A casa italiana aposta forte em 2010 com a apresentação das suas preparações exclusivas e limitadas, tendo por base alguns modelos da Ducati. Se a NCR Millona M16 utilizou uma Desmosedici D16RR como ponto de partida, para a Leggera a Hypermotard 1100 foi a escolha perfeita.
Anunciada como a Hypermotard mais leve de sempre apresentando um peso de 157 kg na sua versão “base” (quase 20 kg a menos do que a moto de origem), é também um poço de potência e de adrenalina ao alcance do punho direito. É que a acompanhar a redução de peso, a NCR aumentou também a potência até aos 110 cv.
Tudo isto foi conseguido à custa da utilização de materiais exóticos como a fibra de carbono – material de que são feitas todas as carenagens e acessórios da Liggera -, um quadro totalmente em titânio, jantes em fibra de carbono da BST especificamente fabricadas de acordo com as orientações da NCR e tampas do motor em magnésio. Quanto a modificações no motor da Hypermotard 1100 foram várias, onde se destacam as novas válvulas em titânio e cilindros de maiores dimensões.
De resto tudo foi feito a pedido da NCR para esta moto: suspensões especificas da Öhlins e amortecedor de direcção da mesma marca totalmente ajustável, discos recortados da Braking com opção de discos em carbono e, por fim, um sistema de escape completo em titânio com ponteiras em carbono da marca Zard e que, permite uma redução de peso de 45% em relação ao sistema de origem da Hypermotard 1100.
Para os que pretendem algo mais exclusivo a NCR também tem algo especial: um kit Leggera 1200. Este conjunto de alterações extra foi criado para os motociclistas que pretendem utilizar a moto no limite das suas capacidades. O peso sofre nova redução atingindo os 138 kg, e a potência volta a aumentar, anunciando a NCR que a Leggera 1200 disponibiliza 138 cv às 9.500 rpm.
Leggera 1200
Claro que o preço da NCR Leggera também não tem nada em comum com as versões normais da Hypermotard: 107,137€ é o preço inicial e conforme se adicionam extras o preço vai aumentando exponencialmente. O kit Leggera será comercializado sob encomenda não havendo qualquer referência se será em número limitado.
Fonte:Motociclismo