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 “Lá vai ela, formosa e segura”

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MensagemAssunto: “Lá vai ela, formosa e segura” “Lá vai ela, formosa e segura” Icon_minitimejulho 23rd 2010, 22:01

“Lá vai ela, formosa e segura” 23072010_expomude_h



Até 24 de Outubro, o Mude - Museu do Design e da Moda, situado na baixa lisboeta, acolhe uma exposição de scooters antigas, produzidas entre 1945 e 1970, pertencentes ao coleccionador João Seixas.

Uma das permissas para a realização da exposição "Lá vai ela, formosa e segura” foi “colocar em diálogo as scooters com a moda, sublinhando a transformação de linhas e silhuetas, para além da alteração das formas, cores e materiais, de modo a dar maior visibilidade à evolução das mentalidades e diferentes contextos socioculturais”.

“Se a scooter foi protagonista das cidades reconstruídas do pós-guerra, ganha hoje um renovado alcance perante os desafios vividos nas grandes metrópoles, uma vez que pode fazer parte, juntamente com uma articulada rede de transportes públicos, de uma resposta eficaz aos problemas de tráfego, parqueamento e poluição sonora/atmosférica”. A sua pertinência e actualidade levou MUDE a organizar a exposição.

Fonte: MUDE - Museu do Design e da Moda
Rua Augusta, 24, 1100 – 053 Lisboa
Tel. + 351 21 888 61 20


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mudemuseum@gmail.com



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“Lá vai ela, formosa e segura” 23072010_expomude_h1

Apresentação:
“LÁ VAI ELA, FORMOSA E SEGURA”
SCOOTERS DA COLECÇÃO DE JOÃO SEIXAS
23 JULHO / 24 DE OUTUBRO 2010
MUDE – MUSEU DO DESIGN E DA MODA


Leonor cantada por Luís Vaz de Camões, que ia descalça para a fonte, «fermosa, mas não segura», é reinventada por António Gedeão, em 1961, e passa a ir «voando para a praia, na estrada preta. Vai na brasa, de lambreta». Animados por esta nova Leonor e embalados pela sonoridade do poema, intitulámos Lá vai ela, Formosa e Segura à exposição que apresenta a evolução da scooter, entre 1945 e 1970. Lá vai ela tem um duplo sentido. No feminino, tanto designa a scooter, ícone mediático de um tempo e de um modo de vida urbano, jovem e democrático, como também é um galanteio à nova mulher, mais emancipada e profissionalmente activa que se afirma no pós-Segunda Guerra, já segura e formosa, conduzindo-se a si própria, entre o trabalho e a casa, ou em puro passeio pela sua cidade.

Com esta exposição ficaremos mais conscientes da pluralidade e especificidades de cada scooter, percebendo melhor este fenómeno que cruza a Europa e os Estados Unidos. Mas é inegável que, entre todas as scooters, a Vespa ganha uma popularidade tal que a torna quase no seu sinónimo. Símbolo do bom design italiano, é hoje um clássico do século XX e um objecto de culto. Exemplo paradigmático da unidade entre a forma, de linhas modernas e orgânicas, e a nova tecnologia, a Vespa significa também o ressurgimento económico de Itália e da marca Piaggio. Económica, funcional e bela, a Vespa tem de ser olhada no âmbito do movimento global de afirmação do design italiano como factor distintivo. É a união de todas estas características, e não só a sua forma e estilo, que faz dela um excelente objecto de design, estando representada em várias colecções museológicas.

Se a scooter foi protagonista das cidades reconstruídas do pós-guerra, ganha hoje um renovado alcance perante os desafios vividos nas grandes metrópoles, uma vez que pode fazer parte, juntamente com uma articulada rede de transportes públicos, de uma resposta eficaz aos problemas de tráfego, parqueamento e poluição sonora/atmosférica. A sua actualidade levou-nos a organizar esta exposição onde colocámos em diálogo as scooters com a moda, sublinhando a transformação de linhas e silhuetas, para além da alteração das formas, cores e materiais, de modo a dar maior visibilidade à evolução das mentalidades e diferentes contextos socioculturais.

O piso 1 do MUDE volta a metamorfosear-se na procura de renovadas geometrias e temperaturas do espaço expositivo.

Viajemos, assim, ao volante da scooter, por estes vinte cinco anos do século XX, mas com os olhos postos no futuro.
No site do Mude - Museu do Design e da Moda em:
http://mude.pt/catalogoEaugusta/Temps/scootersPT.html
Fonte:Motociclismo
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