do fio e isolar...tambem podem fazer. mas no sitio onde é nao aconselho)
eu comprei estas, no ebay, custaram para ai 7€ o par:
que quando chegaram a casa, eram assim:
o que colocado no sitio ficaria com este aspecto:
atençao, comprei tambem umas H4 baratuxas, 2€ para fazer a montagem, DIFERENTES DAS FINAIS que sao mais decentes. isto porque nao é aconselhado tocar no vidro da lampada, apenas no prato, pq o acido das nossas maos funde as lampadas. e a montar tudo uma pessoa toca sempre mesmo nao querendo.
2º passo VERIFIQUEM A ALTURA DO FEIXE DE LUZ isto é, ponham a mota a apontar para um muro/parede, a uma determinada distancia que seja possivel mais tarde colocar a mota na mesma posiçao. tipo 1 ou 2 metros. marquem a altura na parede onde o feixe incide e depois de tudo pronto, vejam se as luzes precisam de ser alinhadas
3º passo desmontar a mota a este nivel e retirar a carenagem frontal:
esta parte nao vou explicar, basta tirarem os parafusos todos, e desligarem uma ficha da cablagem. junto ao radiador
antes do 4º passo desliguem o positivo da bateria. eu saltei este passo, mas aconselho a fazerem-no
4º passo cortar os fios o mais junto possivel ao encaixe antigo, para aproveitar o maximo de fio. descarnar cerca de 7mm e meter os novos encaixes:
basta meterem o fio e apertar o encaixe com um alicate para ficar cravado
depois dos 3 colocados
vem a altura de meter no encaixe plastico
ATENÇAO era suposto ser essa a ligaçao pelos diagramas que tinha visto, mas o azul está trocado com o branco sendo assim corresponde VERDE - NEUTRO - ESQUERDA AZUL - MAXIMO - DIREITA BRANCO - MEDIO - CIMA
assim como esta nessa foto
5º passo
puxar ao maximo a ficha plastica h4 para a borracha isolante e fica com este aspecto
6º passo
tratar do encaixe da lampada na optica.
a lampada H4 tem os pinos em posiçao diferente do prato da lampada de filamentos
aqui esta assinalado a vermelho os antigos encaixes, por isso vamos ter de desbastar o plastico para os pinos entrarem
a minha 1º ideia foi, bem vou buscar um ferro de soldar e derreto o excesso de plastico. esqueçam. aquilo esta feito para aguentar calor a serio. tive 3 min com o ferro ja quente em contacto com o plastico e nem festinhas fez. assim usei isto:
com uma pedra esmerilhar do genero da 3º da esquerda para direita
ficou assim
e pronto, mangueirada para cima para tirar o po, meter tudo no sitio e está feito.
depois de tudo montado é hora de ver se as luzes continuam á mesma altura
só um aparte, aqui fica as luzes ligadas, e o alternar entre maximos e medios. quando se acende maximos, o medio desliga, e vice versa.
um agradecimento ao mak que me deu uma ajuda na montagem
espero ter ajudado. boas curvas
Última edição por nuno.ripper em janeiro 28th 2011, 20:10, editado 2 vez(es)
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
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Belo trabalho Nuno. Não tinha sido mais fácil desbastar as patilhas de baixo da lâmpada h4?
obrigado paulao.
não sei se seria mais facil, pois sempre que fosse necessário mudar uma lâmpada terias de estar sempre a fazer isso á lâmpada. para alem de que não convém andar a mexer muito na lâmpada, senão podes chegar ao fim e ela ja nem funcionar, com as vibrações. para alem disso, o que segura a lâmpada na óptica é precisamente os 3 apoios, ao tirares 2 a lâmpada atravessa o buraco e cai para dentro da óptica...
PSonic CBR 600RR
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mto bom, qq dia tenho que fazer uma coisa parecida na minha, mas é de H4 para H1/H7
ui, isso é quase a mesma coisa, tens de arranjar é um plásticos que irão segurar o prato das H1 ou H7, porque os mesmos sao mais pequenos que os de H4. e depois se tens 2 conectores, num ligas apenas o fio do maximo e neutro, e noutro o fio do medio e neutro
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Já agora informo que encontrei na net kits xenon ba20d com respectivos adaptadores etc etc. mais tarde coloco o link ainda tou a estudar a coisa, se meta h4 ou esses, mas esses sao mais raros e por isso mais caros. mas h4 nao me apetecia esmerilar o farol ate pq a mota ta na garantia.
R@lf Jones CBR 600F3
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Já agora... depois de tanto trabalho! A máquina não tinha levado logo era com um Bi-Xenon?!? Pensa nisso!
Penso que vou tirar as minhas 3 lâmpadas H7 da minha 954 altero para H4 e meto 3 Bi-xenon... penso que irei ter boa visão de noite!
sim, a ideia era meter xenon.... mas nao pode ser directo. as nossas meninas (125 04') nao suportam o xénon directamente. tem de se fazer alterações no alternador e colocar por um interruptor de on/off nas lâmpadas, pois quando pões a chave na igniçao ela liga automaticamente as luzes, e nao tem força para arrancar os balastros do xenon. com o interruptor, ligas a mota, ligas o motor, aceleras umas rotações e então ligas as luzes....
