Doutor Claudio Costa, parte da equipa médica do campeonato mundial de motociclismo, deu aos jornalistas a notícia.
Pilotos da MotoGP também foram informados após a sua corrida.
"Eu descobri agora, quando coisas assim acontecem nada mais importa", o campeão mundial Valentino Rossi disse à televisão Mediaset. "Ele era um cara lindo, foi um acidente horrível."
Tomizawa Suter estava rodando em alta velocidade quando ele caiu a saida de uma curva e foi atingido violentamente por motos de Alex De Angelis e Scott Redding, que ambos também caíram, mas parecia relativamente ileso.
A corrida continuou, apesar dos protestos dos comentadores de televisão que disse que deveria ser parado, e foi ganha pelo espanhol Toni Elias.
Moto2 é o novo nome da antiga categoria 250cc MotoGP abaixo.
Macedo CBR 500R
Pendura : Pipocas/Leonor
Número de Mensagens : 949 Idade : 46 Localização : where the streets have no name Mota/Modelo : CBR600RR 2005 Data de inscrição : 30/01/2010
épá ainda antes do almoço tava a seguir com atenção a partida de moto2, o Tomizawa acho que não tinha feito grande qualifying mas fez uma boa partida, a seguir saí para visitar umas pessoas e receb uma noticia destas...o Alex e o Scott passaram no a ferro literalmente, como é que a seguir à curva já em recta ele perde a frente?????
Bad4company CBR 750
Pendura : Sagres/Super Bock... depende!
Número de Mensagens : 6407 Idade : 63 Localização : MAFRA Mota/Modelo : BMW R 1100 RT Data de inscrição : 25/04/2009
Lamento mais uma morte e ainda por cima na flôr da idade...
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
Morreu o piloto japonês, Shoya Tomizawa, vítima de acidente no Grande Prémio de Moto2 de San Marino...
Morreu Shoya Tomizawa Domingo, 05 Setembro 2010
O piloto japonês morreu tragicamente hoje, domingo, 05 de Setembro, depois de um acidente na corrida de Moto 2 em Misano.
Shoya, on the track and beyond, we will always follow your line
No domingo, 5 de Setembro, durante a corrida de Moto2 no Misano World Circuit, o piloto Shoya Tomizawa, de 19 anos, sofreu um acidente grave e consequente traumatismo craniano, torácico e abdominal.
Devido à gravidade da sua condição - especialmente o traumatismo craniano e abdominal - Tomizawa foi imediatamente tratado no centro médico do Misano World Circuit e colocado em respiração artificial.
O piloto foi transportado de ambulância para o hospital de Riccione, acompanhado por dois médicos - o helicóptero não foi utilizado para permitir que fosse fornecido suporte de respiração. Apesar das várias tentativas para o reanimar, Shoya infelizmente sucumbiu aos ferimentos às 14.20.
Todos os envolvidos no MotoGP endereçam as mais sentidas condolências à família e amigos de Shoya por esta perda trágica.
R.I.P.
Dragon-dragon CBR 600F3
Pendura : todas as meninas que quisserem andar
Número de Mensagens : 2248 Idade : 43 Localização : espinho Mota/Modelo : CBR 600 FSPORT Data de inscrição : 15/03/2010
Director de Corrida explica o acidente de Tomizawa Domingo, 05 Setembro 2010
O Director de Corrida, Paul Butler, Claude Danis (FIM), Franco Uncini, do Gabinete de Segurança, o médico da Clínica Móvel Dr. Claudio Macchiagodena e Javier Alonso (Dorna) deram uma conferência de imprensa depois da triste morte do piloto japonês.
O Director de Corrida, Paul Butler, Claude Danis, da FIM, Franco Uncini, do Gabinete de Segurança, o Dr, Claudio Macchiagodena da Clínica Móvel e Javier Alonso, da Dorna, estiveram presentes numa conferência de imprensa onde prestaram declarações depois da morte trágica de Shoya Tomizawa, na sequência de um acidente na corrida de Moto2, em Misano.
Claudio Macchiagodena: “Queremos falar sobre o acidente de hoje, um acidente muito grave, envolvendo três pilotos que caíram e que tiveram de imediato problemas graves. Um dos pilotos, Alex de Angelis, levantou-se. O segundo piloto (Scott Redding) não tinha problemas. Um estava num estado grave e, tal como sabem, esse piloto era Shoya Tomizawa. A primeira ideia que tive foi se era possível parar a corrida, por causa do perigo, mas o pessoal com a maca chegou de imediato e, quando retirámos o piloto da pista por minha decisão médica, eu não pedi à Direcção da Corrida a bandeira vermelha, porque não ajuda o meu trabalho, porque atrasamos a intervenção da ambulância. Atrás da protecção da pista tínhamos uma ambulância com uma máscara respiratória e tratámos de imediato de todos os cuidados intensivos para ele. Não pedi a bandeira vermelha, porque eu não precisava, Depois do piloto chegar ao centro médico algumas pessoas perguntaram-me porque é que demorou tanto tempo. Os cuidados intensivos começaram a ser prestados atrás da protecção da pista. Normalmente, quando temos um braço partido, a ambulância é o mesmo que um táxi, onde pomos o piloto lá dentro rapidamente e o enviamos depressa. Agora era muito importante ter a ventilação e dois médicos. Quando chegámos ao centro médico, o estado dele era crítico e continuamos com os cuidados intensivos. Tínhamos muitos médicos, mas a situação era crítica, tínhamos os procedimentos da respiração. Verificámos o problema abdominal com o raio-x, porque era uma situação muito séria, não apenas o traumatismo craniano, mas o tórax e a zona abdomina”l.
