João de Menezes, conhecido pelas longas viagens realizadas de moto ao longo de dezenas de países, vai agora liderar mais uma viagem de muito longo curso, que vai decorrer no próximo mês de Agosto. Nada mais que atravessar a Rússia, de oriente para ocidente, entre as cidades de Vladivostok e São Petersburgo - um trajecto de cerca de 17.500 km, naquela que é a estrada mais longa do mundo dentro do mesmo país, e que liga praticamente os seus extremos. Do Porto, a equipa sairá a 1 de Agosto, domingo, mas o início da viagem, em Vladivostok, só terá lugar no sábado seguinte, dia 7.
Habituado a viajar, João de Menezes diz que «um dos propósitos da viagem é o dar a conhecer mais de um país praticamente desconhecido. De facto, de todo o trajecto apenas temos imagens das cidades de Moscovo e de São Petersburgo, ambas no final do trajecto. Pretendemos também escrever um livro, com impressões e fotografias recolhidas durante a viagem, o que será simultaneamente um registo e um guia para quem sonhar com viagens e para quem quiser repetir este trajecto por estrada».
A viagem a "contar para os registos" será entre Vladivostok e São Petersburgo.
Além de João de Menezes a viagem é protagonizada por mais dois portugueses, Helder Colmonero, e Ricardo Cardoso. À equipa juntam-se ainda um polaco, Slawoj Puszkarski, e dois russos. O grupo viaja em motos BMW 1150 GSA e 1200 GSA.
Calendário e logística curiosas
Uma viagem deste tipo implica uma logística curiosa. As motos já foram transportadas por estrada para Varsóvia, no final do passado mês de Junho. Os viajantes foram ao seu encontro, de avião, e da capital da Polónia, conduziram as motos numa viagem rápida através da Bielorússia e da Rússia até Moscovo, uma vez que é obrigatório as motos entrarem no país conduzidas pelos próprios, sem o que seriam consideradas bens importados e, como tal, sujeitas a uma pesada carga fiscal que inviabilizaria todo o projecto. Posto isto, as motos embarcaram no comboio transiberiano entre Moscovo e Vladivostok e os tripulantes regressaram então a Portugal.
A próxima "etapa" desta aventura acontece no final de Julho,quando o grupo viajar para a Rússia, até a cidade oriental de Vladivostok, de onde vão arrancar para uma jornada de cerca de 17500 km, com meta prevista São Petersburgo.
Para vencerem o trajecto, os viajantes vão precisar entre um mínimo de 45 e o máximo de 50 dias, pelo que têm de percorrer cerca de 350 km por dia. A maior distância a percorrer num só dia é de 750 km, aproximadamente.
Para uma iniciativa de tal natureza, o projecto Rússia conta com apoios muito especializados. O técnico é da responsabilidade da empresa Antero Motos BMW, situada nos Carvalhos, que fornece os equipamentos de viagem e assistência técnica das motos portuguesas. A Shark, situada em Carregal do Sal, fornece os capacetes personalizados Shark, e também equipamento de viagem. Da LandParts, situada na Maia, recebem equipamento técnico e de viagem. Por seu lado, a Portocargo, empresa que tem o seu parque instalado no Freixieiro, está a postos para transportar as motos como planeado, podendo a qualquer momento reequacionar a logística por mar ou ar, se tal for necessário.
A aventura “RUSSIA, THE WORLD’S LONGEST ROAD” conta com um site, onde vai reunir informações sobre a viagem. O endereço é www.roadsaround.com.
Plano de viagem
A rota escolhida seguirá sempre de perto a linha transiberiana, que foi determinada pela segurança e pela própria viabilidade da viagem. O transiberiano, conhecido também como o comboio para o Inferno, é uma maravilha da engenharia da qual os russos se orgulham permanentemente. Entretanto, uma visita à capital da Mongólia, Ulan Bator, exigirá uma paragem mais longa. Este é o percurso:
Vladivostok / Mundanijan - 380 km
Mundanjian / Qiqihar - 580 km
Qiqihar / Manzhouli - 680 km
Manzhouli / Chita - 520 km
Chita / Ulan Ude - 540 km
Ulan Ude / Ulaanbaatar - 580 km
Ulan Bator / Ulan Ude / Irkutsk - 530 km
Irkutsk / Krasnoyarsk - 1120km
Krasnoyarsk / Novosibirsk - 830 km
Novosibirsk / Omsk - 740 km
Omsk / Chelyabinsk - 930 km
Chelyabinsk / Kazan - 1020 km
Kazan / Moscovo - 870 km
Moscovo / São Petersburgo - 770 km
Perfil dos viajantes
João de Menezes – engenheiro mecânico (FEUP), Gestão de empresas e Gestão de Marketing (UCP).
Expedições realizadas:
Missão Macau (Lisboa-Macau)
Nissan/Himalaias Kingdoms of India (Sikim, Butão, Nepal e Tibete)
Rota dos Livros Moçambique (Porto-Maputo)
Rota dos Livros Guiné (Lisboa-Bissau)
Desert roads/BMW Portugal Moto clube (Tunísia e Líbia)
Outras viagens e expedições em moto: Espanha, França, Itália, Grécia, Polónia, Marrocos, Sara Ocidental, Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Tunísia, Argélia, Líbia, Egipto, Sinai, Israel, Síria, Jordânia, Arábia Saudita, Iémen, Djibuti, Etiópia, Quénia, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Turquia, Irão, Índia, Goa, Sikim*, Butão*, Nepal* e Tibete* (* em 4x4)
Helder Colmonero – arquitecto.
Viagens em quad e treking:
Espanha, França, Itália, Suíça, Grécia, Turquia, Irão, Índia, Iémen, Nepal, Tanzânia, Malawi, Moçambique, Suazilândia, Zimbabwe, África do Sul, Líbia, Tunísia, Marrocos, Mali, Burkina Faso, Guatemala, Honduras, Brasil, Vietname, Cambodja
Expedição Rota dos Ventos (Anapurna/Nepal)
Desert roads/BMW Portugal Moto clube (Tunísia e Líbia)
Expedição Maputo-Cabo Delgado (Moçambique e Malawi)
Ricardo Cardoso – estudante de desporto e educação física.
Viagens:
Marrocos, Estados Unidos, México, República Dominicana, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, Suécia, Finlândia, Holanda, Inglaterra, Bélgica
Fonte:Motociclismo