Nos últimos três dias tiveram lugar as provas de selecção para a "Rookies Cup". Entre quase duzentos candidatos iniciais, cinquenta rodaram em testes no Circuito Monteblanco. No final foram apurados 14 pilotos, que vão juntar-se a 11 que transitam da edição deste ano. Ivo Lopes foi um dos eleitos, e dessa maneira vai poder competir diante do olhar atento dos "managers" do Campeonato do Mundo, integrado no ambiente dos Grandes Prémios.
Em 2011 terá lugar a quinta edição do Troféu "Rookies Cup", reservado a pilotos até 17 anos de idade. Trata-se de uma competição monomarca, pois todos tripulam motos KTM RC 125, e as provas integram o programa de seis jornadas europeias do "Mundial" de Velocidade.
Ivo Lopes é um dos mais talentosos pilotos portugueses de Velocidade da nova geração, tendo começado a despontar no Troféu Mini-GP. Enquadrado no JP Juniores Team, nas últimas épocas tem evoluído e demonstrado talento em diversas competições, nomeadamente em circuitos espanhóis.
Em 2010 Ivo Lopes tem feito uma campanha algo atípica, porque só recentemente completou 14 anos de idade, e isso inviabilizou a participação no Campeonato de Espanha de 125cc, enquanto o Campeonato Mediterrânico passou a ter características menos atractivas para dar continuidade à sua evolução. Assim, tem competido no Troféu Nacional de 85cc, e em Espanha numa fórmula designada "Motodes".
Esta quarta-feira, a escolha para integrar o pelotão da "Red Bull Rookies Cup" constitui um importante desafio para Ivo Lopes, pois o jovem piloto da Amadora poderá dar nas vistas, numa "montra" que já tem valido aos melhores o "passaporte" para o Campeonato do Mundo de Velocidade. É que a presença nesta conhecida fórmula internacional de promoção decorre em paralelo com as jornadas europeias do “Mundial” de Velocidade, o que pode abrir portas para Ivo Lopes dar um grande impulso à sua promissora carreira.
Fonte: Federação de Motociclismo de Portugal