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
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sim, a ideia era meter xenon.... mas nao pode ser directo. as nossas meninas (125 04') nao suportam o xénon directamente. tem de se fazer alterações no alternador e colocar por um interruptor de on/off nas lâmpadas, pois quando pões a chave na igniçao ela liga automaticamente as luzes, e nao tem força para arrancar os balastros do xenon. com o interruptor, ligas a mota, ligas o motor, aceleras umas rotações e então ligas as luzes....
Mas isso é o mais simples porra! Fizeste o mais difícil e agora por causa de um interruptor não metes-te o Xénon!?! Esse interruptor também foi o que meti na minha, porque a minha já não dá para desligar os médios! Aproveitas a cablagem do Xénon e metes o interruptor entre a fixa que vem da mota e os cabos de alimentação do balastro! Em Off nem o balastro tem corrente, em On... Puff, faz-se o chocapic!!!
Faz isso, vai valer em muito o investimento!
nuno.ripper CBR 600F
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sim, mas depois tenho tambem de fazer alteraçao no alternador, alterar a cablagem do alternador as luzes, frente e tras, e mudar o rele das luzes....por causa da corrente AC para ter so corrente DC. se fosse simples ja o tinha feito, ainda tenho de estudar os esquemas e pessoal que ja o fez noutras motas semelhantes para me aventurar. para agora esta excelente, 50 mil vezes melhor. o resto vem vindo aos poucos...
Morais CBR 600F2
Pendura : Acabou de abrir uma vaga! :P
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OK, mas então explica-me uma coisa! Electricidade não é a minha onda, mas se já tens a máquina com a lâmpada H4 a funcionar e o Xénon ainda tem menos consumo, o que é que impede de fazer a alteração? Não estou a entender!
Cardoso CBR 400RR
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Por acaso dei por mim a pensar na mesma coisa, na cbr125 temos uma bateria 12v, se la ligarmos o xenon independentemente da bateria estar ou nao colocada na mota, o xenon irá acender certo? Estando a bateria colocada na mota calculo que as luzes acendam na mesma. Não entendo onde está a diferenca da corrente alterna ou continua aqui ( mas tambem nao estou 100% a vontade com o assunto ) .
Edit: Encontrei isto na internet.
Citação :
CORRENTE ALTERNADA A corrente alternada, ou CA (em inglês AC - alternating current) é uma corrente elétrica cuja magnitude e direção da corrente varia ciclicamente, ao contrário da corrente contínua cuja direção permanece constante e que possui pólos positivo e negativo definidos. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em certas aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas tais como triangular ou ondas quadradas. Um exemplo de onde se tem CA é a tomada.
CORRENTE CONTINUA Corrente contínua (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de corrente galvânica é o fluxo constante e ordenado de elétrons sempre em uma direção. Esse tipo de corrente é gerado por baterias de automóveis ou de motos (6, 12 ou 24V), pequenas baterias (geralmente 9V), pilhas (1,2V e 1,5V), dínamos, células solares e fontes de alimentação de várias tecnologias, que retificam a corrente alternada para produzir corrente contínua. Normalmente é utilizada para alimentar aparelhos eletrônicos (entre 1,2V e 24V) e os circuitos digitais de equipamento de informática (computadores, modems, hubs, etc.).
Este tipo de circuito possui um pólo negativo e outro positivo (é polarizado), cuja intensidade é mantida. Mais corretamente, a intensidade cresce no início até um ponto máximo e aí se mantém contínua sem alterar. Quando desligada, diminui até zero e se extingue.
Deduzo que se é alimentada por 12v a corrente deveria ser continua.
nuno.ripper CBR 600F
Pendura : marlene
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existem 2 tipos de corrente, AC e DC (alterna e continua) na tua o alternador gera corrente AC, que vai a um rectificador e manda DC para toda a mota. a minha, gera corrente AC que manda para a luzes e um rectificador que gera DC para partes especificas. ou seja, é necessário ter um rectificador que gere DC também para as luzes, alterar o caminho dos fios e mudar para um rele de luzes DC. isto pq o xenon nao funciona em AC. isto é a teoria que tenho, ainda nao tive alguem que me explica-se a serio o porque teoricamente tenho de fazer isto que este fez, mas que ainda nao percebi bem todos os passos http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=400853&highlight=conversions
R@lf Jones CBR 600F3
Pendura : Consciencia
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existem 2 tipos de corrente, AC e DC (alterna e continua) na tua o alternador gera corrente AC, que vai a um rectificador e manda DC para toda a mota. a minha, gera corrente AC que manda para a luzes e um rectificador que gera DC para partes especificas. ou seja, é necessário ter um rectificador que gere DC também para as luzes, alterar o caminho dos fios e mudar para um rele de luzes DC. isto pq o xenon nao funciona em AC. isto é a teoria que tenho, ainda nao tive alguem que me explica-se a serio o porque teoricamente tenho de fazer isto que este fez, mas que ainda nao percebi bem todos os passos [url=http://www.advrider.com/forums/showthread.php?t=400853&highlight=conversions
Pronto, assim está entendido! Não vejo a lógica de a instalação da tua mota funcionar assim , mas se é mesmo assim que ela funciona, tem lógica o que dizes. Mas se é assim... isso é uma instalação muita marada!!!
Cardoso CBR 400RR
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A minha é igual á tua Ripper, mas de qualquer forma hoje tive a falar com um prof de eletronica e ele teve me a explicar que supostamente com uma ponte rectificadora ( ele la saberá o que isso é ) que resolvia o problema.