|
Autor | Mensagem |
---|
killer CBR 600F3
Pendura : paula r.
Número de Mensagens : 2032 Idade : 42 Localização : olhao Mota/Modelo : HONDA VFR 800 V-TEC `02 Data de inscrição : 07/07/2009
| Assunto: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 15:35 | |
| nao sei se esta questao ja foi laçada,qualquer das formas aqui fica,pois tive um dia destes uma discusao amigavel com um amigo,em k ele gastou 10€ a encher os pneus do carro com um tal gás,pois elegou k os consumos notavam-se,nao se tinha k estar a encher constantemente,bla bla bla, e eu disse-lhe: "pah! com esses 10€ eu curtia quase 100km de serra a andar de mota...." entao quem ja conhece k diga o k acha. |
|
| |
ZéLento CBR 650
Número de Mensagens : 5661 Idade : 104 Localização : Onde menos se espera... Data de inscrição : 27/07/2009
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:17 | |
| Gás é no punho direito... Ps: boa kestão, tb n sei, vou aguardar ctg a ver se alguem nos esclarece... |
|
| |
sadinobiker CBR 600F
Pendura : Sandra
Número de Mensagens : 1172 Idade : 52 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR600RR08 Data de inscrição : 30/03/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:43 | |
| Boas...eu tenho esse tal gás não sei o que.... fui mudar os pneus e ele informou-me na altura que éra muito bom e que tinha muitas vantagens...
o que posso dizer é que nunca mais foi necessário dar ar... quanto ao consumo...hummmm...não sei mas não notei nada...
mas já agora gostava de ler opinião de alguém com experiência nesta matéria |
|
| |
killer CBR 600F3
Pendura : paula r.
Número de Mensagens : 2032 Idade : 42 Localização : olhao Mota/Modelo : HONDA VFR 800 V-TEC `02 Data de inscrição : 07/07/2009
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:49 | |
| - sadinobike escreveu:
- Boas...eu tenho esse tal gás não sei o que.... fui mudar os pneus e ele informou-me na altura que éra muito bom e que tinha muitas vantagens...
o que posso dizer é que nunca mais foi necessário dar ar... quanto ao consumo...hummmm...não sei mas não notei nada...
mas já agora gostava de ler opinião de alguém com experiência nesta matéria bem,ja temos meio esclarecimento,e valores pra uma carga desse gás?nunca mais precisou de ar? é perigoso?acho k é hidrogenio ou nitrogenio.... |
|
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:54 | |
| Esse teu amigo comprou gato por lebre ou quer dizer pagou, pq a vantagem de meter esse gás como lhe chamas é Azoto não se resigna a menor consumo pq se andares sempre com pressao certa nos pneus vai dar ao mesmo consumo isto é mais para quem se esqueçe de visitar as bombas ou qq sitio para ter sempre o nivel certo de ar mas em baixo vou resumir melhor
Alias ao encheres com Azoto o que se costuma fazer é meter nas valvulas uma tampa verde pq é universal e assim qq sitio que o carro pare para fazer qq tipo de manutenção eles já sabem que nao podem meter ar comprimido.
aqui fica as vantagens que obtens a meter Azoto:
Economia:
- Evita a deterioração das telas por oxidação.
- Pressão constante e estabilizada, prolongando assim a vida do pneu entre 10% a 20%.
- Menor resistência ao rolamento, traduzindo-se em economia de combustível motivado por não circular com baixa pressão.
- Esta isento de humidade, assim elimina-se ou minimiza-se a corrosão devido à presença existente de água no ar comprimido.
Segurança:
- Pressão constante a qualquer temperatura, permite conduzir com mais segurança em qualquer tipo de estrada e estilo de condução.
- Reduz os rebentamentos dos pneus associados a pressão e temperaturas inadequadas.
- Ar desoxigenado para enchimento de pneus é obrigatório para veículos que transportem produtos perigosos por estrada, também utilizado na aviação e na competição.
Meio Ambiente:
O Nitrogénio não tem efeitos negativos no meio ambiente. O ar contém cerca de 80% de nitrogénio e está isento de óleo, o que não acontece com o ar comprimido; Por outro lado, a diminuição do consumo de combustível e o aumento de vida dos pneus, reduz a quantidade de detritos e emissões poluentes.
Mais algumas razões para utilizar nitrogénio para insuflação dos pneus:
- O oxigénio (presente no ar em cerca de 20%), é um dos gases de maior velocidade de difusão, originando, assim, uma perda de pressão de enchimento através da própria borracha do pneu. - A humidade do ar dá origem ao envelhecimento acelerado do pneu, provocando a oxidação dos seus componentes internos (borracha, válvula e até a própria jante) e, também, a perda de pressão do enchimento. - Os resíduos de óleo provenientes do compressor, em combinação com o oxigénio existente no interior do pneu, formam uma mistura inflamável, que está na origem de mais de 75% dos rebentamentos de pneus por explosão espontânea em virtude do aumento da temperatura. - Com o ar comprimido, o pneu sofre uma deformação com o aumento da temperatura, e um consequente aumento da pressão que resulta num desgaste anormal da sua camada externa, logo uma vida útil mais curta. - O ar comprimido, que tradicionalmente utiliza para o enchimento dos seus pneus, contém elementos “indesejáveis” com oxigénio, que limitam as prestações e a vida útil do pneu.
