Aqui fica um movie que fiz em Abril deste ano, quando montámos o sistema Quick-Shifter na Ninja ZX10R do Rui Reigoto com que ele correu no Campeonato Open de Velocidade, na classe Stock Sport 1000.
Bom video, mas gostava de ver do outro lado, vê-lo a meter mudanças... porque metê-las acima acho que sei como é, mas metê-las abaixo temos que usar a embraiagem é isso ??? Explica-me Ed_acelera.
Abraços
Ed_acelera Fundador
Número de Mensagens : 6598 Idade : 47 Localização : Amadora ou Arganil Mota/Modelo : Lifan 140 (Pit Bike) Data de inscrição : 25/09/2008
Bom video, mas gostava de ver do outro lado, vê-lo a meter mudanças... porque metê-las acima acho que sei como é, mas metê-las abaixo temos que usar a embraiagem é isso ??? Explica-me Ed_acelera.
Abraços
É assim:
O sistema Quick Shifter permite passar de caixa sem desacelerar e sem utilizar a embraiagem, mas só a passar de caixa (1ª - 2ª - 3ª - 4ª - 5ª - 6ª). Nas reduções é tudo igual como cá fora na estrada, ou seja: embraiar, dar a dupla de acelerador, reduzir e voltar a desembraiar.
Este sistema corta a ignição aquando a passagem de caixa, permitindo que se poupem alguns micro-segundos preciosos em corrida, uma vez que o motor quase que não perde rotação.
Pode-se utilizar tanto em caixa normal (1ª para baixo e restante para cima) ou caixa invertida como a grande maioria dos pilotos usa (1ª para cima e restantes para baixo), variando apenas no tirante que se vai utilizar: Caixa normal, o tirante trabalha à compressão e em caixa invertida, o tirante trabalha à tracção.
Para se utilizar este sistema, é necessário que se tenha uma centralina programável, ou então Power Commander ou Rapid Bike.
Espero que tenhas ficado esclarecido, caso contrário estás à vontade, que eu posso explicar-te detalhadamente como funciona.
P.S. - Por acaso neste filme, estávamos a utilizar caixa normal, dá para ver o Augusto a meter as mudanças para cima. De qualquer forma tanto o Reigoto como o Tiago e o Coimbra optaram por caixa invertida.
Só houve uma corrida em que se utilizou caixa normal, foi na ultima prova de Braga e foi porque emprestámos a moto ao Fernando Neto da Moto Jornal, para um teste que ele fez à nossa moto.
Isso de reduzir/acelarar ao mesmo tempo como ed disse "dar dupla de acelarador" em ingles Blip The Throttle, ou seja ao mesmo tempo que travas, dar uma pequena acelaradela, ao reduzires. O objetivo disto, é para manteres a rotação do motor ao mesmo que a tracçao na roda trazeira, para ajudar a impedir que ela bloqueie e ajuda a travar com o motor. Quase toda a gente que conheço que anda em competiçao usa este truque, vesse muito a usar em motos a 2t.
Isso das chamas a sair pelo escape é do cruzamento de valvulas, ou seja no momento em que a valvula de escape não fecha rapido o suficiente fazendo com que alguma parte sai-a pelo escape...
Espero ter ajudado, mas o Ed talvez te conssiga explicar melhor...
Cumprimentos "V"
procoelho Honda Monkey
Número de Mensagens : 22 Idade : 114 Localização : West Mota/Modelo : GSX-R 600 97 Cú de Abelha! Data de inscrição : 15/10/2008
boas amigos, uma grande dificuldade que eu tinha na mota, é se reduzir sem acelerar, ela da-me um coice e trava--me a mota. começa logo a derrapar.
algo que reparei que nesta mota nao acontece.
ed tavas a dar gas quando reduzias?
e é normal sairem as chamas pelo escape»?
Deve-se sempre dar a "aceleradela" antes de reduzir, para evitar que a roda de trás bloqueie. As motos mais recentes (como esta) vêm com embraiagem deslizante para evitar bloquear a roda, mas mesmo assim pode bloquear um pouco caso não se dê a tal dupla aceleradela aquando as reduções, mas é certo que atenua e bastante esse efeito. Por isso luisinho... nas reduções é obrigatório dar a dupla de acelerador para não bloquear a roda traseira e não apanhar nenhum susto.
Sim, nesta moto "dava-se gás" quando se reduzia. Se reparares, quando o Augusto está a reduzir, ouve-se ele a dar a dupla antes de reduzir, e essa dupla serve para manter a velocidade dos dois veios da caixa aproximadamente igual por forma a que o engrenamento dos carretos se faça mais fácilmente.
Nas reduções, pode acontecer alguma mistura ar/gasolina não ser queimada na câmara de combustão e sair pelo escape (durante o tal cruzamento de válvulas, também chamado de "lavagem"). Como o sistema de escape está "em brasa" detona a mistura dando origem às chamas que saiem pelo escape.
Volto a repetir... o sistema Quick Shifter só se utiliza em aceleração e para subir de caixa. Nas reduções funciona como na minha e nas vossas motos. Caso contrário, dá-se cabo da caixa.
O objetivo disto, é para manteres a rotação do motor ao mesmo que a tracçao na roda trazeira, para ajudar a impedir que ela bloqueie e ajuda a travar com o motor.
Yep... nem mais. Eu não explicava melhor
Dark_Jak escreveu:
Quase toda a gente que conheço que anda em competiçao usa este truque, vesse muito a usar em motos a 2t.
Diria mais... toda a gente que anda de moto usa esse truque
Dark_Jak escreveu:
Isso das chamas a sair pelo escape é do cruzamento de valvulas, ou seja no momento em que a valvula de escape não fecha rapido o suficiente fazendo com que alguma parte sai-a pelo escape...
Espero ter ajudado, mas o Ed talvez te conssiga explicar melhor...
Mais ou menos... é mistura de ar/gasolina que não é queimada na câmara de combustão e sai pelo escape (durante o cruzamento de válvulas) e é queimada/detonada no sistema de escape
Se repararem isso acontece nas reduções, quando se dá a tal dupla (aceleradela).
Diogo, estou a ver que entendes do assunto, obrigado pela ajuda nas explicações
De nada Ed, sim entendo um pouco de competiçao, não porque ja tenha andado la, queria ver se entrava na Promocup mas esta dificil. Quaze tudo o que aprendi foi a base de muita leitura e investigação sobre o assunto, e claro tambem cheguei a tirar um curso de mecanica que invelizmente nao pude acabar.
Cumprimentos "V"
Nhecas Honda Monkey
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brutal, deve ser epetacular pilotar uma máquina com este sistema
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
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