“Ele sofreu um traumatismo no coração e a melhor opção era transferi-lo para o hospital em Riccione, porque é muito perto e porque nós temos dois médicos na ambulância, que continuavam com o processo respiratório. Quando chegámos ao hospital, continuámos por dez minutos ou mais… mas, no final, já nada podia ser feito pelo Tomizawa.”
Paul Butler: “Acho que a primeira coisa que temos que dizer é apresentar os sentimentos à família, amigos do Tomizawa e para a equipa, sem dúvida. O Dr. Macchiagodena explicou a situação de forma muito clara. A minha função é decidir se a bandeira vermelha é mostrada ou não, tendo em conta as informações que recebo. A intervenção médica foi muito rápida e muito eficiente, porque do ponto de vista do acidente, havia lá muitos serviços médicos: várias ambulâncias e muitos médicos. Por isso, a evolução da situação foi rápida. O outro nível tem que ver com a segurança dos outros pilotos na pista e da intervenção e a intervenção dos comissários foi muito rápida, por isso não havia riscos para os outros pilotos. As motos acidentadas e o que ficou na pista foi removido muito depressa e, a partir daí, não havia razão para bandeira vermelha”.
Claude Danis: “Quero apenas confirmar o que o Paul disse. Pensámos depois de falarmos que não era necessário parar a corrida, porque parecia que tudo ia ficar pronto quando os outros pilotos passassem para a próxima volta e foi esse o caso. Claro que o dia de hoje é muito triste para nós e em nome da FIM quero endereçar as mais sentidas condolências à família de Tomizawa, à equipa e aos seus amigos. Coisas como estas às vezes acontecem, felizmente não muito frequentemente, isto são corridas”.
Franco Uncini: “Estamos com a família, com a equipa, com todos os que eram próximos dele. Podemos dizer que o que aconteceu nada teve que ver com segurança. Este tipo de acidentes infelizmente podem acontecer a qualquer momento. Com a tecnologia que temos no momento é muito difícil resolver este problema, mas estamos a tentar trabalhar nisto e em ter alguma coisa no futuro que nos ajude a ter menos danos neste tipo de acidentes”.
Javier Alonso: “Hoje perdemos uma excelente pessoa, claro que era um bom piloto, mas primeiro que tudo uma excelente pessoa e temos muita pena por isso. Temos muita pena pela família, claro, e pela equipa, e apenas uma pequena clarificação, porque parece que a informação de que infelizmente o Tomizawa tinha morrido foram divulgadas antes de um anúncio oficial. Isso aconteceu porque queríamos informar a família primeiro. Assim, a primeira coisa que fizemos quando recebemos a notícia foi informar a família”.
joni CBR 600F3
Pendura : (Patricia) (Dani) (Marta)
Número de Mensagens : 2364 Idade : 50 Localização : VISEU Mota/Modelo : cbr900rr fireblade...Iguais a esta, já não se fazem... Data de inscrição : 04/01/2009
como é que a seguir à curva já em recta ele perde a frente?????
Do que eu consegui perceber pelas repetições, ele abriu demasiado o punho e não conseguiu curvar o suficiente para se afastar do corretor. Acabou por optar por travar/desacelerar e a mota foi tocar na relva. A partir daí ela foge e é aquele triste espectáculo.
Durante o almoço vi uma repetição da queda mas nem quis acreditar que tinha tido morte imediata. Três azares de uma só vez é demais! A queda e duas motas a passarem por cima da anca/tronco.
RIP!
Maddog CBR 650
Pendura : Angel
Número de Mensagens : 5868 Idade : 53 Localização : margem sul - Charneca de Caparica Mota/Modelo : CBR 1000 RR 06; EX: CBR 600 F4I Data de inscrição : 26/09/2008
Do que eu consegui perceber pelas repetições, ele abriu demasiado o punho e não conseguiu curvar o suficiente para se afastar do corretor. Acabou por optar por travar/desacelerar e a mota foi tocar na relva. A partir daí ela foge e é aquele triste espectáculo.
Durante o almoço vi uma repetição da queda mas nem quis acreditar que tinha tido morte imediata. Três azares de uma só vez é demais! A queda e duas motas a passarem por cima da anca/tronco.
RIP!
Nao foi morte imediata Lars... ainda entrou na ambulancia com vida, o q tornou a morte ainda mais dura para ele. Paz a sua alma...
AVPrendas CBR 600F4i
Pendura : MMPrendas
Número de Mensagens : 3424 Idade : 39 Localização : Wonderland Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red Data de inscrição : 22/10/2008
Posso estar enganado mas nos ultimos anos tem havido mais mortes a este nível o que é de lamentar..
Obviamente que os dois pilotos que passaram por cima não têm qualquer culpa, tudo fizeram para evitar o pior.. impressionou-me ver o 2ç piloto que passou por cima dele (e que involutariamente provocou a morte dele).. a travar completamente a fundo ainda inclinado na esperança de conseguir evitá-lo.. deixou uma enorme marca no asfalto...
O resto do acidente nem vale a pena comentar... horrivel de ver sobretudo para a familia, amigos e equipa.. muito azar mesmo.. muito azar..´
Fez-me lembrar o acidente daquele piloto da Prakalgar.. não me lembro agora do nome.. também faleceu vitima de um tremendo azar..