O novo ar (nitrogénio - um gás inerte) para o enchimento de pneus, é fruto de uma prolongada experiência no sector da aeronáutica e da competição, estando agora disponível para todos os automobilistas.
Com esta seca toda as verdadeiras vantagens são, o nitrogénio minimiza as consequências da baixa pressão; Elimina as causas do envelhecimento prematuro do pneu; Incrementa a segurança em viagem; Elimina a deformação do pneu com o aumento da temperatura; Garante uma correcta pressão de enchimento por um período de tempo 3 vezes superior ao conseguido com o ar comprimido.
|
|
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:54 | |
| - killer escreveu:
- bem,ja temos meio esclarecimento,e valores pra uma carga desse gás?nunca mais precisou de ar? é perigoso?acho k é hidrogenio ou nitrogenio....
Sim é Azoto/Nitrogenio |
|
| |
ZéLento CBR 650
Número de Mensagens : 5661 Idade : 104 Localização : Onde menos se espera... Data de inscrição : 27/07/2009
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 16:58 | |
| Ópá, com uma explicação dessas fikei completamente elucidado, obrigado Tó. |
|
| |
sadinobiker CBR 600F
Pendura : Sandra
Número de Mensagens : 1172 Idade : 52 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR600RR08 Data de inscrição : 30/03/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 17:00 | |
| O valor já estava incluído na montagem do pneu...mas penso que rondava os 10€....
Nunca mais precisou de ar.....
Perigoso, penso que não...na altura ele disse que é muito mais seguro que o ar ....
nome desse (Gás/composto), não me lembra... sinceramente...
será isso??? hidrogénio???nitrogénio????azoto???outro???? sei que na altura ele tinha montado essa máquina á pouco tempo...
e por fim consumo...para ser sincero, não notei nada... |
|
| |
sadinobiker CBR 600F
Pendura : Sandra
Número de Mensagens : 1172 Idade : 52 Localização : SETUBAL Mota/Modelo : CBR600RR08 Data de inscrição : 30/03/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 17:03 | |
| Boas telgui...bela explicação...
o que mais posso adiantar foi que meti numa oficina perto de onde mora o telgui " quinta do conde"
oficina Traç.... defeni....
Última edição por sadinobike em dezembro 4th 2010, 22:44, editado 1 vez(es) |
|
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 17:07 | |
| - sadinobike escreveu:
- O valor já estava incluído na montagem do pneu...mas penso que rondava os 10€....
Nunca mais precisou de ar.....
Perigoso, penso que não...na altura ele disse que é muito mais seguro que o ar ....
nome desse (Gás/composto), não me lembra... sinceramente...
será isso??? hidrogénio???nitrogénio????azoto???outro???? sei que na altura ele tinha montado essa máquina á pouco tempo...
e por fim consumo...para ser sincero, não notei nada... é preciso meter ar , engane se quem diz o contrario o que acontece é que garante uma correcta pressão de enchimento por um período de tempo 3 vezes superior ao conseguido com o ar comprimido. O Azoto/Nitrogenio não sofre alterações como o ar comprimido a nivel de temperaturas . Quando cá apareceu levavam entre 4 a 5 euros por pneu se já está a 10€ desceu bastante mas ainda é caro , quanto a mim so compensa mesmo nos carros e mesmo assim é quase que uma renda. |
|
| |
Tó CBR 600F4i
Número de Mensagens : 3775 Idade : 50 Localização : Quinta Conde Mota/Modelo : CBR 600 RR TRACK DAY Data de inscrição : 08/12/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 17:10 | |
| - ZéLento escreveu:
- Ópá, com uma explicação dessas fikei completamente elucidado, obrigado Tó.
Desculpa a seca que dei mas assim tira se todas as duvidas . No meu carro usei disso mas depressa me fiz esperto ao deixar não pelos benificios mas sim pela renda que já se tornava . Uma pessoa que ande reguralmente com o carro deve de uma semana e meia a duas verificar o ar logo aqui de mes a mes tinha de por ar ou acertar e aquilo é de rir pq levavam tanto por 1 bar de ar como por 2 ou 3 . Cheguei ao ponto de uma vez chegar há oficina para por Azoto e quando estava parado no sitio certo para meter , vazar os pneus todos , já que pagava o mesmo ao menos o Azoto era bem pago |
|
| |
Bad4company CBR 750
Pendura : Sagres/Super Bock... depende!
Número de Mensagens : 6407 Idade : 63 Localização : MAFRA Mota/Modelo : BMW R 1100 RT Data de inscrição : 25/04/2009
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 18:17 | |
| Porreiro... lá vai a BMW ficar mais leve. O pior é que a carteira tbm... Ps: Telgui obg pela fantástica explicação. |
|
| |
killer CBR 600F3
Pendura : paula r.
