A primeira das quatro últimas batalhas pelo título de campeão de Superbikes 2010, teve o seu início sob tempo ameno em Imola. A primeira teve toda a emoção que se pode esperar, com a luta pela vitória a durar até à última volta. Também a luta pelo título de pilotos ficou um pouco mais decidida, pois Leon Haslam decidiu apostar tudo na vitória e perdeu a aposta.
No começo foi o surpreendente Tom Sykes que saiu da pole com a sua Kawasaki a dominar os acontecimentos. Conseguiu ganhar alguns metros de vantagem mas, Haslam, a ter de recuperar muitos pontos para Max Biaggi, mantinha-se bem perto do seu compatriota.
Biaggi ia ficando para trás, talvez já com a calculadora na sua cabeça. Mas pior que tudo, foi uma saída de pista que quase deitou tudo a perder com uma queda que parecia inevitável. O “Corsaro” conseguiu manter o seu equilíbrio e a moto intacta, reentrou em pista e seguiu até final, para apenas conseguir recuperar até 11º ao cruzar a meta.
Lá na frente Sykes ia perdendo gás, no entanto Haslam cometeu um erro e também saiu de pista, descendo algumas posições. De repente ficava à vista um pódio deveras surpreendente, com Sykes em primeiro, seguido de Lorenzo Lanzi e com Carlos Checa logo atrás. Com tudo isto Haslam caiu para quarto.
A meio da prova Sykes era passado por Lanzi, depois Checa fez o mesmo e Haslam também. Sykes começava a andar para trás até final.
Lanzi ainda se manteve no comando da prova por algumas voltas mas Checa muito rápido, passava para primeiro e levava atrás de si Leon Haslam que, com a posição de Biaggi, começava a pensar mais seriamente na luta pelo título.
A corrida passou depois por uma acalmia até às voltas finais. Haslam queria a vitória e começava a pressionar Checa por todos os lados. Mas o melhor ainda estava para vir…
À entrada da última volta Haslam tentou passar por fora na primeira chicane, tentativa que falhou redondamente. Checa ganhou ligeira vantagem mas o piloto da Suzuki Alstare voltou à carga pouco depois. Com a segunda posição garantida, Haslam apostou tudo numa vitória e acabou por perder a aposta. Saiu em frente numa curva à esquerda, deixou Checa completamente livre para vitória e, pior que isso, perdeu posições tendo terminado em quinto e com isso apenas conseguiu ganhar seis pontos para Biaggi.
Segundo classificado em Imola foi Lorenzo Lanzi que efectuou uma prova muito regular, tendo imediatamente atrás de si ficado Noriyuki Haga. O piloto japonês veio de trás e realizou uma parte final de corrida fantástica, passando vários pilotos a caminho de mais um pódio. Com tudo isto a Ducati conseguiu fazer o pleno e ocupou os três lugares do pódio e, mais uma vez, a Xerox oficial foi batida por duas máquinas privadas.
Na luta pelo campeonato, Max Biaggi parte para a segunda manga de Imola com 52 pontos de vantagem para Leon Haslam, isto numa altura que ainda faltam disputar 75 pontos no total até final de temporada.
Fonte:Motociclismo