Andrea Dovizioso não está a passar por bons momentos na equipa Repsol Honda. Disso mesmo deu conta o seu empresário em declarações a vários órgãos de comunicação social italianos, admitindo que não sabe qual será a reacção do piloto no caso de não ser encontrada uma solução amigável entre as partes.
Tudo se deve ao facto de Dovizioso ter invocado uma cláusula no seu contrato que, lhe garante um lugar na equipa de fábrica na próxima temporada. Dovizioso apenas tinha de terminar o mês de Julho dentro dos cinco primeiros classificados na tabela de pilotos de MotoGP, situação que acabou mesmo por se verificar. Mas a contratação de Casey Stoner pela HRC veio colocar essa situação em dúvida.
A Honda tentou imediatamente corrigir a situação. Primeiro iniciaram negociações com a Red Bull para uma parceria que teria como resultado uma equipa especificamente criada para acomodar Stoner, permanecendo Pedrosa e Dovizioso nos seus lugares na Repsol Honda. As negociações falharam e Stoner irá mesmo para a equipa de fábrica.
De seguida a Honda falou com as suas equipas satélites, a Gresini e LCR. Dovizioso passaria para uma delas – previsivelmente para a Gresini – mas teria apoio total da HRC, assim como o seu ordenado seria totalmente pago pela HRC. Seria uma boa solução para Fausto Gresini: passava a contar com um piloto de créditos firmados como é Dovizioso, tudo a custo zero, e a Gresini iria contar com apoio total da HRC.
Mas, tendo em conta as palavras de Simone Batistella, empresário do piloto, a solução não é do seu agrado e pode levar a que venham a acontecer situações inesperadas
“O contrato é muito claro e existem algumas coisas que têm de ser faladas com a HRC. Precisamos de conhecer o projecto antes de forçarmos ou alterarmos o contrato. É necessário perceber as intenções de ambas as partes e se o projecto que nós pensávamos ainda existe ou não. Se não existir então temos um problema,” para logo de seguida confirmar o estado de espírito de Dovizioso: “Seria um grande, grande golpe e eu não sei dizer como é que o piloto reagiria”.
Alguns sites italianos que têm vindo a acompanhar de perto o desenrolar da situação, chegam mesmo a colocar a hipótese de Dovizioso avançar para os tribunais, na tentativa de fazer valer os direitos que tem salvaguardados no seu actual contrato com a Honda.
Fonte:Motociclismo