Número de Mensagens : 2032 Idade : 42 Localização : olhao Mota/Modelo : HONDA VFR 800 V-TEC `02 Data de inscrição : 07/07/2009
| |
| |
gonzaga1982 CBR 250R
Número de Mensagens : 307 Idade : 42 Localização : Guimaraes Mota/Modelo : cbr600rr2004 Data de inscrição : 19/02/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 16th 2010, 20:25 | |
| as particulas do ar com o aumento da temperatura separam se tornando se mais pekenas o k origina uma perda de pressao mais rapida , kanto as particulas de azoto como estas sao maiores e sofrem menos alteraçoes com a temperatura a pressao mantem se por mais tempo , mas ao preço k fica acho k nao compensa |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
jam CBR 900RR
Pendura : Anda na moto dela
Número de Mensagens : 12297 Idade : 65 Localização : porto Mota/Modelo : 2012 CBR 1000 RA Data de inscrição : 16/02/2009
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 17th 2010, 00:44 | |
| Ou ou ou Este gás é fantástico para utilização em pneus AUTOMÓVEL. Os pneus das nossas motos aquecem muito mais rápido que os dos caros e não é aconselhável a utilização desta mistura nos nossos pneus. |
|
| |
khan CBR 150
Número de Mensagens : 169 Idade : 50 Localização : Alverca Data de inscrição : 30/08/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? setembro 17th 2010, 01:03 | |
| - gonzaga1982 escreveu:
- as particulas do ar com o aumento da temperatura separam se tornando se mais pekenas o k origina uma perda de pressao mais rapida , kanto as particulas de azoto como estas sao maiores e sofrem menos alteraçoes com a temperatura a pressao mantem se por mais tempo , mas ao preço k fica acho k nao compensa
Só por curiosidade..essas particulas, depois de mais pequenas vão para aonde?desaparecem?? estou a reinar... Penso que a unica vantagem (como foi referido), seja a questão da temperatura...(como é mais seco e tal) . Logo, com o incremento de velocidade, a pressão permanece igual .. Curiosidade: o Airbus A320 leva +-200psi em cada roda.... Penso que cada garrafa custava +- 150€....e tem, por norma, uns 3000 psi cumps |
|
| |
CBR666 CBR 600F3
Número de Mensagens : 2360 Idade : 39 Localização : Lisboa Mota/Modelo : CBR 600 RR e KTM SX-F 250 Data de inscrição : 17/10/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? dezembro 4th 2010, 21:49 | |
| O tal gás chama-se azoto. A diferença está que é um gás com moleculas mais densas e em movimento não aquece. Já tive no carro e uma coisa é certa não notei diferença nos consumos nem no desgaste dos pneus, mas normalmente de 3 em 3 meses tinha que repor ar nos pneus e enquanto tive la o azoto em quase 2 anos manteve-se com a mesma pressão. Mas para uso em pneus das motas não é aconselhavel. |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
Andrio79 CBR 400RR
Número de Mensagens : 559 Idade : 44 Localização : Funchal-Madeira Mota/Modelo : cbr 1000rr 2009 Data de inscrição : 04/10/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? dezembro 5th 2010, 09:48 | |
| tou como o killer com esses 10€ o tanque ficava 7 litros mais cheio |
|
| |
AVPrendas CBR 600F4i
Pendura : MMPrendas
Número de Mensagens : 3424 Idade : 39 Localização : Wonderland Mota/Modelo : PCX / MTS '16 S Red Data de inscrição : 22/10/2008
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? dezembro 5th 2010, 09:56 | |
| Vocês estão enganados... Esse gás chama-se.... gases intestinais.... |
|
| |
davidrr CBR 600F2
Número de Mensagens : 1538 Idade : 44 Localização : sintra Mota/Modelo : Honda CBR 1000RR Data de inscrição : 23/09/2010
| Assunto: Re: ar ou gás nos pneus? dezembro 6th 2010, 16:02 | |
| - Edgar_Oliveira escreveu:
- se n aquece, mais vale n meter mesmo na mota!!!
Ed nao aqueçe tanto como o ar que metes nos pneus.....em altas prestaçoes curvas corridas o pneu atinge temperaturas altas e o atrito do pneu ao solo e menor...logo dizem k o azoto é melhor..... mas no fundo n fundo é uma maneira de o cliente se fiablisar a casa onde pos o azoto ou as k ja o possuem....eu tenho um establecimento e digo mesmo uma coisa o Azoto é uma maneira d ganhar mais dinheiro...o Azoto começou por ser uzado em carros de competiçao depois passou para as estradas normais,começou na BMW e Mercedez nas gamas altas....pk num carro normal do dia a dia nao poes o azoto em prova....esqueçe mesmo.... |
|
| |
Edgar_Oliveira CBR 1000RR
Pendura : Susana_Pires
Número de Mensagens : 28359 Idade : 35 Localização : Palmela Mota/Modelo : CBR 1000RR 2009, EX CBR 600 F 2001, EX PCX 125 2010 Data de inscrição : 17/09/2009
| |
| |
Conteúdo patrocinado
| |
| |
|